Sangatsu no Lion #03 – Impressões Semanais

captura-de-tela-2016-10-24-01-43-06

O que nós buscamos em relações? Poderia-se dizer um simples lazer, prazer, experimentar sensações novas. São escolhas viáveis e plausíveis de acordo com o contexto individual de cada um, mas creio ser possível dizer que todos planejamos preencher alguma lacuna em nós mesmos, para evitar, assim, uma vida condenada a solidão e seu lento abraço claustrofóbico e opressivo.

Na semana passada, disse como os jogos de Shogi com conhecidos do passado que estejam dispostos a tudo para vencer, com admirável tenacidade e esforço, podem ser um gatilho para nosso protagonista evoluir e sair do torpor espiritual em que vive.

Não creio estar equivocado, apenas limitado, unilateral em minha previsão. O fato é que o objetivo de derrotar um algoz desde tenra infância acaba por ser um catalisador para o vencido mostrar seu valor e amadurecimento – muito mais que uma simples vingança. Parcos segundos de glória para eclipsar uma existência mazelenta e insuficiente.

A primeira parte do episódio construiu de forma singela – a marca da obra até aqui – toda essa relação empírica entre ambos, que de certa forma são, sim, amigos – ainda que longe da definição que temos da palavra. Os flashbacks da infância e os pillow shots (quadros de objetos em aparente desconexão da cena real) de balões denotam esse sentimento longevo de mútuo reconhecimento.

A segunda parte, que inicialmente soa distante em reflexão do que vimos na partida de Shogi, está intimamente ligada com o primeiro parágrafo. O jantar com as irmãs e o ancião, em um ambiente pouco usual àquelas pessoas, escurecido pelo festival Obon (em homenagem aos antepassados) escondem uma melancolia e ominosidade que parecem intangíveis na superfície dos rostos, e até por isso, a irmã do meio se afasta para verter as emoções que sente, acompanha de um quase-vazio Kiriyama, em estágio de luto avançado que muito se assemelha com uma longa negação.

Aqui, com poucos diálogos, muitas lágrimas e um lindo cenário, constrói-se uma relação que deve crescer quando ambos, jovens e feridos, buscarão completar um ao outro.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

E qual sua nota, leitor(a)?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

Sangatsu é recheado de belos cenários, ricos em detalhes e com coloração e fotografias de um esmero impressionante.

captura-de-tela-2016-10-23-23-23-38 captura-de-tela-2016-10-23-23-24-38 captura-de-tela-2016-10-23-23-29-52

 

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.