Grimoire of Zero #01 e #02 – Impressões Semanais

Grimoire of Zero (ou se preferir Zero kara Hajimeru Mahou no Sho) é uma estreia agradável com um bom potencial de entretenimento. Para amantes de animes de fantasia (vulgo eu) é uma das melhores escolhas dessa temporada por apresentar uma das coisas que é necessária para o sucesso de uma obra independente do gênero: personagens carismáticos e bem escritos que facilmente abocanham a empatia do público. E acreditem, não importa o quão boa seja a ideia do seu plot, de nada valerá se não possuir os pontos que o tornem mais interessante de ser acompanhado.

E quais são estes pontos? O relacionamento dos personagens, seu desenvolvimento e acontecimentos inesperados que geram tensão ou movimentam algo no enredo. Dito isto, alguns desses elementos são cumpridos e muito bem em Grimoire of Zero.

Contudo, diferente da abordagem de Re:CREATORS que prefere atrair o público com uma explosão de eventos, esta obra é mais focada em realmente fazer o público se ligar aos personagens através da interação entre eles, por isso sua progressão é mais vagarosa.

No entanto, a história se torna ruim por causa disso? Não. O enredo pode possuir uma narrativa mais lenta, porém deve entregar um bom elenco e acontecimentos interessantes aqui e ali.

A bruxa e o mercenário são bem explorados e possuem uma relação divertida e de fácil apego pelo público. Os diálogos entre eles são bem escritos e as situações cômicas bem dosadas e inseridas nos momentos certo sem prejudicar o tom da narrativa.

Admito, quem não seria tentado a dormir em um travesseiro de pelos quentinhos? XD

A dublagem não decepciona e os atores cumprem bem seu papel dando realmente vida aos personagens. O tom rouco conferido à voz do mercenário casa bem com sua personalidade ranzinza e rabugenta, assim como com sua condição de besta, já que também lhe confere uma certa profundidade animalesca ou alguém esperava um tigre falando como uma bailarina?

A voz mais grave e madura da bruxa também combina com sua personalidade que não é nada clichê. Diferente de diversas heroínas do gênero, ela age de forma bem ponderada, sutil, racional e tenaz. Não é nenhum pouco precipitada ou movida completamente por emoções.

Por enquanto tudo o que Zero diz é minimamente calculado, assim como suas ações. Uma excelente personagem feminina que de clichê só tem o estômago sem fundo, mas sinceramente não acho ruim o autor atribuir esta característica a garota já que ela se porta normalmente de forma séria e isto acaba suavizando este aspecto dela.

O cenário da obra também é bem-apresentado, sendo realmente interessante a crítica ao medo irracional do que não é totalmente compreendido e a lavagem cerebral aplicada pela religião, o que é bem ilustrado na condenação pela maioria da bruxa Sorena e a perseguição empregada pela igreja contra os bruxos.

Assim como a discussão se a postura tomada pelos bruxos também é realmente a correta, já que acaba causando mais aversão a eles do que o contrário. Além disso, não tem como não associar a morte de Sorena com o que aconteceu com Joana D’arc já que a personagem tinha uma influência considerável sobre as pessoas e era de certa forma bem respeitada e conceituada.

O que acaba me deixando intrigada, terá sido essa condenação de Sorena arquitetada por outro alguém? Já que a bruxa foi parar na fogueira basicamente por um mal-entendido e sua morte consequentemente gerou uma guerra.

Mal entendido? Foi realmente um acaso estas pragas? Acho que não heim XD

Mas infelizmente nem tudo é mil flores, sendo uma das coisas que mais me questiono se todos os episódios empregarão alguma introdução no início. No primeiro episódio foi algo essencial para inserir o público no universo da obra, mas no segundo episódio, aquela informação já estava explicita em meio a própria trama. Então é um conteúdo desnecessário que poderia ser cortado sem fazer falta alguma.

Outra coisa que me preocupa: animação. Ela esta mediana, com algumas inconsistências aqui e ali, mas por enquanto o anime não exige tanto.

Porém quando trio principal for enfrentar um grupo maior de inimigos ou fazer um show pirotécnico de magia com certeza vai precisar de um bom storyboard para poder empolgar, pois as lutas apresentadas até agora são apenas ok e não tiveram nada de especial. No entanto admito que ficou legal o efeito da invocação das magias com as palavras circulando ao redor dos invocadores.

A trilha sonora eu também achei razoável, porque cumpre com o papel dela, mas não tem nada de marcante. A música tema de abertura eu achei bem escrita e interessante, tem um toque divertido de aventura, mas também tem aquele resquício de tristeza, serenidade, etc. Uma pena que o storyboard é bem comum.

No final, o anime me entreteve de forma positiva e também gerou algumas perguntinha interessantes que ainda ficam zunindo na minha cabeça. Como Zero e Treze tiveram o grimório roubado por outro bruxo se ela parece bem poderosa e astuta? Por que o Treze não voltou? Ele entrou para a revolta de bruxos? Qual o real objetivo do ladrão? Seria Zero a real neta da Sorena (já que duvido que a citada pelo garotinho seja)? Contudo são perguntas que claramente serão respondidas durante a progressão da história e espero sinceramente que a obra não me decepcione, já que possui potencial.

[Tamanho yasr_overall_rating = “médio”]

E você, que nota daria aos episódios?

[Yasr_visitor_votes tamanho = “médio”]

Extras

Quando é melhor lutar de frente contra o clichê e fugir (By Haou)

Moça desista, há coisas que nem a magia muda XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.