O que Esperar do Novo Arco de Sword Art Online?

 

SAO vai ganhar um novo arco em 2017, o que podemos esperar comparado aos anteriores? Será que o autor vai escrever algo melhor depois dos anos de experiencia que acumulou? Qual vai ser o novo jogo? As antigas heroínas vão ter participação balanceada ou vão ser esquecidas de novo? Vamos discutir!

Versão em vídeo:

Versão escrita:

SAO foi originalmente escrito como WebNovel, uma história publicada de graça na internet. O autor começou em 2001 quando criou uma história fechada para um concurso de Light Novels.

Infelizmente a história estava grande demais e não foi aceita. Ele então decidiu colocar ela na internet.

A história fez sucesso e pediram uma continuação. O autor fez histórias extras entre o time skip de 2 anos do arco 1. Essas histórias inclusive foram colocadas no anime em ordem cronológica do ep 2 ao 7.

Depois das histórias ele resolveu fazer uma verdadeira continuação. Ai veio ALO, GGO, MF e Alicization para encerrar. Isso foi de 2002 a 2008.

Encerrado Alicization ele criou outra novel, chamada Accel World, e tentou um novo concurso com ela. O qual ganhou, entrando para a editora Dengeki Bunko depois disso. SAO começou a ser publicado junto de Accel World por insistência do editor dele, que deu uma olhada e achou interessante o bastante para valer a tentativa de publicarem no forma Light novel.

Expliquei isso tudo para frisar que SAO é uma história amadora que o autor criou entre 2002 e 2008. AW tem vários problemas, mas o autor claramente não repete os erros de sua primeira história, mantendo um elenco com vários personagens que ganham mais ou menos tempo de tela, mas não são praticamente esquecidos, como ocorre no sistema de arcos de SAO, dentre outras melhorias, como uma história mais linear comparado a SAO, com arcos bem fechados e com poucas ligações.

Um modo fácil de ver a evolução do autor é SAO Progressive, que seria SAO se ele tivesse decidido reescrever a história do zero, ao invés de publicar o que tinha feito em 2002 com alguma revisão. Progressive explora o mundo de SAO pouco a pouco, corrigindo vários problemas do original enquanto faz outra coisa que muitos queriam, mantendo o foco da narrativa no Kirito e Asuna a cada andar que eles passam.

Dito tudo isso, com muito mais experiencia agora do que quando escreveu SAO a mais de 10 anos, eu creio que esse novo arco deva ser muito melhor que os anteriores, até porque agora ele finalmente pode corrigir problemas que antes não eram possíveis sem alterar demais a história que já existia.

Além disso ele tem noção a anos da reclamação dos fãs quanto a Asuna aparecer pouco depois do primeiro arco, o que pode motiva-lo a fazer um arco final que volta a focar nos dois, ou pelo menos divide melhor o tempo da obra entre o elenco já existente. Seja o que for que vai sair, deve ser melhor do que os arcos anteriores, que eram um produto do autor quando estava iniciando.

Uma coisa que me pergunto é qual vai ser o novo jogo. Imagino que vamos manter o setting medieval/fantasia, com algo como Guns Gale Online de novo sendo pouco provável. A não ser que invistam em um game futurista no estilo Star Wars, com foco em espadas a laser.

Pensei na possibilidade de um jogo focado no japão feudal. Tem até um poster do ilustrador da Novel disso (coloquei no vídeo), mas focaria demais na cultura japonesa, e SAO funcionou tão bem por ter um apelo global em sua ambientação online. Creio, portanto, que veremos um mundo medieval ou apocalíptico, talvez misturado com algumas coisas futuristas, mas não do mesmo modo que AW.

Seja como for espero uma boa história tendo de base a melhora brutal que vi do autor nas Novels de SAO Progressive que ele começou a lançar em 2013. Só espero que se esse for o arco final eu possa ver os protagonistas casando no mundo real, já que foi o pedido da Asuna no arco 1. Agora é aguardar 2017 pra ver o que sai.

Relacionado:

Vídeo relacionado: