Tsuki ga Kirei #04 – Impressões Semanais

Tsuki ga Kirei começou com uma história lenta nos dois primeiros episódios, acelerou o passo no terceiro, e agora, com o quarto, podemos dizer que parece ter encontrado um bom ritmo na narrativa.

O episódio dessa semana mostra uma viagem escolar, algo bem comum lá pros lados do Japão. Conversas noturnas, encontros às escondidas, e o tão esperando tempo livre para comprar lembrancinhas, são alguns dos exemplos que podemos encontrar aqui.

Logo de cara já somos jogados em um leve suspense sobre o que aconteceu. A resposta da Akane foi aquele famoso “preciso pensar”, e isso acaba criando um clima “tenso” sobre o futuro entre os dois. Será que vai ou, não vai? Essa pergunta se prolongando durante todo o episódio, criando algumas situações que complicam o encontro entre os dois, e outras que são mais divertidas de se ver. Como a cena em que Akane tem uma pontada de ciúmes por ver o Kotarou conversando com a amiga animada dela.

Essas pequenas coisas são comuns em slice of lifes/romances, e bem complicadas de comentar, diga-se de passagem. Basicamente, durante esse tempo, vamos acompanhando a excursão dos alunos, desde a inspeção das malas, até as visitas aos pontos turísticos, tudo isso acompanhado de uma leve aproximação entre o casal.

O que mais me chamou atenção em tudo, foi o modo como o anime tenta deixar claro que a proposta dele é ser realista. As coincidências para os desencontros acontecem, mas não é nada exagerado, tudo funciona de modo natural. Você fica com aquela pequena ansiedade para que as coisas se acertem, porém não se irrita com isso (eu pelo menos me irrito fácil com esses “esconde-esconde sem querer”).

O episódio vai se arrastando, no bom sentido, claro. E quando percebemos, estamos novamente em uma cena de impacto… talvez, não de impacto, mas sim marcante.

Eu acho legal como o Kotarou consegue fugir do típico protagonista denso dos animes. Ele não chega a ser um exemplo de atitude, mas isso também é bom. O foco é mostrar a vida de dois adolescentes descobrindo o amor, então um balanço entre atitude e timidez dá um toque bem divertido para tudo. Eu diria até que é um dos poucos casos em que não me irrito com o protagonista de um romance, pelo menos até agora ele não me deu motivo para isso.

Do outro lado, temos a Akane, que como disse mais acima, acaba ficando um pouco enciumada com os acontecimentos da história e demonstra um lado mais… yandere? Não, com certeza não chega nem perto desse nível de personagem, mas o modo como ela reage ao ciúme me deixou bem surpreso. Ela é sempre alegre e um pouco descontraída, então ver as cenas dela respondendo seco e com um leve tom de desgosto, me fez criar uma nova visão sobre ela.

O que mais gosto em slice of life é, como o nome sugere, justamente ver um pedaço da vida ali. Apenas assistir o cotidiano de alguém pode parecer estranho para alguns, mas isso é incrivelmente relaxante para mim. No caso de Tsuki ga Kirei, fica um pouco mais confortável pelo relacionamento dos protagonistas.

O final fecha com a aguardada resposta, e por mais que seja gratificante ver os resultados daquela cena incrível do último episódio. Somente por criar essa atmosfera tranquila, eu já tenho motivos para assistir ao próximo.

 

[yasr_overall_rating size=”medium”]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

O bom e velho espírito adolescente de entocar coisas.

Hoje não… hoje sim!

Parece que a rota da sensei não é tão impossível assim.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.