Noblesse e Mais obras Coreanas vão ganhar Anime um dia? | AnimeTopics

 

Noblesse foi uma OVA baseada em um mangá coreano que saiu ano passado pelo estúdio Production I.G e diretor de Kuroko no Basuke. Muito bem produzida e o roteiro ficou enxuto, mostrando bastante coisa sem parecer que estava correndo em nenhum momento. A Ação e trilha sonora ficaram ótimas e deu até para simpatizar com os estudantes que contracenavam com o vampiro, além dos pseudo vilões, que tinham seus motivos.

Essa OVA deu esperança a muita gente quanto a suas obras coreanas preferidas ganharem anime um dia também.

O problema é que Noblesse só ganhou uma OVA, e depois mais nada, quase 1 ano depois. Será que o investimento não compensou? Não temos como saber, mas se tivesse sido um sucesso estrondoso seria normal eles pedirem mais. Nem que seja apenas OVAs para fazer propaganda rápida de outra obra do site.

O site que bancou foi o Webtoon, o mesmo de Girls of the Wild, The Gamer, Tower of God, dentre outros mangás coreanos famosos, que muitos querem ver animados para TV.

A China por exemplo já começou a adaptar os seus usando de estúdios japoneses e uma empresa filial que fundou no japão (Amon). As adaptações devem estar dando retorno porque todo temporada tem um novo anime chinês adaptado de mangá ou novel desde Abril de 2016.

Mas lá é um caso diferente. Eles tem uma população absurda, então mesmo que só uma pequena porcentagem de interesse por essas adaptações, essa pequenas porcentagem representa milhões. O mangá chines que vai ser adaptado na temporada de Abril desse ano, “The Silver Guardian”, já reportou mais de 500 milhões de views gerados para o site que o publica.

A maioria dos animes chineses não está ganhando continuação no entanto:

1 – Eles podem não estar dando um lucro estrondoso, apenas se pagando e fazendo seu papel de marketing para a obra original. Assim o interesse em continuação seria baixo.

2 – Existe interesse em continuação, mas muitas obras novas na fila para serem animadas, o que faz uma nova temporada desses animes demorarem.

Vale dizer que só metade dos animes chineses ficam conhecidos por nos, já que muitos dos animes não ganham dublagem em japonês, e acabam não sendo pegos pelo Crunchyroll ou legendados em inglês por fansubs.

Voltando ao assunto, a coreia é muito menor que a China, ou mesmo o Japão em população. Sua população que se interessa por mangás não parece grande o bastante para sustentar animes para TV produzidos só para eles, e eles não parecem ter confiança para esperar que a obra tenha sucesso no mercado japonês e se pague por lá.

Conclusão. Sim, existe a chance de tentarem animes coreanos no futuro, ainda mais com o modelo Chines servindo de exemplo pra eles e dando certo. Mas são situações e populações diferentes, então nada é garantido. Colocaria chances medianas de tentarem um anime coreano curto nos próximos anos, só para ver no que dá. Se for bem sucedido, pode ter mais. Caso contrário devem dar uma pausa e tentar outra abordagem.

Estamos falando de um site apenas tomando um risco de milhões de dólares. Se ele achar uma empresa coreana (assim como fazem no JP, dificilmente a empresa do mangá tem que arcar com mais da metade da produção) que ajude a bancar boa parte seria mais fácil. Mas não parece ser o caso por enquanto.

Até lá só se contentando com as obras chinesas ganhando adaptação, isso está só começando e tende a aumentar ao longo dos anos. Então quem quer mangás chineses adaptados, ai sim, você tem chances altas de ter seu desejo realizado.