Guia – O que é Visual Novel? E Coisas que você pode não saber

Olá a todos, eu atendo pelo nick de Ryuuji Kei. Talvez alguns me conheçam das profundezas da internet, pois sempre gostei de escrever. No entanto nunca tive a oportunidade de escrever sobre um dos meus hobbys favoritos, Visual Novel. A oportunidade surgiu e tentei agarrá-la, então devo ficar responsável principalmente por trazer reviews a respeito da mídia, e, de vez em quando, algum conteúdo diferente. Sem mais delongas, vamos ao post.

OBS: Esse post foi feito em conjunto com Testarossa

Introdução


O que é Visual Novel? Bom, essa é uma pergunta difícil de responder. Há diversas definições, mas muitas delas não são 100% precisas, sendo necessário abrir algumas exceções, visto que VNs caminham entre um livro e um jogo.

Há ainda algumas discussões sobre se determinado jogo é ou não uma visual novel, e até mesmo se visual novel deve ser considerado um gênero de jogo ou uma mídia própria. Apesar disso, espero nesse post conseguir esclarecer o máximo de dúvidas possíveis, desmistificar ideias erradas que alguns podem ter e, se possível, convencer ao menos uma pessoa a experimentar alguma obra.

Visual Novel significa algo como romance visual. A melhor definição que posso dar é que ela é o resultado de um livro que utiliza alguns elementos de jogos, isso é: Sprites, backgrounds, CGs, trilha sonora, dublagem, e, em alguns casos, gameplay.

Então você pode se perguntar: “e isso não é um jogo?” – De certa forma sim, mas em geral, VNs possuem um grau mínimo de interação ou até mesmo nulo. Isso significa que existem obras que são apenas uma montanha de texto onde a única coisa que você vai precisar fazer é ficar apertando o Enter ou o botão esquerdo do mouse. A grande maioria das VNs não possuem nenhuma jogabilidade ou apenas ‘escolhas’ que definem como a história vai prosseguir. Apesar de ser a minoria, existem VNs com jogabilidade, com elementos de RPG, SRPG, cartas e etc. Mas o que importa é a sua narrativa e a ênfase dos produtores…

Se compararmos uma VN, com elementos de RPG, com um jogo convencional do gênero, a diferenciação se dá muito mais nisso. Por mais que RPGs possuam uma ênfase muito grande em história (o que os faz se aproximarem mais de uma visual novel), eles ainda são um jogo com uma boa história, e não uma história com uma boa jogabilidade. Resumindo, visual novel é um formato que tem como objetivo narrar uma história por meio de texto, e utilizando elementos visuais como um complemento (embora sempre sujeito a exceções, mas são poucas).

Visual Novel vs Dating Sim & Eroge

Muitas pessoas tem uma ideia um pouco errada do que se trata uma visual novel, confundindo o termo com outros gêneros. Por exemplo, é bem comum misturarem dating sim (simuladores de encontro) com VN. A ideia de dating sim é muito mais voltada para o sistema, a mecânica do jogo, e por isso existem muitos com pouca ênfase na narrativa ou na história em si.

O que pode haver são VNs com elementos do dating sim, da mesma forma que existem algumas com elementos de RPG. É importante destacar que uma Visual Novel não precisa necessariamente ter foco em romance. Alguns exemplos disso são Steins;gate, Higurashi, Fate/Stay Night…

Outra concepção errada que se tem, é a de que VN se trata de jogo pornográfico. A primeira coisa que vale lembrar é o fato de existirem VNs sem conteúdo adulto como é o caso de Clannad. Isso significa que você pode dizer que eroge (erotic game) é basicamente um subgênero de Visual Novel.

No entanto, vale ressaltar que eles compõem a grande maioria das VNs. Mas eu realmente não gosto do termo eroge. Por quê? Simples. Ele passa a ideia de que VN é um jogo erótico para quem tem pouco conhecimento, e não um jogo COM conteúdo erótico (QUALQUER Visual Novel com QUALQUER quantidade de conteúdo erótico (não necessariamente cenas de sexo) já é categorizado como um eroge. Percebe a diferença? É como categorizar Game of Thrones ou Berserk, como tal, apenas por possuírem esse tipo de conteúdo em algum momento.

As obras que são focadas totalmente nesse tipo de conteúdo são chamadas de nukige, e apesar de venderem (como qualquer material pornográfico), ainda são apenas uma parte das VNs. Existem mais de 300 VNs lançadas todos os anos, e apenas pegando um simples ranking anual, é possível ver que ele é feito completamente, ou quase completamente, de obras nas quais esse tipo de conteúdo é algo secundário. Ele pode muitas vezes funcionar mais como uma transição.

Se esses conteúdos que formam apenas uma pequena parte da obra, te afastam tanto assim do gênero, você pode experimentar as versões da Steam. As VNs localizadas são quase sempre lançadas com uma versão para menores de 18 e um patch separado para adicioná-las. No entanto, isso vai cortar parte do conteúdo, o que incomoda muitas pessoas. É possível jogar a versão 18+ e apenas lembrar-se de que o CTRL é seu melhor amigo (tecla para pular o texto, pressione por poucos segundos e a cena já vai ter terminado).

Muitos aqui já devem ter ouvido falar que anime é coisa de criança ou sombrio demais. Vocês mesmo devem saber que isso não é necessariamente verdade. De fato, existem animes infantis e de fato existem aqueles que são bem sombrios. Eu não estou dizendo isso para desvalorizar essas obras, mas elas são uma pequena porção do todo. Essa mídia não é diferente de filmes, ela tem tantos gêneros quanto, ou podemos dizer que até mais. Da mesma forma nós podemos dizer que VNs não são simplesmente “dating sim” ou “jogo pornô”. Existem VNs de mistério, ação, terror, romance, comédia…

Visual Novel x Anime

Apesar de o gênero estar se tornando popular recentemente, ainda são poucas pessoas que tiveram contato direto com elas. No entanto, muitos já devem ter tido algum contato indireto com adaptações ou autores. Alguns exemplos de anime que são originalmente VNs são:
– Steins;gate
– Umineko/Higurashi no Naku Koro ni
– Clannad
– Fate/Stay Night
– Grisaia
– Dangan Ronpa
– ef – a fairy tale of the two
– Utawarerumono

Além dessas obras, muitos já devem ter ouvido falar de autores como Gen Urobuchi (Fate/Zero; Madoka; Psycho Pass) e Maeda Jun (Angel Beats; Charlotte). Urobuchi não escreve mais VN como antigamente, mas ainda possui vários títulos de peso. Maeda continua a escrever, apesar de constantemente falar de aposentadoria.

Pontos positivos e negativos

Uma visual novel média costuma ter uma duração de 20-30 horas. Com tanto tempo, é bem mais simples desenvolver a história e os personagens do que um anime de 12-24 episódios (4-8 horas). Isso favorece a narrativa das histórias consideravelmente.

Um exemplo disso é a visual novel de Angel Beats. Apesar de a obra ser originalmente um anime (escrito por um autor de VN), a limitação de tempo impediu que o Maeda pudesse mostrar o mundo, aproveitar o enorme elenco e explicar tudo que queria.

Podemos pegar outra obra como Fate/Stay Night e se perguntarmos para alguém que é fã do autor (Nasu), é bem provável que ele diga que goste por causa da forma com que ele escreve (em japonês). Justamente devido a essa liberdade com o tempo, Nasu é capaz de utilizar uma narrativa própria que não é capaz de ser reproduzida em anime. Ele frequentemente transforma 1 segundo em várias páginas de texto. Um único saque de espada, efetuado em menos de um segundo, é descrito nos mínimos detalhes, desde os sinais enviados pelo cérebro até a sensação do toque na empunhadura. Isso faz com que cada momento tenha seu encanto.

Isso não é uma crítica ao anime. Eu acredito que ele falhe como uma reprodução do original, mas tem seus próprios pontos fortes e funciona quase que como uma obra própria, com sua própria ordem de leitura (zero -> UBW), um ritmo muito mais adequado para uma adaptação e ótima animação. Assim como em uma light novel, as VNs podem fazer mais uso de monólogos do que um anime ou mesmo mangá, o que pode ser de suma importância para compreender inteiramente um personagem.

No entanto, isso mesmo pode se tornar um ponto muito negativo. Muitas VNs tem um ritmo mais lento do que as pessoas podem estar acostumadas, e levam algum tempo para “começar de verdade”. A database de VNs japonesa, a EGS, inclusive disponibiliza a informação de “quanto tempo leva para começar a aproveitar realmente a obra”.

Existem diversas VNs que apenas iniciam algo 1-2 horas depois. Visual Novels tem o seu próprio ritmo, na maioria das vezes mais lento que muitos podem estar acostumados, o que pode afastar várias pessoas. A falta de dublagem para protagonistas pode também ser um problema em obras como Clannad. Além disso, muitos delas são bem difíceis de adaptar para outra mídia. Isso acontece justamente pela sua duração.

Como comparativo, a bíblia e a série Harry Potter tem em torno de 1 milhão de palavras e a trilogia do senhor dos anéis um pouco menos de 500 mil. Fate/stay Night e Grisaia no Kajitsu (só a primeira temporada) tem por volta de 1 milhão e Clannad tem 1 milhão e 300! Mesmo Steins;gate, que recebeu uma ótima adaptação para anime, tem por volta de 600 mil, e foi necessário cortar a maior parte de ficção científica do original (apesar de ainda assim ser uma ótima adaptação).

Mercado ocidental

Ok, mas que diferença isso faz se elas estiverem apenas em japonês?
Felizmente o mercado ocidental tem crescido muito nos últimos anos, principalmente graças a sites de Crowdfunding como o kickstarter. Várias empresas abrem um projeto inicial lá e contam com a contribuição do público para arrecadarem o dinheiro necessário para a localização. Isso já resultou em feitos incríveis como os mais de 1 milhão de dólares em Muv-Luv e no anime de Nekopara.

O mercado japonês está em queda recentemente, e esses sucessos tem chamado bastante a atenção das desenvolvedoras. Algumas como a Frontwing, a Light e a Harukaze começaram a investir no mercado ocidental por conta própria, ao invés de contar com terceiros, pois tem visto o potencial fora do Japão. A Frontwing que produziu Grisaia já se manifestou dizendo que pretende trazer seus títulos para o ocidente também, tendo lançado algumas obras simultaneamente. No final do mês teremos a nova série de Grisaia, Grisaia: Phantom Trigger lançado tanto em japonês quanto em inglês.

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Algumas coisas interessantes de se saber quando se trata de visual novel, é que, por não está presa a muitos dos padrões que as outras mídias japonesas possuem (tais como demografias, gêneros e etc), muitas vezes aparecem obras que oferecem experiências únicas e diferentes da maioria dos animes que você já assistiu, muito embora isso possa funcionar negativamente também, trazendo conteúdos bem bizarros e pesados, então pesquise um pouco antes de ler/jogar alguma visual novel.

Quando se trata de VNs, é bom não pensar muito sobre o que você sabe de gêneros de anime, você vai ver vários elementos de vários gêneros em histórias que não são exatamente daqueles gêneros, isso porque as VNs não são categorizadas dessa forma, você pode até fazer uma categorização pessoal, mas a narrativa diferente, muitas vezes vai passar bastante por cima do padrão.

Por ser uma mídia livre, ela é muito sujeita a mudanças, até os anos 90, a mídia era desprovida de complexidade e mal existia gameplay, mas sucessos como a franquia de Rance e Kono Yo no Hate de Koi o Utau Shoujo YU-NO fizeram com que, respectivamente, o gameplay e o sistema de escolhas virassem algo mais comum nas VNs que viriam na década seguinte.

Visual novel é uma mídia de extrema popularidade no Japão, cerca de 70% dos jogos lançados lá são, de fato, VNs. Com VNs que possuem gameplay se tornando algo mais comum, a tendência é esse número aumentar com o tempo. Atualmente já existem mais de 20 mil VNs registradas, quase o dobro do número de animes existentes, e a fim de curiosidade, apenas cerca de 1 ou 2% desse número possui tradução (o que ainda é um número bem grande de VNs).

Para quem nunca experimentou uma VN, minha primeira recomendação é que, caso queiram começar, comecem por alguma não muito longa (com de preferência, o máximo de umas 30 horas de duração), pois pode ser fácil desanimar de ler quando a primeira coisa que te recomendam tem mais de 60 horas só de texto. Minha segunda recomendação é: ESQUEÇA a parte das escolhas, vejo muita gente desanimando de VNs por terem a ideia errada de que toda VN vai ter dezenas de escolhas e cada uma delas vai mudar a história drasticamente, o que não é verdade. Existem muitas VNs com escolhas, mas boa parte delas só possui algumas escolhas, várias não alteram tanto assim a história, se ficar querendo algo muito complexo, não vai conseguir aproveitar muita coisa dessa mídia.

Existem grandes empresas que licenciam visual novels que praticamente dominam esse mercado aqui no ocidente, como MangaGamer, Sekai Project ou JAST USA, agora trabalhando junto da Steam, essas empresas estão disponibilizando cada vez mais VNs para o mundo.

Conclusão

Visual Novel é um formato bem diferente do que se costuma encontrar no meio otaku, tendo um ritmo e estilo próprio. É muito boa para aqueles que gostam de saber detalhes quanto ao mundo e o psicológico dos seus personagens. Sendo assim, apesar de haver algumas boas adaptações para anime, eu recomendaria que você experimentasse. Há também algumas VNs que apenas funcionam nesse formato e são inviáveis de serem adaptadas, seja pela limitação de tempo, tema ou estilo narrativo.
Mas depois de tudo isso, como é uma visual novel? Bem, me despeço aqui com alguns vídeos para servir de exemplos aos que tiveram algum interesse despertado pelo texto.

 [youtube https://www.youtube.com/watch?v=Trl1gLkci60&w=1280&h=720]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YRZoGiFoJ6g&w=1280&h=720]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=M-pblWtXPIo&w=1280&h=720]

 

Visual Novels para Iniciantes

Você pode conferir a lista de recomendações para iniciantes aqui.
Para aqueles que se interessarem, podem conhecer novas VNs no site Visual Novel Database.

Ryuuji Kei

Fã de anime, mangá, light novel, visual novel e amante de todos os gêneros. Redator do site Intoxianime e tradutor nas horas vagas. "Você não pode culpar alguém por ser fraco, mas pode culpa-lo por não tentar melhorar". "Mesmo se eu for odiado, mesmo se eu for desprezado, mesmo se eu for inútil! Eu quero provar que eu sou melhor que os personagens principais!"