Shuumatsu no Izetta #06 – Impressões Semanais

screenshot_4-horz-vert

E nos despedimos do cabo Jonas T.T

E este episódio foi mais calmo. A maioria do tempo acompanhamos a arquiduquesa e Izetta fazendo absolutamente nada de interessante. Então quem se destacou dessa vez foi o Müller. E mesmo que não apareça muito, o secretário de Estado é um personagem de extrema relevância para a trama.

Para mim, um dos pontos fortes de Izetta continua sendo o trabalho encima de suas personagens. A proposito, neste episódio nos despedimos de um, o cabo Jonas. No entanto sua morte possibilita ao público ter um perfil mais definido do estrategista de Elystadt.

Com os fatos ocorridos, a possibilidade do Müller trair sua arquiduquesa com a Alemanha diminui, mas não são  nulas. Ele é definitivamente um homem que não tem medo de trabalhar nas sombras e usar meios questionáveis para preservar a soberania do País.

Afinal ele matou o cabo para garantir que o ponto fraco de Izetta permaneça em segredo e possivelmente já usou aquele matador mais de uma vez para obter informações, além de realizar trabalhos sujos – E pelo o que ele disse, continuará a usá-lo sem restrições.

Nota: Entenderam a cena que ele aparece no gabinete da opening agora? O porquê da sala esta parcialmente escura? Aquele tipo de cena em especial com o ambiente escuro significa negociações sujas ou ações realizadas as sombras – É bem utilizada em obras de máfia se vocês repararem bem.

screenshot_65

Quando a pessoa sabe que vai morrer? Quando alguém do auto escalão do exercito chega de mansinho e te pergunta isto.

Alguns podem questionar a atitude dele. Foi extrema? Foi, mas a mais lógica e correta. Afinal o cabo havia escutado o que não devia e quase entregou a informação ao inimigo. Como alguém facilmente manipulável, principalmente por causa de sua família, ele servia melhor ao país morto.

É algo que não surpreende por ser esperado, mas necessário para descobrirmos  mais um pouco do perfil do Müller que sempre é reservado.

E uma coisa que gostei é que aparentemente o secretario não é um personagem tão frio que não consiga sentir o peso de suas escolhas. Eu diria que ele não gosta de fazer o que faz, mas faz porque como ele bem declarou, não tinha outra alternativa. Resumindo, Müller é um homem que ama o seu país e que sabe o peso de suas responsabilidades.

Outra coisa que gostei neste trecho do anime foi que após o cabo ser executado, corta para a Izetta e a arquiduquesa partindo em uma viagem arriscada pelo território inimigo, especialmente no momento que Izetta diz que faria o que fosse preciso para salvar aquele povo.

Isto pode indicar que futuramente poderemos ter a morte da bruxa. Então comprem lenços premeditadamente, porque é uma possibilidade.

Contudo a cereja do bolo desse episódio não vai apenas para o Müller, mas para a revelação de uma ala no QG de pesquisas dos alemães reservada possivelmente para o estudo do oculto e paranormal.

remastscreenshot_1

O Simbolo da sociedade Thule era uma adaga, mas aqui temos um conjunto bem interessante.

Mas o que tem demais nisso? Para quem não tem ciência, é de conhecimento geral que alguns membros do alto escalão alemão tinham um apego excessivo com o oculto, principalmente porque se especula que alguns deles fizessem parte de um grupo de ocultistas fundada pelo Barão de Sebottendorff: A Sociedade Thule. Ela é citada em muitos filmes e obras de ficção.

Também se cogita que Hitler tenha feito parte dessa Sociedade que também influenciou o surgimento do partido nazista, mas não é nada oficial. Apenas boatos já que não tem nada que prove ou não a participação dele neste grupo.

Sobre o conjunto do simbolo apresentado no galpão, temos uma combinação interessante. As serpentes enroscadas representam a sabedoria, são usadas em coisas relacionadas a medicina e farmacologia.

Também temos uma possível combinação do horbehubet (um simbolo de proteção) com o olho da providencia (representando deus ou o oculto observando a humanidade), além do número 9 que é ligado a fé e espiritualidade, mas também ao fanatismo. A cor vermelha tem relação ao poder e guerra. Gostei muito desse arranjo.

Além disso fomos apresentado a outro personagem secundário, um membro do exercito alemão de alta patente responsável pelo acesso a área 9 da oficina. O interessante é que a personagem é mulher.

remastscreenshot_3

As mulheres estão em peso neste anime. Aja mulherada de farda.

Estou gostando da representatividade feminina neste anime, principalmente pelos personagens em sua maioria serem militares. Eu sei que em animes isto não é tão incomum, mas não deixa de ser legal já que o meio militar é tipicamente um ambiente masculino (feministas não me batam, mas é verdade).

Além disso gostei deles não esquecerem os outros personagens que já foram apresentados nos episódios anteriores como o ajudante do pesquisador alemão e o piloto. A proposito, apesar de aparecerem pouco, todas as vezes que aparecem estes personagens tem bons diálogos e são desenvolvidos. Excelente trabalho do roteirista neste aspecto.

Na verdade é comum muitos roteiristas esquecerem o elenco secundário e eles aparecerem apenas uma vez cá e outra lá sem um bom desenvolvimento. Mesmo sendo personagens descartáveis, o ideal é que se trabalhe bem com eles.

Concluindo, este episódio de Izetta não foi tão movimentado, mas teve algumas partes interessantes e um pouco impactantes como a morte do cabo Jonas. Tivemos a apresentação da ala 9 na oficina de designer dos pesquisadores alemães que provavelmente será voltada para pesquisas com o oculto, paranormal, além do desenvolvimento de novas armas. No demais foi um episódio bem ok para mim e conseguiu me entreter. O destaque da obra ainda continua sendo os personagens bem construídos e trabalhados, mas estou desejando mais cenas impactantes e algumas reviravoltas.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

tumblr_oewcxnjr361ut1w6oo1_500

Este povo realmente me impressiona, aja imaginação.

remastscreenshot_7-vert

Por acaso só eu shipei estes dois? Vamos lá torce por um casal neste anime :V

screenshot_8

Será que ele mataria a Izetta ou a arquiduquesa? – E que cena clichê esta da janela

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.