Review – Mob Psycho 100: Uma Comédia Shounen do Autor de One Punch Man

horriblesubs-mob-psycho-100-05-480p-mkv_snapshot_16-32_2016-08-10_11-41-tile

Sinopse:

A história acompanha um garoto com poderes psíquicos que trabalha para um charlatão nas horas vagas. Acompanhamos seu dia dia, confrontos e frustrações pessoais, com constantes rompantes de seus poderes quando ele perde o controle de suas emoções.

Análise (contem spoilers leves)

Mob 100 é uma experiencia diferente, ao menos isso posso dizer. Ele é uma mistura de gag mangá tentando jogar partes sérias e lutas shounen no meio. A referência a shounen é tão grande que tem até a clássica saga aonde cada um dos amigos do personagens ganha um inimigo pra derrotar para poderem chegar no boss final.

O começo da história não é muito bom, se foca basicamente em uma comédia peculiar que, como ocorreu no início da temporada, só algumas poucas pessoas conseguiram achar graça.

A impressão é que vai ser uma anime gag episódico, mas você nota depois de uns 3 episódios que existe sim um forte sendo de continuidade na história.

O que mais impressiona nela é a animação muito acima da média, mas que tenta ser tão estilosa e com um carnaval de estilos tão diferentes misturados, que acaba afastando o grande público, que prefere algo mais consistente a ver os personagens virarem arte moderna.

Os primeiro episódios de Mob não tem nada demais, fora um conflito para o qual eu ainda não vejo sentido e que muda completamente a personalidade de um dos personagens secundários, de um episódio para o outro.

Trabalhar mudanças não parece o forte desse autor vale dizer, quase todas elas acontecem do dia pra noite. O irmão do protagonista vira um pseudo-vilão da mesma forma, assim como o garoto que fez armações junto com ele, que aparece reformado e arrependido do nada no episódio final. Não existe um trabalho que justifique as mudanças, elas são apenas jogadas ali.

horriblesubs-mob-psycho-100-05-480p-mkv_snapshot_15-36_2016-08-10_11-40-tile

Ele também sofre de um problema comum, quando o autor quer fazer o protagonista tão ingênuo e sem emoções que fica difícil da maioria do público criar empatia pelo personagem (não que seja impossível, tem gente que gosta de personagens absurdamente ingênuos).

O protagonista é bem mais interessante quando suas emoções estão a mostra do que quando está em seu modo criança ingênua. Não por ficar super forte, mas por mostrar o que sente de verdade. Parecem duas personalidades distintas no mesmo corpo, o que é reforçado pela staff, tentando dar aparência badass quando o protagonista está em 100% e o fazendo parecer inofensivo quando na forma comum.

Achei a mistura de temas sérios com comédia gag angustiante na obra, o que levar e o que não levar a sério? O arco final é o melhor exemplo disso: Ele finalmente me animou com a obra, dando um ar mais tenso e urgência a trama. Mas ai chega o final e temos um anti-climax completo, com a volta das piadinhas do episódio 1, uma resolução absurda de aceitar e o autor querendo fazer você engolir que qualquer um pode ter poderes agora. Poderes psíquicos vem do cérebro da pessoa, não preciso nem dizer o quão estupida é a ideia de poder emprestar eles…..

Então, em suma, mesmo o arco final, que eu estava gostando até o episódio 11, acabou de forma decepcionante pra mim. Mob continua um individuo introvertido e sem confiança alguma, só vimos isso mudar quando o irmão está em perigo, depois ele volta ao norma. E seu mestre, bem, não preciso dizer o quão hipócrita o negócio de não usar os poderes ou ferir os outros parece, quando o cara que fala se acha no direito de fazer tudo que diz pro discípulo não fazer porque é um adulto.

Quem quiser ver a obra pela parte visual extravagante não vai se arrepender, mas quem esperar uma história de pessoas com super poderes lutando (o que em parte tem bastante), vai se decepcionar com o final anti-climático. Acho curioso como One Punch Man, do mesmo autor, entrega exatamente o final épico que todos esperavam (a staff inclusive aumentou ele pra deixar mais épico), enquanto Mob vai pelo caminho contrário do anti-climax.

Direção: 9/10

Roteiro:6/10

Animação: 10/10

Soundtrack: 8/10

Entretenimento: 6/10

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria para a obra?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extra

horriblesubs-mob-psycho-100-01-720p-mkv_snapshot_01-33_2016-07-14_19-46-04

Jurei que essa luta do episódio 1 seria um dos climax do anime. Mas não, esse treco foi jogado no início sem explicação e termina sem explicação. Era só um animador querendo se mostrar sem um contexto.