Vendas de BD caem mas Lucros do Mercado de Animes Aumenta em 2015

Depois da notícia no ano passado que as vendas de BD e DVD vinham caindo ano após ano – e isso estava preocupante, já que ainda são a fonte primária de retorno do investimento em animes. Agora temos uma notícia mais positiva, apontando que o lucro geral do mercado de animes em 2015 aumentou apesar da queda nos BDs.

A AJA (Empresa responsável por coletar dados da Industria da Animação no JP) aponta um crescimento de 12% de 2014 para 2015. O acrescimento é atribuído principalmente as licenças de streaming e venda de BD/DVD na China. Nesse último ano houve um aumento de 80% nas vendas de licenças de streaming para o mercado chines e 70% de aumento nos lucros com eventos ao vivo.

Para quem se perguntava se as licenças de Streaming não compensam as vendas de BD mais baixas, bem, estamos chagando lá. Não que anime com vendas baixas de BD deem lucro, mas com a ajuda do streaming podem começar a não dar tanto prejuízo. Além de que as licenças mais caras geralmente são de continuações bem sucedidas ou animes adaptando obras (mangás e novels) muito populares.

Nota do redator: Em resumo, é a China que está salvando os animes por enquanto. É irônico, já que todos pensavam que os EUA que teriam mais chances de fazer isso.

Fonte: Anime Anime