Attack on Titan 2 #05 – Impressões Semanais

 

E temos o episódio mais dramático dessa segunda temporada de Attack on Titan até aqui. E meu favorito até agora também.

Se o anterior usou a transformação como Twist, esse volta tudo e cria uma mudança de clima com um flashback, que serve para aumentar a empatia pela Ymir e aprofundar a relação dela com a Historia.

Com o público se importando mais com as duas, a repetição da cena da torre pelo ponto de vista da Ymir ganha um ar dramático (ok, a trilha sonora ajuda). Era como se ela estivesse se sacrificando pela Historia.

Alguns reclamaram que no mangá o flashback vinha antes da Ymir se jogar, mas não vi problema. Até prefiro esse modelo onde ela se joga da primeira vez, servindo como twist, e depois uma segunda com tom dramático e seu próprio ponto de vista.

Só fique na dúvida se a Ymir morreu ou não no final. É meio irritante como o autor gosta de matar ou tirar acesso a qualquer pessoa que tenha informações úteis para resolver os mistérios da obra. Com aquela ferida enorme na barriga, para mim deu a entender que morreu, mas só o episódio que vem vai dar um ponto final na questão.

No caso do Eren, ele parece só se regenerar quando vira um Titã, e a Ymir não parece em condições de se transformar de novo.

Mas se ela morreu, ao menos foi bem melhor do que dos outros soldados até aqui, extremamente humilhados antes do fim.

Ymir morreria se sacrificando, com direito a belas cenas antes disso: como a do discurso da Historia, e a Ymir derrubando a torre. Alias, elas consegue falar também… isso fica cada vez mais estranho.

A chegada da Mikasa teve o tom épico apropriado, mas a do Eren… o autor parece odiar seu protagonista. Ele tem seus poderes protagonísticos, mas vive falhando ou se envergonhando. É algo esquisito de ver um autor fazendo isso com o personagem central, que geralmente é o mais bem tratado da obra. Em SNK o tratamento Vip fica só para Mikasa e Levi. Por sinal, os que a maioria do público mais gosta.

O encerramento foi bonito com a garota revelando seu verdadeiro nome como havia prometido, e a Ymir morrendo em seus braços (talvez?). E pelo preview dão a entender que o próximo episódio vai dar ruim.

Um elogio também à parte técnica, muito mais consistente que a primeira temporada até agora. Ainda tem seus quadros estáticos, mas quase toda cena de batalha é fluida e bem acabada. O efeito de maquiagem está fazendo bonito também (comentei dele mais a abaixo).

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Eren só se fode huahuaauhau

Tão usando um negócio que apelidaram de Makeup CG em Attack on Titan 2, que é um tratamento digital em algumas cenas. Observem como deixa o design muito mais detalhado que o normal. Por sinal, muito bonita essa cena do final.

Historia é uma graça. Um dos poucos personagens gente boa até demais que não me dá raiva.

Morreu ou não morreu? (NÃO ME DEEM SPOILER!)

Os olhos de “quero te comer” da Ymir para a loira, ao menos não eram só desejo, ela realmente gosta dela [2].