Foi Bom? O Final de Nisekoi (e a obra como um todo) | Spoilers

 

E Acabou! Com um bocado de enrolação antes mas acabou.

Nisekoi não vai entrar pro meu acervo de mangás favoritos, mas como comédia romântica absurdamente longa ao menos conseguiu terminar com dignidade.

Uma das coisas que muitos autores de mangás tem medo é o tal final com o protagonista escolhendo uma heroína e rejeitando as outras. Mas pelo menos nisso Nisekoi se saiu bem.

Na verdade o começou é muito bom também. Do capítulo 1 ao 50 ele é um excelente mangá, cheio de twists no enredo e com o desenvolvimento da protagonista feminina, que tem uma mudança gradual até notar que está apaixonada pelo protagonista no capítulo 49-50.

Você nem precisam ver o mangá, a primeira temporada do anime, que é boa, adaptada exatamente do 1 ao 50 do mangá, então podem ver por ele, que tem um design até mais bonito que o do mangá, vale dizer. Depois dele continue no mangá do cap 51.

A segunda temporada é dispensável, e assim como o mangá sofre do problema da falta de desenvolvimento, com um bando de capítulos soltos de comédia sem nada avançando.

4

Mas dá pra culpar o autor pela enrolação iniciada no capítulo 50, e que só teve fim depois do 180? Sim e não.

Por um lado ele podia estar sendo forçado pela editora, que só tinha Nisekoi de Comédia romântica popular para chamar o público que curte esse gênero. É duro, mas financeiramente deixar a obra se esgotar na enrolação até as vendas caírem bastante é uma opção mais viável a deixar a obra acabar em seu ápice, ou em um curto período de tempo – que funciona melhor com comédia românticas em geral. O que é bom para o enredo não é considerado bom para o bolso do autor e revista.

Então eu entendo que o autor queira juntar uma grana, e a editora manter a comédia romântica mais vendida da Jump (de 150 a 330k por volume na época do anime). Mas o preço a pagar é um mangá que qualquer pessoa nota que poderia ser melhor com 10 volumes a menos, cortando a gordura irrelevante que ocupa mais da metade dos capítulos que vão do 50 a 180.

Teve momentos legais e engraçados mesmo assim, mas minha insatisfação com a enrolação era maior que minha satisfação com 1 capítulo de cada 5 nesse miolo da obra que me agradavam. Tanto que dropei no 110 e só voltei quando terminou – pulando tudo que é capítulo que eu notava em umas 3 páginas ser irrelevante ao enredo central.

No fim das contas a parte boa de Nisekoi são seus primeiros 50 capítulos, e fica minha “quase” certeza que seria algo no mínimo bom dentro de sua proposta se limitado a uns 130 a 150 capítulos.

Nisekoi2

Obra vai ser mais lembrada pela Guerra dos Ships Chitoge Vs Onodera que outra coisa

Dito tudo isso, vale elogiar a coragem do autor de começar uma chuva de rejeições até o final com a escolhida do protagonista, o que com certeza afastou muitos fãs vendo suas heroínas se dando mal.

Além do final arrumadinho mostrando um pouco de cada um dos coadjuvantes (gostei do casal secundário do cara de óculos e a nerd fincando juntos). Foi uma obra com um miolo enrolado e desnecessário, mas ao menos conseguiu terminar com bem.

Fico feliz que a Chitoge tenha ganho (com direito a um beijo na última página do último capítulo). Era minha preferida, já que a Onodera eu achava sem graça por ser certinha demais – além de absurdamente passional. Mas o importante é o protagonista ter tomado coragem para fazer uma decisão. Além de tudo, se importando com o presente, e não mais com a tal promessa do passado.

Recomendo? Sim, para quem não é muito exigente com enredo e aguenta enrolação com capítulos soltos de comédia (MUITOS). E não, para quem quer histórias com um enredo central forte, bons dramas e pouca enrolação.

No fim das contas foi um mangá mediano que começou bem, foi decaindo, mas conseguiu um final satisfatório que vai dar uma boa lembrança. Algo que é mais do que muitos que enrolam tanto conseguem.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria para a obra?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Quem viu o anime e quiser continuar a história no mangá:

Viu só a primeira temporada (Recomendada):

Continue do cap 51 do mangá.

Viu a primeira e segunda temporada do anime:

Opção 1 – Se não quer perder nada comece do cap 51 do mangá e vá pulando os capítulos que o anime já adaptou.

Opção 2 – Comece do cap 101 (vai perder vários capítulos que a segunda temporada pulou, mas a maioria deles são pouco relevantes).