Kiznaiver – Drama/Romance e Conexões | Review


Versão em vídeo:

Sinopse

Vários estudantes com personalidades bem distintas acabam obrigados a participar de um projeto que faz as dores físicas e psicológicas deles serem divididas entre todo o grupo. Enquanto eles aprendem mais uns sobre os outros, conflitos começam a surgir e o misterioso passado do protagonista – que não consegue sentir dor ou emoções -, vem a tona.

Review

Kiznaiver tem um bom começo, apesar de alguns exageros e coisas um tanto quanto esquisitas deixarem muita gente (eu incluso) com pé atrás. E o segundo episódio já entrega algo bem forte para quem busca um anime com muita emoção.

Ainda assim os primeiros episódios são mais voltados um entendimento base dos personagens, buscando mais comédia no geral. E conforme a história avança essa comédia vai sendo substituída por drama, com cada vez situações mais complicadas surgindo, desde revelações sobre o passado a problemas amorosos.

O anime funciona muito bem até seu último arco, com direito a cenas bem impactantes nos finais dos episódios 8, 9 e 10. A direção é primorosa tanto na visão artística quanto articulação da câmera em vários momentos. Esses finais de episódios que citei, assim como o final do episódio 12, revelam bem o que estou falando.

Mas se tudo estava indo muito bem até o episódio 10, com o elenco sendo desenvolvido e os mistérios vindo a tona, no arco final do episódio 11 e 12 eles tentam algo grandioso demais, a ponto de parecer exagerado. A mensagem que passam e a resolução do conflito que eles fazem ali é bonita, só não precisava criar aquela situação envolvendo a cidade toda para alcançar a resolução.

O final também remete ao problema dos personagens. Ao colocar um protagonista que por motivos do plot não pode sentir dor ou emoções, e uma protagonista feminina com problemas similares, fica difícil criar empatia, já que os personagens que parecem vazios para nos, mesmo que tenham motivos para tal. Eles tentam contornar isso com flashbacks no finalzinho, e em parte funciona. Mas o final não tem o mesmo impacto que teria se tivéssemos mais simpatia por aqueles personagens. Fui uma decisão corajosa e um tanto quanto discutível em termos de como montar essa história.

A conclusão é boa e deixa tudo fechadinho na relação dos personagens, quem como eu gosta de romances fechados vai curtir muita coisa naquele final, que fecha todas as pontas e até faz você relevar alguns exageros que montaram para o climax final. Podia ter um desenvolvimento mais profundo do seu elenco e não deixar para os últimos episódios para reviver as emoções do seu protagonista, mas no grosso é uma ótima história sobre conexões e amizade.

Quem não entendeu algo do final eu expliquei algumas coisas no final da versão em vídeo. Vai ter spoiler, obviamente. Comentei um pouco do que achei do final lá também, já que para aprofundar o que achei dele teria que dizer o que aconteceu, o que exigiria tag de spoiler e etc, então preferi deixar só no vídeo.

Parte Técnica

A direção de Kiznaiver é excelente, tanto a visão artística quanto o uso da câmera, ela valoriza cada ponto de roteiro e até reduz alguns problemas. A animação é bem acabada (quando não está se retorcendo por motivos de gerar comédia) e de vez em quando tem ótimas sequências fluidas. A trilha sonora, enquanto não muito variada sempre entrega nas cenas mais fortes, amplificando a emoção do público.

Conclusão

Kiznaiver é um anime que começa como drama bem animado e vai ficando mais pesado ao longo do tempo. Ele trabalha bem seu tema de amizade e conexão entre as pessoas, tem uma ótima direção, e mesmo com um certo exagero no climax final, e alguns personagens pouco desenvolvidos, consegue um ótimo fechamento a história. Para quem curte um drama/romance com um pouco de comédia e história fechada deve agradar.

Direção: 9/10
Roteiro: 8/10
Animação: 8.5/10
Soundtrack: 8.5/10
Entretenimento: 8/10
Nota final: 8.5/10