Cruncryroll faz parceria com Funimation e o streaming de Animes no BR

 

(Já comentei sobre o assunto no vídeo acima que lancei na sexta, mas resolvi lançar uma versão escrita também para quem prefere ler em vez de escutar)

Crunchyroll anunciou essa semana uma parceria com a outra principal empresa que licencia animes para streaming e venda de midia nos EUA, a Funimation.

Se ela não existisse provavelmente o Crunchyroll teria bem mais animes por temporada, com o monopólio quase exclusivo do mercado de animes.

Ambas ficam disputando licenças de anime toda temporada, ou tem contratos com produtoras especificas e sempre acabam pegando as obras delas. O Crunchy parece ter um contrato com a Aniplex e a Funimation com a Bandai por exemplo (não confirmo isso, é só minha impressão pelas obras que lançam toda temporada).

Com a pareceria entre os dois eles vão começar a “emprestar” animes um para o outro, de forma que não precisem mais ficar brigando pelos direitos de tantos animes toda temporada.

Segundo algumas matérias sobre o mercado de streaming na ANN, a maioria dos animes não custa muito em termos de licença, mas ao longo dos anos e com sua popularidade aumentando, obras muito populares começaram a ser negociadas a preços absurdos.

Não especificaram qual, mas um determinado anime chegou ao absurdo de custar 150 mil dólares por episódio.

Com a parceria entre a Cruncryroll e Funimation os preços não devem mais subir tanto, já que mesmo que a outra empresa pegue uma obra popular, ela pode negociar para emprestar para a outra.

Isso aumentaria ainda mais o acervo do Cruncyroll, que já não é pequeno hoje em dia. O problema é que a mudança, por enquanto, só beneficia os EUA, já que a Funimation só compra licenças de animes para aquele país no momento.

Então por enquanto para nos BRs isso não muda nada. Mas futuramente quem sabe esses animes emprestados da Funimation não vem pra cá também, caso ela comece a pegar uma licença global.

Quanto mais animes oficialmente lançados aqui melhor, já que animação japonesa ainda é um nicho de mercado minúsculo (no BR), e só vai crescer conforme aumenta seu conteúdo e ele é divulgado.

Relacionado:

  1. Quanto custa fazer um anime? E por que é tão barato?
  2. Quanto ganha um animador pro? Tabela de salários da industria de animes em 2015