Shuumatsu no Izetta #05 – Impressões Semanais

screenshot_9-horz-vert

Um teatro bem armado

O enredo de Izetta ainda não me decepcionou, permanecendo bem escrito e sem grandes exageros. Este episódio foi basicamente focado em estratégia, tanto política quanto militar. E creio que os episódios manterão estes tom.

O episódio começar com a já esperada revelação de Izetta para o mundo como engodo para tentar deixar os alemães receosos e Eylstadt conseguir o apoio dos aliados (o que eles necessitam já que são um país pequeno, logo em algum momento a resistência iria cair sem o envio de tropas aliadas para segurar a passagem dos alemães).

Além disso isto  ajuda a consolidar a imagem da princesa como uma líder capaz, dando mais uma margem de segurança aos cidadãos. Um povo inseguro e descontente é a pior coisa que um governante poderia querer.

Principalmente em guerra, o que facilitaria ainda mais o bandeamento e futura rendição para o lado inimigo. Então foi um bom movimento do Müller.

Contudo o movimento mais legal engajado pelo Secretário de Estado, foi o teatro em uma frente de batalha utilizado para consolidarem a imagem da bruxa como invencível.

Que a proposito foi bem executado criando mais receio no inimigo e aumentando a moral das tropas. Com as tropas inimigas desorientadas, fica mais fácil aniquilá-las. A cena teve o uso de alguns ângulos legais e bem arquitetada.

screenshot_1

Quando aquele engodo é bem plantado XD

Com esta aposta ganha, o Müller facilitará um pouco mais a negociação com os aliados porque terá mais respaldo e respeito quando solicitar um pedido como o auxilio de tropas. Contudo creio que ele não vai conseguir ajuda tão facilmente pela logística.

O país da princesa esta praticamente situado entre territórios dominados pelo inimigo, o que dificulta a intervenção dos aliados naquela área.

No entanto os inimigos não são tão idiotas como seriam em outras obras. Pelo contrário, o lado alemão também possui ótimos generais e conselheiros.

Isto tornará as coisas bem mais interessante e um verdadeiro jogo de xadrez no qual o lado que ganhar as maiores apostas estratégicas se mostrará o vencedor – Mas como sabemos, na história real a Alemanha perdeu a guerra então obviamente ela vai perder aqui, mas não vai deixar de ser uma disputa gostosa de se ver :V

E realmente o que eu gosto bastante em Izetta é que todos os personagens são bem construídos, principalmente os inimigos que por enquanto não são personagens cartunescos com expressões e personalidade exageradas ou extremamente burros.

O que balanceia bem os dois lados e não torna as coisas clichês. O imperador alemão por exemplo é um líder bem confiante e eu diria que meio arrogante, mas não negligência a opinião e o conselho de seus generais como demonstrado neste episódio.

Também acho que a disputa de inteligência desse anime ficará por conta do Müller (não desmerecendo a princesa) e o “pesquisador” alemão, que se mostra um adversário a altura, percebendo as estratégias do inimigo e que Izetta tem algum ponto fraco. Além de enviar um espião em meio as tropas de Eylstadt.

screenshot_3

Só eu acho que este cara ainda vai ser uma pedra no sapato?

E falando do espião, este episódio acabou meio tenso, já que como de costume alguém escutou o que não devia. Só espero que este alguém seja sensato e não invente de soltar o fato do que aconteceu no campo de batalhar ter sido um engodo.

Contudo para o nosso alivio o Müller provavelmente deve ter percebido o que aconteceu. Só torcendo para que o espião não capture a informação e seja descoberto.

Aproveitando para dizer que acho interessante o roteiro trabalhar os personagens secundários, focando bem eles quando preciso. Poucos animes fazem isto, então apreciem muito este aspecto dessa obra porque demonstra boa escrita.

Contudo o belo histórico do roteirista de Code Geass ainda me deixa na zona de desconfiança, porque costuma fazer o começo bem legal, mas desanda no meio para o fim em algumas de suas obras (Guilty Crown, Kabaneri).

O roteirista de Seikon no Qwaser até que esta auxiliando bem e ainda não deu algum ataque de exageros (retirando o clichê da tarada de peitos do episódio passado, mas foi nada demais :V)

Concluindo, desejo que o bom trabalho da direção e dos roteiristas continue com esta qualidade até o final do anime, mesmo que a animação costume peca em algumas partes.

Mas por enquanto a obra esta bem dirigido e animada, principalmente nas partes que necessitam de ação. A trilha sonora esta cumprindo bem o seu papel e os personagens continuam bem construídos, mesmo os secundários.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

#Extras

remastscreenshot_14

A guarda é formada por “homens e mulheres” de acordo com Finé, mas só tem mulher aqui XD

remastscreenshot_2

Estou em dúvida se este modelo de avião é o Spitfire ou o Hurricane desde que ele apareceu na opening.

screenshot_12

Como esperado eles fizeram a cópia do mapa, mas acho que não destruíram o outro.

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.