Top 5 Estúdios com Animes mais Bem Animados e Como Fazem

Me pedem a tempos um top 10 de Melhores Estúdios. O problema é que não existem 10 estúdios que consigam se manter consistentes o bastante para eu não mudar eles de lugar em um top anualmente. Portanto, depois de muito pensar, resolvi reduzir para 5 estúdios. Ai sim podemos chegar a estúdios que nos últimos 5 anos conseguiram se manter consistentes e entregando animações de alta qualidade:

 

Lembrando que só entram estúdios de animes para TV, estúdios focados em filmes como o Ghibli não.

O roteiro é irrelevante também, em 99% dos casos isso é decidido pelo roteirista freelancer que o diretor chama, o próprio diretor e o comitê de produção (quem bancou o projeto). O estúdio foi meramente contratado para animar, culpar ele por finais originais ou coisas do gênero não faz sentido na maioria dos casos.

Dito isso, vamos lá (Recomendo o vídeo acima, é um pouco mais completo pela ajuda visual e exemplos):

5 – MadHouse

Embora não tenha um exército de super animadores como os outros estúdios dessa lista, ele pega um número limitado de projetos ao ano, conseguindo assim manter a maioria deles consistente na parte estética.

Além disso faz boas escolhas quando chama diretores freelancer, como o de One Punch, que trouxe com ele um exército de animadores top que conhecia para trabalhar no projeto. O resultado foi o anime mais bem animado do estúdio. Mérito do diretor por seus contatos e do estúdio pela boa escolha de quem chamar para dirigir.

Tem vários animes populares, mas infelizmente isso é um top 5 de melhores estúdios em termos de parte técnica, e não de estúdios com os animes preferidos de cada um. Dentro deles a Madhouse é um estúdio bem confiável, que não costuma pegar mais projetos do que é capaz de animar. Seu anime pode não ficar acima da média como alguns projetos dela, mas pelo menos uma animação mediana e consistente é garantida. Isso se mantem a uns 10 anos.

4 – Bones

O segredo do estúdio é ter um exército de animadores trabalhando de forma fixa para ele, garantindo cortes de animação fluida em quase todos os seus projetos, principalmente os com ação. Tem muitos diretores lá dentro também, evitando que precisem chamar freelancers toda hora, como outros estúdios fazem.

O problema dele é que de vez em quando pega mais projetos do que aguenta, e ai algum deles acaba saindo mediano ou em casos muito raros mal feito (Soul Eater Not é o único exemplo que lembro dos últimos 10 anos). Mas é incomum, e no quadro geral a quantidade de animes muito bem animados deles é bem maior que da Madhouse, além de terem um time superior trabalhando só pra eles, dai a 4ª posição.

Também tem o mérito de ser o único estúdio a conseguir manter um anime de 64 episódios com todas as lutas muito bem animadas (fluidas): FullMetal Alchemist Brotherhood.

 

3 – P.A Works

Estúdio com uma politica de pegar poucos projetos ao ano, prezando pela consistência.

Tem muitos bons animadores fixos, embora tenha que chamar quase sempre diretores freelancers.

Os cenários dos seus animes são muito chamativos, uma característica que definiu o estúdio com o tempo. Eles são feitos por um estúdio externo especializado em cenários. São mais bonitos que o normal devido ao tempo de produção maior que o estúdio dá para eles serem finalizados, permitindo um acabamento melhor (já li isso umas 3x em entrevistas com a staff do mesmo).

O estúdio foca muito em animes de vida cotidiana e por isso pode não ser tão popular, mas já fez algumas obras com ação como Angel Beats, Charlotte e Kuromukuro . Nunca vi nada mal animado dele, é sempre acima da média.

2 – Ufotable

Estúdio famoso por Fate. Usa muito filtro e efeitos digitais, e isso o destacou com o tempo. Os cenários de seus animes são muito bonitos e a animação geralmente consistente e acima da média, principalmente em lutas.

Costuma pegar poucos projetos ao ano, e quando pega mais do que aguenta acontece o “caso God Eater”, com ele se enrolando todo e adiando os episódios sem parar. Mas fora esse caso é um estúdio que tem entregue animes muito bem animados.

Tem ótimos animadores e diretores lá dentro, então dependendo pouco de freelancers.

Fez poucos animes desde que se tornou um estúdio acima da média, mas são todas bem feitas esteticamente: Fate/Zero, Fate Stay Night Unlimited Blade Works, Kara no Kyoukai, God Eater, Tales of Zestiria e vários comerciais de Fate Grand Order.

 

1 – Kyoto Animation

Estúdio mais bizarro do japão. Faz tudo dentro do estúdio, apenas seus animadores tocam no projeto (os outros estúdios exportam uma parte para outros estúdios ajudarem).

Pega poucos projetos ao ano, permitindo assim manter uma consistência e cronograma de produção. Enquanto a maioria dos estúdios só tem 1 a 2 episódios finalizados quando episódio 1 estreia a Kyoto geralmente está terminando o anime. É um modelo bem diferenciado.

Fora isso só os alunos mais talentosos de sua escola de animação particular são escolhidos para entrar no estúdio, permitindo assim que só um time de animadores acima da média trabalhe no projeto.

Não é tão conhecido por ter a maioria dos projetos focado em Dramas, Comédia e Slices of Life (os exemplos de animes famosos de cada estúdio estão no vídeo). O único anime com mais enfoque em ação foi Kyoukai no Kanata (absurdamente bem animado). Se esse estúdio pega um anime ele vai ser muito bem animado, não tem exceção.

E é isso, esses são os que considero os 5 melhores estúdios japoneses e porque. Tentei resumir o máximo que pude, mas é um tema que creio interessar mais o pessoas que, como eu, curtem a parte técnica da coisa toda.

Relacionado: