Yuri!! on Ice #12 | Impressões Finais

Um dos melhores animes produzidos pela MAPPA

E chegamos ao final de mais um anime e dessa vez tenho prazer em dizer que pela primeira vez eu gostei de um anime com relação homoafetiva dentro da história, porque o casal gera simpatia e a obra possui um bom enredo.

O episódio final não foi algo muito marcante, mas cumpriu com o objetivo de dar um bom desfecho a obra. E como o esperado, Yuri conseguiu se superar e fazer uma apresentação perfeita.

Mas o que eu mais gostei foi do fato da roteirista não sacrificar o Yurio (como ocorreu com o JJ) para dá espaço para o protagonista conquistar o Ouro.

Isto que é roubar um Ouro com estilo XD – Na verdade foi merecido, ele foi melhor que o Yuri no programa curto

Quebrando dessa forma com o clichê do protagonista sempre vencer no final e possibilitar um gancho para uma possivel continuação da obra (para a alegria das fujoshis – e a minha também). Além de como eu havia suposto, ele ainda ficar no pódio (e mereceu, porque se esforçou muito) com a prata.

Soma-se a isto o fato que eu também gostei do JJ ter se recuperado e ganhado o terceiro lugar no pódio. Afinal ele era um dos preferidos para ganhar o Grand Prix e possivelmente ele receberia prata ou ouro se não tivesse entrado em pânico no programa curto.

Mas um fato legal mostrado neste episódio é que deixaram mais claro que a atitude agressiva do Yurio para o Yuri não advém apenas do Victor ser técnico dele e dos dois serem adversários, mas pelo fato do Yurio menosprezar o próprio potencial dele, o que deixa o russo bem irritado com o japonês.

Acho que não é só o Victor que reconhece o potencial de alguém XD

Este episódio também resolveu de maneira satisfatória a questão abordado no episódio anterior se o Victor deixaria de ser técnico ou não do Yuri. O que me deixa com um “?” na cabeça é se tem como a pessoa ser técnico e continuar competindo na temporada com os demais patinadores.

Como creio que não, provavelmente o Yuri vai ficar treinando com Victor e Yurio na Rússia com o Yakov (o trecho final do episódio respalda esta minha teoria) sendo técnico dele no papel e o Victor o verdadeiro na prática.

E também vale citar que apreciei o fato deles terminarem o episódio com uma apresentação de gala do Victor e do Yuri. Eles poderiam apenas ignorar este evento que ocorre após a premiação final do Grand Prix, mas fico feliz que tenham sido fieis até neste ponto. Além disso a coreografia do casal ficou bonita e bem detalhada. Ademais é esperar que anunciem uma segunda temporada, o que tem boas chances de ocorrer se as vendas se manterem como o previsto.

Avaliação: 4/5

Impressões Finais

Yuri on Ice!! foi definitivamente minha melhor surpresa da temporada de Outono 2016. Eu comecei a ver a obra exclusivamente por curiosidade por ser um trabalho original que envolvia um esporte que não é tão popular aqui no Brasil.

Além disso, o primeiro trailer com Yuri patinando em animação fluida contou muito na minha decisão em avaliar o anime.

E para a minha felicidade a animação de Yuri on Ice se mostrou decente e bem fluida nas partes de patinação.

No entanto o estúdio Mappa pecou muito na consistência, não eram poucas pessoas que comentavam sobre o “efeito salsicha” (o corpo ser muito esticado, etc) nos personagens que acabavam tendo o design bem deformado no decorrer das coreografias.

Problemas de consistência e continuidades encontradas na animação

E não apenas nas coreografias, em alguns quadros da obra podemos ver claramente que o Yuri mudava completamente de face, era até engraçado, quase parecia outro personagem.

Entretanto saliento aos mais inexperientes que não confundam os problemas de consistência com as deformações propositais da obra, que são bem comuns em animes para gerarem momentos cômicos

O design dos personagens da obra também é bom. E parabenizo a staff do anime pelo esmero na criação do figurino dos patinadores.  Os trajes de patinação possuem um design bem bonito e detalhado, sendo que gostei bastante da maioria dos que foram apresentados no decorrer da obra.

Além disso, o cuidado e dedicação encima da coreografia dos personagens me deixou satisfeita. Dos passos de dança até os saltos e giros, todos os elementos dos programas apresentados foram bem arranjados, somando-se a isto uma boa composição musical que foi bem ligada as coreografias e personalidade dos patinadores.

A coreografia e figurino dos personagens é bem detalhado

A obra possui um elenco de personagens variado, uns bem mais marcantes e carismáticos que outros, como o JJ e o Victor. O protagonista é o tipico personagem mais tímido e reservado com problemas de autoestima, mas não é ruim, principalmente pelo roteirista dosar o pessimismo dele com o esforço e desejo de evoluir.

Então você consegue se acostumar com os problemas dele e até simpatizar com o patinador, apesar de não ser tão carismático como outros personagens da obra.

O Victor, técnico do protagonista é praticamente seu oposto, mais chamativo e espontâneo. Considero ele um bom complemento para a personalidade “mais apagada”do Yuri. A relação íntima deles é trabalhada de maneira satisfatória no decorrer de todo o anime e essencial no desenvolvimento da trama que se foca basicamente no redescobrimento de um patinador profissional maduro (Yuri), mas sem talentos natos, para o esporte que ama.

A paixão e motivações do protagonista para patinar são explorados durante as suas apresentações, além das recorrentes dúvidas sobre suas habilidades em comparação com a de seus adversários. No entanto o personagem não fica estagnado no mesmo lugar, havendo uma clara evolução dele dentro do enredo, se tornando mais confiante e motivado a cada percusso do GP.

O protagonista tem uma evolução positiva. Se torna um pouco mais motivado, ousado e confiante.

O enredo do anime também me agradou por apresentar uma fórmula de imprevisibilidade no resultado final dos patinadores. Inicialmente achei que o Yuri começaria a ganhar dos seus adversários no decorrer do anime por ser uma fórmula clichê bastante aplicada.

No entanto positivamente o roteirista aderiu a uma escrita um pouco mais realista, com Yuri tendo um percurso árduo para chegar até a final, sendo que ele não ganhou nenhum dos eventos que participou no GP.

E achei isto algo sensato, já que o Yuri é apresentado como um bom patinador, mas ainda é meio instável e suas habilidades precisam ser um pouco mais refinadas para competir com muito mais peso contra Yurio, JJ e o próprio Victor que são patinadores mais hábeis e talentosos.

Protagonista só conseguiu prata. Que coragem roteirista ashuahsuahsuashua

Os demais personagens da obra também foram bem apresentados ao público, mesmo que não tiveram um grande enfoque e aprofundamento  por parte do roteirista ( o que também é quase impossível com a renca de personagens para 12 episódios), mas o roteiro cumpre bem o básico de expô a personalidade e motivações de cada um dos adversários do Yuri.

O timing cômico também foi bom, conseguindo quebrar um pouco da tensão do drama e na maior parte do tempo cumpriu com o desejado me causando alguns risos. As caras e bocas dos personagens foram utilizada de forma bem sensata e moderada, sem apelar para isto a todo o momento como ocorreu na S1 de bungou Stray Dogs, o que torna o recurso cansativo e enfadonho por quebrar muito com o tom da obra.

Concluindo, Yuri on Ice foi o terceiro anime de esporte que conseguiu entrar nas minhas graças por quebrar um pouco com o clichê, ter um roteiro mais imprevisível que gera um maior interesse no público e a animação ser fluida apesar da inconsistência. Além de possuir alguns personagens bem espontâneos e carismáticos no elenco que ajudam e muito na degustação da obra, afinal os personagens que fazem a história.

Direção: 7,5/10

Roteiro:8/10

Animação:8/10

Trilha Sonora:9/10

Entretenimento:8/10

Nota Final 

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria a série com um todo?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

#Extras

Que cabelo é este Celestino meu filho?

Victor é a melhor personagem desse anime, sem mais.

Quem não considerar eles um casal depois disso é muito mente fechada

No Level 1 foi o noivado, no 2 será o casamento XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.