Shuumatsu no Izetta #07-08 – Impressões Semanais

screenshot_7-horz-vert

E dessa vez acabamos nos despedindo de um alemão

Com estes episódios recentes, posso dizer que Izetta é meu anime predileto dessa temporada. Não apenas por tratar de política e guerra, que são assuntos que eu aprecio, mas por ter um roteiro que continua consistente com personagens que são bem desenvolvidos. Inclusive os personagens secundários, que muitas vezes são esquecidos, recebem atenção dos roteiristas.

Contudo não posso dizer que o roteiro do anime é perfeito. Mesmo com a boa escrita podemos encontrar algumas coisas questionáveis, tipo a brilhante ideia de fazer um baile de máscara na Inglaterra em plena guerra. Ainda com a França do ladinho completamente dominada pelos alemães.

Tudo bem que o Império Germano estava “quietinho”, mas o seguro morreu de velho. Afinal não vamos esquecer como Ciro conquistou a babilônia.

remastscreenshot_17

Não tem mais como comparar a Izetta com Kirito, pelo visto a princesa é o homem da relação

Além disso, também sinto falta de cenas um pouco mais impactantes.  Isto não que dizer que o anime não tenha cenas mais fortes. A morte do auxiliar do pesquisador alemão no sétimo episódio possui uma construção que acaba gerando impacto.

Contudo a cena em si, na minha opinião, não é tão impactantes. O que gera este efeito é mais a construção encima do personagem e a trilha sonora colocada por traz, neste caso a ost de piano invocando a tragédia.

O roteirista sabiamente desenvolve um pouco do personagem para o público criar certa simpatia com ele antes de efetuar o abate. O erro de muitos roteirista em algumas obras é criar personagens e não trabalhá-los.

Isto impossibilita que as pessoas acabem se importando com eles e certas mortes não causam efeito nenhum. Mesmo com o pouco tempo de tela para as personagens secundárias, os roteiristas de Izetta conseguem pelo menos fazer você sentir pena deles no momento de sua morte.

remastscreenshot_18

Fiquei com pena deste cara, ele não era uma má pessoa.

Inclusive, até os diálogos dos personagens são bem trabalhados nestes momentos. Não são diálogos vazios ou exagerados, mas bem escritos e no tom certo. Mas o que achei mais legal é que Izetta humaniza todos os personagens, o que te faz simpatizar até com o lado alemão. Não temos vilões cheios de pura maldade, mas apenas pessoas em lados opostos com suas qualidades, defeitos e ideologias.

Além disso, achei legal aquela sacada de usarem um terceiro agente no desfecho de todo o evento. Seria até inocência você achar que o Império Germano só havia enviado aqueles dois alemães para coletarem informações da bruxa.

Somasse a isto o fato de que com os alemães em posse do mapa das linhas de Ley, as coisas tomam um tom mais interessante. Isto provavelmente forçará Müller e os aliados a usar de outras estratégias, além de nossa bruxinha camarada.

Mas este não é o único problema levantado. Aquela garota misteriosa que apareceu no baile com o pesquisador alemão provavelmente é outra bruxa ou fruto de alguma experiencia com o sangue da bruxa.

Isto me deixa curiosa com o que os alemães estavam trabalhando na ala 9 da oficina, mas coisa boa não deve ser. A forma como a garota reage com o sangue de Izetta me deixa receosa que talvez mais para frente tentem extrair o poder da bruxa do sangue dela.

remastscreenshot_19

Será que esta garota é outra bruxa? Perguntas e mais perguntas.

Além disso, se repararem bem a garota tem cabelos prateados como a bruxa descrita no conto de Elystadt. Pode ser apenas coincidência, mas não descarto que esta menina pode ter alguma ligação com a bruxa dos contos.

Podemos adicionar a isto o fato que ela parece dopada, os olhos não possuem brilho ou vida. Como Izetta aparece em certo ponto da opening, antes de aparentar despertar.

Contudo estes eventos não foram as únicas coisas que gostei nos episódios recentes. Estou realmente apreciando que os roteiristas mesmo que não usem certos personagens em todos os episódios não se esquecem de nenhum deles.

A presença do aviador alemão no sétimo episódio me deixou muito feliz, não pela cena de ação nos céus, mas por ver que há uma preocupação em desenvolver os personagens e utilizá-los.

Se tem uma coisa que não gosto em uma obra é personagem subaproveitado ou esquecido no meio da narrativa. Mesmo que apareçam por pouco tempo, quero que o personagem faça alguma coisa e não seja apenas um enfeite.

Além disso, parece que adicionaram outro aviador para o elenco, mas do lado dos aliados. Me pergunto se farão ele o rival do nosso insistente aviador alemão ou vai ser mais um personagem figurante como aquela general da oficina de designer dos alemães.

remastscreenshot_9

Gostei do aviador britânico, espero que ele tenha mais participações

Mas como nem tudo na vida é flores, a animação de Izetta para mim esta razoável. As cenas de ação cumprem o seu papel e temos fluidez na maior parte da animação. Contudo as cenas não são tão emocionantes como poderiam ser e confesso que esperava mais do diretor de ação de Sword Art Online.Nota: Eu não estou dizendo que o storyboard é ruim, pelo contrário, ele é bom. Só que poderia ser melhor trabalhado.

Concluindo, estes episódios de Izetta me agradaram consideravelmente bem pela sua boa escrita e trabalho com as personagens. Principalmente o episódio 08 que levanta mais perguntas sobre a bruxa branca. E também contamos com a adição de mais perigos e intrigas, inclusive do lado que se diz aliado, como o EUA e o lorde Rendfort, que não parece ser flor que se cheira e aliado dos alemães ou de uma causa “maior”.

#Extras 

remastscreenshot_13

Cuidado princesa, estão tentando roubar sua namorada

remastscreenshot_15

EUA sendo FDP até nos animes

screenshot_6

Estes são Avro Lancaster, queria comprar a miniatura dele um tempo atrás

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.