Tales of Zestiria #19 e #20 – Impressões Semanais

Primeiramente peço desculpa ao atraso no post, desde dezembro de 2016 eu venho enfrentando uma saga de resolver problemas de conexão com minha prestadora de internet, que planejo trocar por outra um pouco melhor se tudo se encaminhar para o bem.

Agora indo ao que interessa, na primeira temporada eu elogiei o trabalho do roteirista encima da história do jogo, por manter o que era importante e essencial naquele ponto da jornada de Sorey e companhia, infelizmente nessa segunda parte não posso dizer o mesmo. Simplesmente porque eu me decepcionei com o caminho que o anime tomou.

A história que eu esperava que fosse rushada, também foi praticamente 80% alterada para se ajustar aos 12 episódios que eles deveriam produzir. Basicamente apenas basearam o roteiro no jogo, não é uma adaptação que posso dizer que é fiel.

Também sei perfeitamente que na hora de adaptarem uma obra para uma mídia cinematográfica ou televisiva, não tem como seguirem  totalmente a risca os eventos apresentados nela.

E em Zestiria isto é mais que compreensível já que o jogo é enorme e cheio de detalhes, mas o roteirista poderia muito bem manter certa fidelidade aos acontecimentos importantes, principalmente os que remontam o passado.

Simplesmente porque estes eventos que movimentariam melhor as coisas e causaria um impacto mais significativo no público (como a história do antigo pastor que como já disse em um post anterior, espero que acabem citando, mesmo que de forma bem resumida).

E uma das coisas que mais critico no roteiro de Zestiria desde a primeira temporada é a falta de impacto. A história da forma que esta sendo narrada não motiva, não emociona, não deslumbra, não causa apreensão ou algum choque ao público. Mesmo que a cena da purificação tenha sido bem dirigida e com uma trilha sonora linda por cima, para mim é só algo bonito de se ver, nada demais.

Pelo menos o Sorey deixou de ser poste para fazer alguma coisa de fato

E isto que resumi Zestiria, algo visualmente bonito e com uma boa direção, mas facilmente esquecível. Porque não tem algo que aconteça que realmente te marque ou que faça você dizer que aquilo foi épico. O que é um erro que considero imperdoável em animes que se propõe a serem de ação e aventura.

Já que animes desse gênero logicamente precisam serem mais movimentados e com pelo menos pequenos twists que mantenham o público preso a história. O que não aconteceu até aqui em momento praticamente algum. Tales esta sendo mais um slice of life medieval com pequenos momentos de ação.

E confesso, a história do jogo não é uma obra prima, mas os acontecimentos nele me empolgavam mais do que no anime, porque existia pelo menos um certo peso na história.

Que peso é este? Pelo o que eu me lembro é o fato de se fazer o necessário, que matar muitas vezes é a única solução. Sorey inicialmente não conseguia purificar todos os hellions e a Rose criticava sua hesitação, porque deixá-los vivos só causaria mais mal do que bem.

E espero que um certo fato que ocorreu com a Rose e o Dezel não seja limpo do roteiro, principalmente agora que uma certa serafim das trevas deu as caras. Porque este ocorrido foi algo um tanto inesperado no jogo e seria legal vê-lo no anime.

Quando tudo parece bem, o capeta tem que mandar seu assistente XD

Além disso, achei o desfecho das coisas entre Bartlow e Alisha um tanto que brochante, apesar do que gostei da minha suposição dela invadir a cidade a noite ter sido confirmada. E se fosse escrever algo semelhante, seria com praticamente uma guerra civil e com a heroína capturando e fazendo o inimigo de refém.

E novamente caímos na problemática de Tales, com as coisas praticamente se resolvendo facilmente e quase tudo na conversa. Sendo meio dificil de acreditar que a garota convenceu os soldados do Bartlow a pouparem a vida dela e ficarem de boa.

Tirando isto, foi bom termos quase praticamente dois episódios focados na personagem, já que a princesa ficou bem apagada do roteiro com a ida do Sorey para Pendragon porque nesse ponto estavam realmente bem mais focados em desenvolverem a Rose do que em fazerem um panorama geral das coisas com aqueles pulos no ponto de vista de um personagem para outro.

Além disso, gostei de inserirem novamente o Zarveid, já que este absolutamente foi praticamente esquecido no meio da trama toda. Pousando mais como um figurante do que personagem secundário, o que acho um desperdício absurdo. Se você cria um personagem é pra ser usado, não ficar de enfeite.

Agora, saindo um pouco de roteiro, me sindo na obrigação de falar de algo que gostei muito que foi citado no anime por Maltran. Simplesmente porque é algo com qual concordo, mesmo que aqui eles tenham tornado a coisa bem mais simples e enfeitada.

E este seria o fato que um governante não deve visar apenas interesses próprios. O verdadeiro governante visa manter o seu poder considerando sempre a estabilidade e segurança do Estado.

De acordo com Rosseau a população possui um contrato social com o Estado e se o governante não cumpre com seu papel, é direito deles cobrar isto. Logo o que Maltran disse é correto, o governante não vive apenas para si mesmo, mas para o Estado e o bem comum, ou seja, manter pelo menos a maioria da população razoavelmente feliz.

Basicamente, o rei encarna os anseios e desejos do seu povo, mesmo que tenha que agradar determinado grupo em uma situação e outro em outra. Sempre tem que ter em mente que as massas estejam contentes com seu governo, porque no contrário é facilmente derrubado por grupos de oposição.

E nessa buscar pelo bem comum, ele vai manipular, ele vai mentir, ele vai bajular, abrir mão de algo por mais estabilidade para seu governo, mais influência, etc. Mas nunca apenas enriquecimento próprio. Isto resume um político de verdade, não estes pseudo-políticos do nosso país.

Além de ser o porque de dizer que existem bons políticos, não políticos bons. Já que muitas vezes um governante parte para atitudes consideradas imorais.

Concluindo, Tales continua sendo um animes apenas mediano. Não se sobressai em nada, retirando sua animação e design de personagens. Então só espero que façam pelo menos um encerramento descente para concluir a história.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

Frase da semana. Mandem isto para nossos deputados e senadores XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.