Recrutamento IntoxiAnime – Parte 2 – Revisão, Nova Vaga e Resultado Parcial

Devo admitir que aprendi algumas coisas com esse primeiro recrutamento que devo usar nos futuros.

Uma delas é avisar para colocaram o cargo que almejam como título do Email, facilita um bocado. Outra é ser mais claro no que a pessoa tem que mandar pra mim. Motivo, inclusive, pelo qual estou revisando alguns cargos nesse post em vez de fecha-los de uma vez.

Agradeço a todos que mandaram emails: vocês se propuseram a fazer um serviço gratuito de bom grado para ajudar o blog. Fiquei muito feliz de tantas pessoas se interessarem. Mas tenho que filtrar. Não posso chamar mais de 200 pessoas que mandaram emails. A vida é feita de competições, mesmo em serviços não pagos.

E para os candidatos que não conseguiram, dicas que podem ser úteis no futuro:

  • Jamais mande uma análise extremamente informal. Umas piadinhas ou opiniões mais pessoais no meio da análise dentro de um “()” é ok, mas dai a começar com “Oi Galerinha, aqui é o XXX”? Eu paro de ler ai mesmo. Ninguém vai tratar meu público como criança, eu me recuso a usar essa linguagem no Youtube e o mesmo vale pro Blog. Não façam isso! Perde uns 50 pontos de cara.
  • Se esforcem com o melhor português que puderem oferecer. Nada contra informalidade, mas se não tiver ao menos uma análise mostrando que a pessoa consegue escrever melhor do que a mensagem bagunçada que me passou por email, eu vou ficar temeroso de chamar.
  • Não mande um email dizendo que tem interesse e perguntando o que tem que fazer, eu expliquei no post de recrutamento o que tem que fazer. Vou pensar que a pessoa não quis ler o post inteiro e eliminar de cara.
  • Seja criativo, só porque disse o básico que você precisava mandar não quer dizer que não possa tentar mandar coisas extras que elevem minha avaliação da pessoa. Contar a história de como começou nos animes não ajuda, acredite, não sou uma pessoa sentimental, quero provas de que você pode fazer bem o que se propõe, a história de vida é um extra que pode me contar depois. Dizer que vê animes a X anos é mais interessante e rápido.
  • Se valorize. Se tem conhecimento de coisas semelhantes ao que pedi, demonstre. Alguns fizeram isso e ganharam pontos extras.
  • Deixem claro as linguás que dominam e em que nível no email! Principalmente Japonês e Inglês, que são as mais úteis para essa área.

Vagas Preenchidas:

Redator de Reviews de Visual Novels: Ryuuji Kei -> A análise mais impressionante que recebi. São 26 páginas de análise detalhada de uma visual novel diferente, quase um TCC de Visual Novel (aqui para quem quiser ver). Teria que reduzir para um post, mas o esforço na criação, detalhes, boa visão crítica ao balancear prós e contras, bom português, e  esforço na criação de algo tão completo o fizeram ganhar a vaga. Além disso demonstrou conhecimento em diversos aspectos do mercado de Visual Novel, como vendas no Japão. E não, não se guiem por isso para fazer reviews gigantes, geralmente prefiro análises sucintas, mas que ao mesmo tempo soem completas nos principais atrativos e problemas do material envolvido. No caso de Visual Novels principalmente uma crítica rápida a cada rota diferente de heroína é bem válida em vez de dizer “x é melhor/gostei mais”.

Redator de Reviews de Light Novels: Testarossa -> Conseguiu ser bem sucinto ao mesmo tempo completo na análise, e saber Japonês é um bom extra. Além disso gosta de ler/jogar Visual Novels também (mandou inclusive a análise de uma), sendo assim alguém ainda mais útil ao blog por poder trabalhar no review de ambas as áreas (se quiser). Recebi outras boas análises de Light Novel (uma de Arifureta principalmente), mas saber Japonês e se interessar por VNs jogou o candidato a frente.

Essa vaga acima na verdade é dupla, já que quem pegar o post de Light Novels (ainda aberto devido a revisão que fiz) vai poder fazer o mesmo.

Redator focado em catar e traduzir entrevistas japonesas: – Lucas Emanuel – único candidato (jurei que ninguém iria querer esse).

Post de BD/DVD: – Haou Ingvalt -> Dos 7 candidatos só 2 fizeram o que eu mais desejava: apontar possíveis melhorias que desejavam fazer no post de BD/DVD. Haou Ingva propôs a mais absurda, envolvendo a mineração de dados e criação de sistemas com banco de dados para armazenar as informações semanalmente e criar tabelas mais completas (dentre outras coisas que demoraria para comentar).  Saber programar e propor algo mais elaborado o deu a vaga.

  • Vocês receberão emails em breve com detalhes do cadastro no site.

Vagas abertas com requisitos revisados, ainda em análise e novas vagas:

  • Sim, todas as vagas abaixo ainda estão aceitando candidatos, e preferencialmente os que já enviaram o email reenviem com os acertos que vou listar.

1 x Redator de Notícias:  Ainda estou dividido nesse aqui, principalmente porque 1 deles demonstrou ótimo domínio do português e o outro tem anos de Japonês. Para facilitar minha vida, todos os candidatos ou até novos que queiram a vaga me mandem um email com As linguás que domina e em que nível (só me interesso por leitura). Mas como disse, tem que realmente gostar de notícias e ser curioso quanto a isso naturalmente. Quero as pessoas fazendo coisas que as divertem, não obrigações chatas. Mandem o email com o melhor português possível relatando o porque se interessa pela vaga, linguás que domina, experiencia (não é necessário, mas pode ajudar), e escreva uma notícia qualquer também para eu ter uma noção do português. Mandem um Email para [email protected]

2 x Redator de reviews de Anime: Ainda estou analisando esse, recebeu um número absurdo de candidatos, o resultado sai segunda que vem.

1 x Post de Mangas: Esse aqui ficou confuso. Teve um bando de gente querendo fazer análises de mangás mandando emails, mas não abri vaga especifica para “Reviews de Mangá”, mesmo que tenha incumbido quem ficar com esse post de faze-los as vezes. Quem mandou email com “review de mangá” estava querendo fazer review e tomar conta do Ranking de Mangás? Peço que os candidatos interessados em fazer o post com o “Ranking semanal de mangás” reenviem um email especificando “POST DE MANGÁS” no título. Para a vaga tem que adorar mangás e quer fazer o post semanal de vendas, assim como reviews de mangás que ache interessante. Esse tem que ser alguém que viva pegando novos mangás pra ler (em Inglês de preferência, se for em Japonês ainda melhor, já que teria acesso a obras sem tradução), para poder comentar uma vez ou outra algumas obras desconhecidas que saem no ranking. Interessados mandem um email para [email protected] com uma análise de uma mangá qualquer. De preferencia de mais de 1 capítulo, mas não precisa se ruma obra completa.

1 x Post de Light Novels: Outro que ficou confuso. Gente querendo fazer review de Light Novels teve aos montes, mas isso era uma vaga separada de criar o post de vendas de Light Novel. Quem deseja cuidar do post de Light Novels é livre para fazer reviews também, ou até comentários soltos com análises simples de uma Novel ou outra que aparece, como eu faço as vezes. Mas tem que especificar no email interesse no “POST DE LIGHT NOVELS”. Se apenas me mandar um review de uma light novel eu vou ficar confuso se a pessoa quer o cargo de redator de reviews de Light Novels apenas ou o de cuidar do Ranking de Light Novels. O perfil ideal é de alguém que viva pegando novas light novels pra ler (em Inglês de preferência, se for em Japonês ainda melhor, já que teria acesso a obras sem tradução), para poder comentar uma vez ou outra algumas obras desconhecidas que saem no ranking. Interessados mandem um email para [email protected] com uma análise de uma Light Novels qualquer.

[NOVO] 1 x Análise de Jogos: 2 pessoas mandaram emails querendo fazer reviews de Jogos. Achei a ideia legal, mas não seria justo não avisar da vaga. Quem é viciado em jogos e se acha capaz de fazer boas análises dos mesmos (sucintas de preferencia) pode se inscrever. De preferencia pessoas que joguem muitos jogos de produtoras Japonesas (Dark Souls, Tales of, Nier, etc).  Mandem um Email com a análise de um jogo (de preferencia de produtora JP) para [email protected] .

Sim, a mesma pessoa pode se candidatar a mais de uma vaga, se achar que tem tempo para tal, MAS MANDEM EM EMAILS SEPARADOS.

Prazo: Até dia 08/04 para todas as vagas ainda abertas acima.

IMPORTANTE: Se não gosta muito da área, NÃO SE CANDIDATE! Vai cansar em poucos meses, como a maioria dos redatores que começam nesse mundo. Tem que gostar pra valer (como eu) desse hobby para se manter 4 anos postando sobre a mesma coisa sem pausa. Eu adoro escrever, adoro ler artigos sobre coisas que desconheço, foi assim que aprendi tudo que sei. Se a pessoa não tem tanto interesse e quer entrar só por falta do que fazer estará me fazendo perder tempo lendo seu teste. Por favor, não faça isso!

Desejo a todos boa sorte. E sejam bem vindos os que já foram escolhidos, vocês receberão emails com mais detalhes em breve.