Recrutamento IntoxiAnime – Vagas para Redatores em diversas Áreas

E depois de 4 anos de blog finalmente estou abrindo vagas para redatores.

Por que agora? Porque cheguei no limite do que consigo fazer sozinho. Então por mais que adore minha filosofia de “exército de um homem só”, eu não vou conseguir expandir e criar novas coisas como quero (ex: um novo canal no Youtube para falar de coisas fora anime) e manter tudo que venho fazendo. Preciso aprender a delegar um pouco, por mais que não goste. Fora que conforme vou ficando mais sobrecarregado a qualidade de posts feitos na presa vai caindo, quando se eu delegasse para 1 pessoa se dedicar 100% aquilo 1x por semana sairia algo melhor.

Esse é um ponto importante, não vou delegar nada que não espero que seja melhorado. Se vou passar pra alguém quero que faça algo superior ao que eu fazia, seja com minhas próprias exigências ou ideias inovadoras (e bem vindas) que a pessoa possa trazer.

Exemplo: O post de BD/DVD pode ser bem aprimorado. Atualmente ele é uma mistura do someanithing, os dados do MAL e como extra tem as imagens e notas do MyAnimeList, além de alguns comentários. Poderia melhorar colocando a capa de de capa volume (sim, cada volume tem uma capa diferente, e geralmente é bonita, a pessoa poderia ser atraída só para ver as capas novas dos BDs a cada post). Obviamente em uma semana cheia pegar as capas de todos esses BDs (dá pra pegar da Amazon japonesa, não é difícil, só chato) vai ser demorado, levando horas. Mas para quem tem 1 post por semana para se dedicar vai ser algo bem simples.

Regras (hora de filtrar):

  1. Quem deseja se promover ou a seu site/canal não é indicado se candidatar, não é permitido promover sites nos posts. Por que? Porque quero alguém que tenha interesse em escrever puramente para o blog, não que quer usa-lo para catapultar seus projetos pessoais. É um hobby e está fazendo de graça, mas ainda assim quero pessoas que eu realmente sinta que gostam do blog, e não veem ele como uma fonte de auto-promoção.
  2. Saiba escrever bem. Quanto? Meu nível é o padrão, se souber escrever melhor ótimo (desejável até, meu português é meramente aceitável).
  3. Sou um ser maligno e meio-ditador! Ou seja, textos podem ser vetados (raro, mas podem). Correções simples que não mudem o que o redator está querendo dizer também são possíveis. Hate-reviews são proibidos. Se detesta algo não perca tempo escrevendo sobre.
  4. Quem gosta de escrever de forma subjetiva não combina com o blog. Quero textos objetivos.
  5. Tem que ter tempo para realizar o que se propôs. Se não puder entregar seu 1 ou 2 posts por semana no mesmo dia semanalmente, não é indicado se candidatar.
  6. Se não receber uma resposta em até 2 semanas eu provavelmente não aprovei. Se quiser os motivos mande um outro email. Mas no geral será porque 1: o modo que você escreve não bate com o que desejo, 2: a vaga já foi ocupada (mais provável), 3: você não cumpre os pre-requisitos que exigi. Não se ofenda se não for escolhido, faz parte.
  7. Ninguém vai virar administrador do blog com o tempo, no máximo pode virar revisor/editor.

Vagas abertas:

2 x Redator de reviews de Anime: Foco em Animes semanais (pode fazer reviews de antigos se quiser, mas se falar bem do Shinji está demitido). Bom português e escrita objetiva. Paciência para catar boas imagens para o post (e até umas gifs do tumblr) é um requisito também. Não quero gente preguiçosa que mete qualquer imagem random do episódio e publica o texto. Ter alguma personalidade na escrita é um diferencial. Quem quiser se candidatar escreva um review sobre um episódio de anime qualquer (de preferencia um que te marcou, e de um anime de no máximo 2 anos de idade). Mande também um review completo desse anime. Quero ver se a pessoa sabe tratar a obra como um todo e episódios únicos de forma adequada, levantando prós e contras. Mande tudo em um email só para [email protected].

1 x Redator de Reviews de Visual Novels: Alguém que adore jogar visual novels (em ENG ou JP) e queira escrever sobre suas experiencias com cada uma. Não espere ter tanta atenção quando reviews de anime, mas a variedade do conteúdo seria bem vinda ao blog. Saber escrever um bom review com prós e contras é um diferencial (sempre olho feio pra quem só sabe elogiar tudo). Quem quiser se candidatar escreva um review sobre qualquer Visual Novel e mande para [email protected].

1 x Redator de Reviews de Light Novels: Alguém que adore ficar lendo tudo que é Light Novels na internet (em Inglês, até porque o mercado de LNs em PT é escasso) e queira escrever suas impressões rápidas sobre cada uma no blog. Mande um review de uma light novel (de preferencia não tão conhecida) para [email protected].

1 x Redator de Notícias: Não quero copy/paste de outros sites americanos no blog. Eu uso eles como fonte, mas se notarem eu geralmente simplifico as notícias ou coloco alguns extras, de opinião a coisas não comentadas na fonte. Se for para aceitar um redator com foco em notícias idealmente a pessoa tem que saber Japonês, para se perder a dependência de sites americanos. Inglês avançado em leitura é obrigatório, ninguém vai usar google tradutor no meu blog. Ou então conseguir se virar com contatos no twitter para pegar dados de uma notícia que só tem em Japonês. Não espero que esse cargo seja preenchido, mas existir alguém capaz e interessado seria ótimo. Tem que obviamente ser alguém curioso (como eu), e adorar ficar de olho nas últimas notícias que estão saindo no Japão. É para fazer por gosto, não obrigação.  Mande um email para [email protected] especificando sua fluência em linguás e se adora ler sobre notícias e fica até mesmo futricando coisas em sites japoneses que os sites de notícia padrão não publicam. Quero um nerd muito do curioso nesse cargo.

1 x Redator focado em catar e traduzir entrevistas japonesas: Não acho que vou encontrar um candidato, mas seria um acréscimo interessante. Obviamente exige um japonês avançado, e conhecimento de onde encontrar o material (eu até sei as vezes, mas se eu tiver que catar pra pessoa traduzir eu volto a me atolar com novos serviços). Se tem interesse nesse trabalho chato de traduzir entrevistas em Japonês mande um email para [email protected].

1 x Post de BD/DVD: Adora notícias sobre vendas de anime e quer fazer o post semanal de vendas. Se propõe e pegar todas as novas capas a cada volume de BD lançado e pesquisar informações extras para enriquecer o post (de preferencia já faz isso por curiosidade). O formato do post é chato de fazer, mas isso eu ensino, o que me importa é que a pessoa goste mesmo de vendas e queira criar um post caprichado semanalmente sobre.

1 x Post de Light Novels: Adora light novels e quer fazer o post semanal de vendas. Se propõe e pegar todas as novas capas a cada volume de Light Novel lançado (como eu já faço) e pesquisar informações extras para enriquecer o post (como infos sobre novels sem anime que estão vendendo bem). Existe uma pessoa que adoraria ter aqui, se chama imoutolover, manja muito de light novels e vive lendo várias em japonês. Infelizmente ele é ocupado e tem um blog em ENG aonde posta suas coisas (tinha um em PT, mas largou). Mas se existir um clone dele seria muito bem vindo para fazer esse post ou até outros sobre curiosidades de Light Novels. Interessados mandem um email para [email protected].

1 x Post de Mangas: Adora mangás e quer fazer o post semanal de vendas. Esse tem que ser alguém que viva pegando novos mangás pra ler (em Inglês, tem poucos em PT), para poder comentar uma vez ou outra algumas obras desconhecidas que saem no ranking. Interessados mandem um email para [email protected].

Sim, a mesma pessoa pode se candidatar a mais de uma vaga, se achar que tem tempo para tal. Idade mínima: 16 anos.

Prazo: Vou começar a olhar emails durante a semana e decidir quem pega que vaga até dia 27/03. Mas se tiverem vagas não preenchidas até lá elas continuaram abertas por tempo ilimitado.

IMPORTANTE: Se não gosta muito da área, NÃO SE CANDIDATE! Vai cansar em poucos meses, como a maioria dos redatores que começam nesse mundo. Tem que gostar pra valer (como eu) desse hobby para se manter 4 anos postando sobre a mesma coisa sem pausa. Eu adoro escrever, adoro ler artigos sobre coisas que desconheço, foi assim que aprendi tudo que sei. Se a pessoa não tem tanto interesse e quer entrar só por falta do que fazer estará me fazendo perder tempo lendo seu teste. Por favor, não faça isso!

Desejo a todos boa sorte. E não, não garanto que todas as vagas serão preenchidas. Como disse só vou aceitar a pessoa se for para melhorar o blog, não vou delegar nada pra continuar na mesma ou piorar. Também não vou pedir nada que eu não consiga fazer, já que detesto criar dependências.

Metade dos posts do blog deve continuar nas minhas mãos (um dono de blog que não faz nada no blog não tem sentido pra mim), mas se eu conseguir delegar 50%-60% já vai aliviar bastante o peso nas minhas costas. Além disso, me permite criar novos conteúdos, o que atualmente não tenho tempo – como o projeto do novo canal do Youtube e começar a postar capítulos semanalmente dos livros que escrevo por hobby.