Yuri on Ice #11 – A Grande Final | Impressões Semanais

E eu não esperava por isto

O penúltimo episódio de Yuri on Ice me agradou apesar de achar a reta final um pouco cansativa, mais pelo fato de já conhecer praticamente todas as coreografias (com a clara exerção do Otabek) do que o roteiro do episódio em si.

E uma coisa que eu venho gostando bastante na obra é que até aqui não apelaram para o poder do protagonismo, fazendo o Yuri se transformar em um prodígio só por possuir um técnico que é praticamente um super patinador. Talvez seja esse realismo que me prenda a história.

Gosto de ver que ele é realista, ele tem que se esforçar mais para vencer

O protagonista é habilidoso, mas definitivamente não é um talento nato como Victor, JJ ou Yurio. Seu ponto forte é ser esforçado.

Assim como o Otabek, para ele tentar competir com essas pessoas precisa treinar mais do que eles e buscar um diferencial próprio para ficar em pé de igualdade com seus adversários.

Contudo, esforço não substitui talento. E pessoas esforçadas como Yuri precisam ter em mente que o duro que elas dão pode ou não resultar em uma recompensa no final.

Apesar disso ser frustante é a realidade, que é bem retratada neste anime. Yuri é um bom patinador, mas o nível de seus adversários é diferente do dele e isto exerce uma enorme pressão psicológica sobre o personagem.

Contudo o progresso que ele teve até esta reta final já é bem significativo, com ele sendo bem mais confiante no final do Grand Prix do que foi nas outras competições. Um bom reflexo do seu treinamento com o Victor, algo claramente notado pelo próprio Victor.

Outra coisa que gostei neste episódio é de demonstrarem novamente o fato que qualquer atleta pode ter um mal desempenho, mesmo sendo realmente bom.  E o emocional é um dos principais fatores que podem afetar o resultado de um atleta e exemplificaram isto muito bem nos dois Yuri e neste episódio no JJ.

Até um rei acaba tendo dias ruins

A diferença entre eles e o Yuri é que claramente eles possuem um psicológico mais forte, e não deixaram a situação tomar totalmente conta deles. Mas o que eu realmente apreciei foi o apoio que que o patinador recebeu da torcida.

Acho que o maior bem que um artista ou atleta pode ter é apoio de seus fãs porque isto suaviza e muito momentos ruins como estes.

No entanto o JJ cativa bem mais o público que o Yuri, então provavelmente recebeu um apoio maior que o protagonista em seu “fracasso” (entre aspas porque não acho o fato dele não ganhar um ouro demonstrar que ele é um fracassado).

Além disso eu não esperava que ele acabasse se saindo tão mal no programa curto e acho legal aplicarem este gostinho de algo imprevisível, mas não tem como não pensar que isto é conveniente demais para uma futura vitória do Yuri – Claro se ele vencer no final, o que eu gostaria que não acontecesse porque deixaria as coisas mais interessantes.

Além disso achei bom o roteirista ter dividido de forma moderada sua atenção entre os personagens da obra, apresentando bem suas motivações e problemas internos e não focando em demasia apenas a dupla principal.

Neste episódio este moderamento refletiu de maneira positiva por conseguir mostrar de forma satisfatória como é a pressão de uma final e como ela afeta os atletas, com cada um deles lindando e respondendo de maneira diferente ao ambiente.

Gostei da forma que o Pichit se manteve calmo e não cedeu a pressão, bem diferente do Yuri no GP passado

Mas o que posso dizer que me deixa curiosa para o final nem é o fato de Yuri vencer ou não o Grand Prix, mas se o Victor vai voltar a competir ou optar por continuar sendo o técnico do Yuri, principalmente porque deixaram no ar que o protagonista vai pedir para o russo deixar de ser técnico dele depois dessa final.

Além disso, como disse anteriormente o Victor claramente sentia falta de estar competindo, mas não queria deixar o Yuri pelo pedido do próprio Yuri no GP passado e porque obviamente queria ajudar o patinador. Então não sei se o pedido vai deixar o russo com dúvidas ou ele o deixará sem relutar.

Então estou simplesmente ansiosa pelo episódio final, apesar de ter quase 100% de certeza que o Yuri vai conseguir fazer o flip quádruplo e levar um ouro para casa.

Também vale dizer que eles mexeram na opening de novo. Foi uma coisa boba, só adicionaram alguns trechos com personagens do anime no fundo em alguns quadros e coloriram as arquibancadas.

Geralmente só costumam fazer apenas uma modificação na OP e isto é quando ela não esta completa e vão substituir a provisória pela finalizada.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

#Extras

Espero mesmo que o JJ case com ela, porque levantar uma torcida não deve ser fácil

Se estes dois também não se casarem eu assassino a roteirista do anime

Melhor coisa do mundo é ter coleguinhas como o Yurio , eles te animam e muito

Será que outra pessoa vai deixar de ser solteira no anime? XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.