Recrutamento IntoxiAnime – Parte 3 – Resultado de Jogos, Notícias e Mangás

Hora de fechar mais cargos.

Dicas para os candidatos de reviews:

  • Melhorem seu português! Eliminei mais de 80% dos emails que li por português, principalmente falta de pontos finais ou falta de vírgulas. Tinham parágrafos gigantescos sem um ponto final sequer, só virgulas.
  • Sejam mais diretos no que querem dizer. Um pouco de subjetivismo não é problema, mas vi muita gente se perder nas análises.
  • NÃO GASTEM METADE DO TEXTO DESCREVENDO O EPISÓDIO! Esse é um erro básico de quase todo mundo que começa a escrever reviews: gastam mais tempo descrevendo o episódio todo do que analisando os prós e contras do que viram. Em reviews e análises semanais se reduz a descrição ao mínimo: você cita a cena por alto para situar e faz a análise dela. Eliminei muitos candidatos que começavam agastar parágrafos enormes para descrever cenas em detalhes no meio do texto, sem que houvesse um ganho real com aquilo. A análise mesmo acabava como algo secundário. Resumo de episódio é uma coisa, análise é outra, não misturem os dois. Ou misturem, mas resumam tudo em 1 paragrafo e depois mandem ver só na análise. Na maioria dos casos não precisa mais de 1 linha para situar a pessoa na cena analisada.
  • Não demorem mais de 2 dias para responder um email, causa uma impressão de desinteresse ou alguém ocupado demais para ser viável.
  • Não faça introduções infantis e não escreva como se estivesse criando um script para o Youtube. São mídias diferentes, que exigem abordagens diferentes. Textos de análise são mais formais.

Vagas Preenchidas:

Redator de Reviews de Jogos: Luiz Felipe -> (aqui o review dele). A melhor análise que recebi: completa, mas sem perder tempo demais em nenhum ponto, português ok e, embora tenha gostado muito do jogo, conseguiu apontar falhas. Foi o único que dei nota 9 dos analisados.

Redator de Notícias: Usop p

Post de Mangas: Raphael Ricci. Nunca vi ninguém responder um email tão rápido (sim, isso dá pontos). Fez um primeiras impressões bem escrito e interessante de um mangá de futebol (detalhe, eu detesto futebol, para verem como a obra analisada era irrelevante para as vagas). Segundo ele, também lê um bocado de mangás em lançamento, o que é essencial para comentar algumas obras do ranking semanal e fazer recomendações como eu desejo.

  • Vocês receberão emails em breve com detalhes do cadastro no site.

Vagas abertas ou ainda em análise:

1 x Redator de Notícias que saiba Japonês avançado (leitura):  Tem 2 redatores no site que sabem Japonês, mas ainda acho interessante que haja algum focado em notícias para o futuro. Portanto, a vaga vai continuar em aberto até ser preenchida.  Tinha um candidato, mas como não respondeu meu email depois de 3 dias resolvi abrir novamente. Mandem o email para [email protected] com o melhor português possível relatando o porque se interessa pela vaga, linguás que domina, experiencia (não é necessário, mas pode ajudar), e escreva uma notícia qualquer também para eu ter uma noção do português.

2 x Redator de reviews de Anime: Essas continuam em aberto até minha decisão final na semana que vem. Então se mais alguém quiser mandar um review completo de qualquer anime e impressões isoladas de 1 episódio fique a vontade. Terminei a análise e inclusive inventei uma fase 2, de tão complicado que estava de escolher. Nesse aqui teve textos melhores e piores, mas nenhum destaque que deixasse a decisão muito fácil, como foi para os outros cargos. Curiosamente foi o com mais candidatos, li próximo a 150 emails dando notas para cada um. Variaram de 4 a 8.5 as notas. Lembrem que eu valorizo agilidade. Então quem receber email ganha pontos por responder rápido e não demorar para entregar uma análise de seja lá o que eu pedir.

1 x Post de Light Novels: Esse fica em aberto por enquanto. Um dos emails que recebi foi até interessante, com conhecimentos em JP até. Mas a demora da candidata a responder emails (3 dias ou mais) me desanimou.

Os requisitos se mantem: Quem deseja cuidar do post de Light Novels é livre para fazer reviews, ou até comentários soltos com análises simples de uma Novel ou outra que aparece, como eu faço as vezes. Tem que especificar no email interesse no “POST DE LIGHT NOVELS”. Se apenas me mandar um review de uma light novel eu vou ficar confuso se a pessoa quer o cargo de redator de reviews de Light Novels apenas ou o de cuidar do Ranking de Light Novels. O perfil ideal é de alguém que viva pegando novas light novels pra ler (em Inglês de preferência, se for em Japonês ainda melhor, já que teria acesso a obras sem tradução), para poder comentar uma vez ou outra algumas obras desconhecidas que saem no ranking. Interessados mandem um email para [email protected] com uma análise de uma Light Novels qualquer.

Sim, a mesma pessoa pode se candidatar a mais de uma vaga, se achar que tem tempo para tal, MAS MANDEM EM EMAILS SEPARADOS.

Prazo: Até eu achar o candidato ideal.

IMPORTANTE: Se não gosta muito da área, NÃO SE CANDIDATE! Vai cansar em poucos meses, como a maioria dos redatores que começam nesse mundo. Tem que gostar pra valer (como eu) desse hobby para se manter 4 anos postando sobre a mesma coisa sem pausa. Eu adoro escrever, adoro ler artigos sobre coisas que desconheço, foi assim que aprendi tudo que sei. Se a pessoa não tem tanto interesse e quer entrar só por falta do que fazer estará me fazendo perder tempo lendo seu teste. Por favor, não faça isso!

Desejo a todos boa sorte. E sejam bem vindos os que já foram escolhidos, vocês receberão emails com mais detalhes em breve.