Top 10 Melhores Endings – Temporada de Julho 2016

Melhores EDs

E vamos lá para mais um top de Encerramentos. Os pobres coitados que o público geralmente ignora, mas as vezes são muito bem feitos e acrescentam um peso ao final de cada episódio.

Um erro meu que não vou repetir de novo nas votações é esquecer de alertar para as pessoas darem uma olhada em um vídeo de compilado curto de EDs e OPs antes de votar nelas (como esse abaixo). Caso contrário a maioria vai votar em EDs de animes que estão vendo sem considerar que tem outras lindas que ela não viu.

A votação em OP e ED desconsidera totalmente se a pessoa gosta ou não do anime. A questão é avaliar a ED, não o anime em si, pode ser um anime horrível, mas ter uma ED legal.

Compilado de 40 Endings da temporada de Verão 2016:

 

 

Top Melhores Endings Verão 2016

 

10 – Shokugeki no Souma 2 – “Snow Drop” by Nano.Ripe

 

Comentários: Não fiquei muito fã dessa, mas os membros e Vips votaram, então está ai. Basicamente o Souma correndo e depois descansando em um campo de flores. Se alguém tiver ideia para simbolismos ou interpretações fique a vontade para comentar.

9 – Rewrite – “Sasayaki no Hajimari” by Mizutani Runa

 

Comentários: ED toda em movimento, solada em animação pelo cara que fez a OP de Absolute Duo e ED Sora no Method. E não bastasse do mérito da boa sincronia da música com a animação e criatividade na constante troca das personagens em movimento, a música ainda é gostosa de escutar.

8 – Mob 100 – “Refrain Boy” by ALL OFF

 

Comentários: Alguns olharam feio para o visual estilizado por ser feito em pintura, mas é uma ED bem criativa (e demorada, ficou 1 mês em produção) mostrando o ritual do chefe do protagonista pela manhã, tudo animado com um estilo peculiar e ao som de uma música bacana. Em um mundo aonde EDs prezam por serem simples até demais criatividade tem o seu valor.

 

7 – Tales of Zestiria X – “Ealling” by fhana

 

Comentários: ED simples com uma musiquinha calma e gostosa por trás enquanto mostra momentos da vida cotidiana dos protagonistas. Imagino que ganhou tantos votos devido a boa música e ter alguns quadros engraçados.

6 – Re:Life – Vários

Comentários: A ED em si é bem simples mostrando quadros estáticos dos membros do elenco, o legal é que trocavam a música todo episódio. Acima um compilado de todas.

 

5 – Dangam 3 – Future – “Recall the END” by Trustryck

Comentários: ED estilizada com as pétalas caindo enquanto o protagonista vai se agachando. A graça é interpretar. Simbolicamente as pétalas são as pessoas morrendo no anime e o protagonista caindo em desespero. A música é bacana também.

4 – Gundam Unicorn ED 2 – “Bloody f8” by SawanoHiroyuki: Aimer

 

Comentários: Erro meu não ter colocado no quadro de votação essa aqui, mas meu voto salvou ele. É uma música do Sawano com a Aimer, o que já torna um “tenho que escutar!”, e a animação de luta com alguns filtros ficou legal também. Já a sincronia hora deu certo, hora nem tanto, já que muitas são apenas sequencias de ação do anime.

3 – Alderamin – “Nameless” by Kano

 

Comentários: ED simples focando no companheirismo do protagonista e sua amiga de infância. Tem o mérito de não ficar apelando para quadros estáticos e uma animação da Yatori pegando fogo nua no meio e no fim (provavelmente querendo simbolizar o poder dela).

2 – Berserk – “Meomoku no Kanata” by Nagi Yanagi

 

Comentários: Essa música melancólica dá um bom contraste aos finais geralmente climáticos de Berserk. A música é linda e a animação dos personagens estilizados como raios para combinar com o background do céu nublado é particularmente criativo.

1 – Re:Zero – “Stay Alive” by Rie Takahashi

 

Comentários: ED bonitinha e com uma música gostosa mostrando o dia a dia da figurante de RE:Zero enquanto o protagonista surta. Música calmas não exigem sincronia elaborada, então o mérito está na criatividade da animação estilizada enquanto o background te dá a noção do horário em que ela está fazendo as coisas.

Menções Honrosas:

Masou Gakuen HxH ” – Chi” by Iori Nomizu – Legal o clima de discoteca que criaram usando sombras e o quarto de motel. É bem simples, mas tem criatividade envolvida.
Qualidea – Gravity by Claris – Gosto das músicas da Claris e as EDs de Qualidea tem todas boas músicas, apesar do resto ser no geral uns quadros estáticos do dia a dia dos personagens.
Hitori no Shita – In the Dawn – Adoro a música e acho bonitinho eles colocando a personagem em várias roupas diferentes. Tem umas imagens que parecem contemplar o passado e a solidão dela também. A personagem inclusive é o único motivo de eu ainda estar vendo o anime, já que se mostra bem mais interessante que o protagonista.

Sousei no Ominiouji ED 2 – Boa música e criatividade estulizando os personagens e dando uma sensação de movimento leve dos dois se aproximando, indicando que devem estar ficando mais íntimos no anime. Bom exemplo que mesmo EDs econômicas não precisam ser genéricas. Apesar de que o que ficou de babar em Sousei foi a OP 2 dele, pqp que coisa linda!

 

Votação (Marco + Usuários + Vips)

N Marco (Peso 1) Usuários (Peso 0.5) VIPs (Peso 0.5) Valor
1 Berserk 2016 ReZero ReZero 16
2 Gundam Unicorn ED 2 Alderamin Alderamin 12
3 Dangan 3 ReLife ReLife 8
4 Re:Zero Tales of Zestiria Tales of Zestiria 6
5 Alderamin Souma 2 Souma 2 4
6 Sousei no Onmyouji Mob 100 Berserk 2016 4
7 Rewrite Rewrite Rewrite 2
8 Mob 100 Orange Mob 100 2
9 Zestiria Taboo Tatto Arslan 2 1

 

Soma dos pontos das votações

(Formula = Marco + Usuário/2 + VIPs/2)

N Anime Total
 1  Re:Zero ED 2  22
 2  Berserk 2016  18
 3  Alderamin 16
 4 Gundam UC 12
 5 Dangan 3 8
 6 Relife 8
 7 Zestiria 7
 8  Mob 100 5
 9  Rewrite 4
 10  Souma 2 4

Relacionado:

Outros Tops de OP e ED