Drama Forçado! Isso Existe Mesmo? | AnimeTopics

 

Drama forçado é algo que você lê ou vê as pessoas falarem com frequência na internet. Mas isso existe mesmo?

Por base drama forçado é um drama mal executado pelo roteiro ou direção de forma a acabar não fazendo sentido lógico. Ele, portanto, está sendo enfiado (ou forçado) goela abaixo pra cima de você. Isso seria a melhor definição ao meu ver.

Agora, o drama ser exagerado não torna ele forçado, ele é apenas exagerado. E ai começa a confusão de muita gente.

Algumas pessoas frias não gostam de drama e acham que nada justifica drama. Para elas o gênero drama em si é forçado por natureza. Isso, no entanto, não faz muito sentido! Você tem que ver o drama de uma perspectiva de pessoa normal, não fria.

Se você não gosta de drama você fala isso: “não curto drama”. Agora ficar assistindo obras do gênero para dizer que são ruins por ter drama – como alguns fazem- , é ilógico. É UM DRAMA!

Claro que temos o drama bem e mal executado ou escrito, e ai vem o problema. Como classificar? Qual o padrão base?

Normalmente para críticas usamos o senso comum do que seria o comportamento normal. Podemos adquirir esse senso em filmes, novelas, ou a vida real, na convivência com muitas pessoas. Apartir dai notamos o que é normal, o que é acima, ou abaixo do normal em termos de controle emocional.

Se um personagem reage de forma muito emotiva comparado as pessoas que você conhece, sua reação vai parecer exagerada. Infelizmente o senso comum das pessoas não é 100% igual, e dai surgem as discussões do “é ou não é exagerado”.

Para melhor esclarecer vamos a exemplos:

Ano Hana

c7e809c93d6b963876472980c6d73d7f1406669872_fwide

Em Ano Hana existe a discussão se o drama é ou não exagerada. Como todo mundo na obra é tão emotivo? Por que tá todo mundo chorando o tempo inteiro? As pessoas reagem de forma diferente as situações, e ver um bando de gente chorona é estranho.

Agora, é forçado? Acho que não, existe um exagero aqui e ali ao meu ver, mas o drama faz sentido e tem uma construção que o justifica.

Coppelion

coppelion_1600x900_0

No episódio 2 de Coppelion tem a protagonista tendo um treco do nada em um dos piores diálogos e dramas que você vai ver. Não faz sentido, não tem construção para dar base, é simplesmente jogado na sua cara sem mais nem menos no meio de uma cena. Ele é o que eu chamaria de verdadeiro “drama forçado”.

Sword Art Online 2

mothers-rosario

SAO teve um arco focado em drama no final da segunda temporada. Na época alguns não gostaram e alguns até chamaram de drama forçado, quando eu creio que o que queriam mesmo dizer é que não gostaram da obra ter se focado em um drama, ou criaram empatia com a personagem para se importarem.

O problema da garota nesse arco fazia perfeito sentido e justificava o drama. Apesar de alguns reclamarem que não acham que em um hospital no japão em 2012 aquilo seria possível. Pode ser um hospital de interior, mal equipado, etc, não vi problema nisso, foi uma reclamação muito estranha.

Esse é portanto outro drama ok, chamar de “forçado” não fazia sentido algum.

Concluindo

Não existe uma máxima que diga o que pode e o que não pode para se tornar um drama forçado. Eu não recomendo o uso da frase porque para fazer sentido a pessoa tem que provar por A+B que a situação que gerou o drama não faz sentido ou teve uma construção que o justifique.

Usar “drama exagerado” é mais seguro na maioria dos casos. Tem ele em tudo que é lugar e gerando discussões o tempo todo. Tem autores que trabalham seu enredo de forma mais fria, outros mais normal, e outros que tentam fazer a coisa o mais emotiva o possível para chamar atenção e emocionar o público por exemplo. Qual deles é o caso em questão? Só muita discussão para chegar ao veredito, e as vezes nem vão chegar.

Eu não tenho a resposta ou solução para a discussão, e alguém pode até discordar do que estou dizendo aqui. O proposito desse post, portanto, é apenas alertar no cuidado com o uso do “drama forçado”, porque na maioria das vezes não é exatamente isso que a obra apresenta. E parem de reclamar quando uma obra do gênero drama tem drama, isso é bizarro!

E você, o que acha do tema? Comentem!

Relacionado:

  1. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  2. Abaixo Assinado adianta de algo?
  3. Quanto custa fazer um anime?
  4. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: