Masamune-kun No Revenge – Impressões Finais

Finalmente, depois de 12 semanas, chegamos ao final da saga do ex-gordinho (pelo menos no anime). E me pergunto seriamente o porquê dos japoneses gostarem tanto de terminarem a maioria dos animes roccons com eventos culturais ou festivais escolares.

Mas deixando de conversa fiada.Eu sinceramente já esperava que este arco fosse rushado, mas o roteirista dessa vez pecou na hora de adaptar o material original para a mídia animada.

Basicamente, ele condensou muito conteúdo cortando algumas partes dos capítulos, mas não se dispôs a tentar fazer alguns reajustes para não deixar a coisa meio que furada, o que perpassa ao público aquela sensação de algo faltando que tanto incomoda.

Sendo assim, no meu ponto de vista, estes cortes para inserirem o conteúdo do karaokê e do Kojuro prejudicou os capítulos do teatro, deixando o desenvolvimento da trama muito corrida e recortada e sem trechos que se fariam essenciais para dar completude ao arco. Além de deixar coisas sem explicação.

Como esta peste chegou ai? A Yoshino não tinha sequestrado ele?

E sobre completude, por exemplo, no mangá após o beijo, Makabe fica um tempo refletindo na enfermaria e o que ele reflete é essencial porque você percebe claramente que ele esta um pouco balançado. E o objetivo desse arco em tese é realmente o público perceber que ambos os protagonistas estão meio que incomodados, afetados e conflitosos consigo mesmo.

Também possuímos a reflexão de quando o protagonista é sequestrado que ele sempre acaba em lugares apertados e escuros, que são coisas que revelam mais sobre o passado dele e seu interior.

E estas pequenas coisas, mesmo que pareçam insignificantes, lhe dão mais autenticidade, lhe deixam menos superficial. Apesar de que esses trechos ainda não possuem um aprofundamento que revele mais e mais das facetas do personagem.

Por basicamente só mexerem muito superficialmente em sua estrutura. Mas pelo menos revelam certas coisas para o leitor que são necessárias para se criar algum nível de empatia com o público.

Além disso, estes cortes mal remendados acometem a quedas muito abruptas ou falta de sincronismo. Quando se faz necessário que a narrativa tenha um tom natural, orgânico e se desenvolva de forma fluida .

Agora em relação a comédia. Como dito em reviews anteriores, senso de humor é pessoal. Mas também se exige do roteirista e do autor ter tato e senso comum para inserir piadas de forma natural e que não saiam forçadas, mas como algo inerente da narrativa.

E nesses episódios, acho que faltou aptidão ao roteirista para lidar com algumas piadas, que achei que são sem graça (como a do Kojuro) ou muito forçadas (como a do resfriado com a mãe do Makabe), as quais opino que seria melhor ele ter cortado do enredo e dado uma pequena adaptada. Mas admito que ele acertou na piada do karaokê, que foi bem aplicada e dirigida ao público ( Contudo a situação foi mais engraçada no mangá).

Quer torturar uma pessoa? Coloque o Makabe para cantar XD

No geral, os episódios acabaram me entretendo, mas sentir uma leve queda na qualidade da direção e da animação no decorrer da obra, principalmente nesse final.

Basicamente, eles deram uma desleixada e adaptaram o arco inteiro quase em modo automático, quando eu esperava que neste desfecho, aplicassem cortes mais bem colocados e algo mais bem produzido como no arco da Neko e no episódio que a Aki se dá conta que já possui sentimentos pelo protagonista. Sendo que você consegue pegar até inconsistências no design dos personagens em alguns quadros, o que obviamente acabou me desagradando.

No entanto, dou alguns pontos a staff pelo acréscimo da conversa do Makabe com a Aki no parque, que foi bonûs do roteirista porque não lembro desse trecho no mangá. Eu gostei desse momento mais particularmente por ter mostrado um protagonista mais franco, relaxado e agindo de forma mais natural enquanto conversa com a protagonista, sem ficar muito preocupado com a máscara que ele engaja, inclusive ele pedir pra ser beijado por ela foi algo inesperado.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Impressões Finais

Masamune-kun no revenger é uma comédia romântica bem mediana. Realmente não tem nada de impressionante ou inovador na história em si, já que o autor optou por algo mais leve e realmente voltado para o humor do que desenvolver uma trama mais séria e dramática encima da premissa da obra que é a suposta vingança que movimenta o enredo.

Eu não diria que é o pior roccon que eu já vi, porque o conteúdo é de certo modo divertido e algumas situações mesmo que clichê, são criativas e ouso dizer que possuem até uma certa originalidade do autor.

Mas também não é a melhor obra do gênero já que o enredo cai muito no erro de fazer quebras no desenvolvimento para inserir outra situação a ser trabalhada posteriormente ou colocando comédia mal encaixada no meio do pacote, o que joga toda a progressão encima dos personagens em um balde de lixo.

Como diria o meu pai, tem hora para tudo. Então há um tempo adequado para você inserir uma quebra de perspectiva, outra situação a ser trabalhada, piadas, etc. Se o autor escreve a história de maneira muito afobada, rápida, jogando coisas na cara do leitor de forma muito apresada e a todo o momento, corre o risco do seu público não absorver nada, ficar coisas mal explicadas e arranjos mal feitos dentro do enredo.

Somasse a isto o senso comum. Tem algumas situações que são absurdas e incoerentes, mesmo para uma comédia romântica, que não dá para você acreditar que é daquela forma ou se resolveram daquela forma, exemplo é o desfecho de uma certa situação no mangá (no cap 39 para ser mais especifica). Mas no caso do anime, um bom exemplo é aquela mãe com comportamento de criança. Nada contra lolis, mas as ações dela em relação a idade é discrepante.

Os personagens também não são nada demais, apesar do protagonista fugir um pouco dos padrões e ser um cara descolado, ou melhor, que se comporta como um, inteligente, etc. Além de não ser aparentemente bem intencionado, pelo menos no inicio, já que depois ele começa a ficar meio bonzinho. Na verdade o Makabe é uma pessoa legal, ele quer se vingar, mas é meio bobo e no fundo gosta de ajudar as pessoas, mesmo que seja a Aki.

Tirando isto os personagens da obra são rasos, tem personalidades quase padrões. Além disso, sentir falta de mais desenvolvimento e aprofundamento nos personagens. A única que sofreu um desenvolvimento bem rassoavel foi a Neko que  possui uma personalidade ao meu ver, apenas ok.

No geral é uma obra que eu não recomendaria sem ressalvas. A staff é competente, a animação se mantem com uma boa qualidade até o final da obra ( apesar de não ser nada acima da média e ter umas inconsistências aqui e ali) e possui uma boa direção e trilha sonora.  Se você não ter algo melhor para ver, valeria a pena só da uma olhada no anime para analisar se o humor bate com o seu, se não, tem outras opções melhores para te entreter.

Notas

Direção – 8/10

Roteiro – 7.3/10

Animação – 7.5/10

Trilha Sonora – 8/10

Entretenimento – 7/10

Nota Final – 7,4/10

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.