ReLife tem todos os 13 episódios vazados antes da estréia

Como alguns já devem saber saiu no nyaa.se a raw dos 13 episódios de ReLife. Vamos ver o que aconteceu e o que quem viu os episódios está falando da adaptação.

Os episódios vazaram?

Sim e não. A “comico”, que é a empresa responsável pelo site/app de Webcomics japoneses aonde o mangá é publicado semanalmente, colocou todos os episódios no APP para assinantes. Apartir dai o pessoal conseguiu baixar usando subterfugios e colocou online, da mesma forma que acontece com as séries da Netflix.

Como é uma versão para App a resolução é baixa no entanto, de 370p. A resolução de arquivos .mp4 de 100mb são normalmente 400p para dar uma noção. Dificilmente algum Fansub gringo vai pegar antes de sair a versão oficial em alta qualidade.

Então não vazou do estúdio, a empresa do mangá que soltou tudo ao estilo Netflix mesmo. O povo só deu um jeito de baixar, o que também não deixa de ser considerado vazamento, mas ai é um vazamento comum de serviços de streaming.

As versões em alta qualidade irá sair semanalmente na TV japonesa apartir dessa sexta. E o Crunchyroll vai disponibilizar todos os 13 episódios de uma vez na sexta-feira.

Rumores:

1. Está rushado? Sim e não. De acordo com o cara que leu o mangá e está assistindo tudo sem legenda eles só mudaram a ordem de algumas coisas para encaixar melhor. No episódio 1 adaptam até o cap 20, mas cortam o equivalente a 8 deles. O que foi cortado é acrescentado no episódio 2. Fizeram isso para não cortarem o episódio no meio do primeiro dia escolar no protagonista, dando assim uma sensação de introdução a trama quando ele termina o dia e conversa com um certo personagem antes do encerramento.

Ainda assim, uns 12 capítulos adaptados é bastante coisa. Só que tenham noção que cada capítulo de ReLife equivale a metade de um capítulo normal de manga semanal ou menos. Então esses 12 capítulos acabam na verdade sendo apenas uns 5 a 6 de um mangá normal de 20 páginas o capítulo.

2. Adaptaram 110 capítulos? Sim, ele termina no arco da confissão e aonde tem um certo twist. Era o único lugar viável para terminar a obra com um ar agradável de progressão e fechamento da primeira parte da história. Esses 110 capítulos equivalem a uns 50 de um mangá normal de 20 páginas. O roteirista é o de Yamada-kun e Prison School, que em ambos conseguiu meter 90 capítulos em 12 episódios sem problemas. Apenas o equivalente a 50 capítulos em 13 episódios deve ser moleza pra ele, e não deve ficar muito corrido.

A única reclamação sobre esse mangá era o ritmo um pouco lento em alguns arcos. Então acho que ser um pouco acelerado na adaptação vai ser até bom.

3. Qual a opinião de quem viu o anime e não conhece o mangá? As 3 pessoas que opinaram no MAL gostaram do episódio 1. A nota está em 8.30 na média das 5000 pessoas que já votaram.

4. E quem já leu? Quem só viu o primeiro episódio ficou de cara feia por cortarem várias partes. Mas como eu disse, essas partes foram colocadas no episódio 2. O único cara que já viu tudo gostou, apesar de como eu suspeitei a direção ter ficados apenas ok, seguindo o mangá quadro a quadro com modificações do enredo aqui e ali para fundir alguns capítulos.

Conclusão:

Por alto está parecendo uma boa adaptação. Nada fantástica tecnicamente como previsto, mas agradável de ver e terminando em aberto para uma possível segunda temporada quando o material original estiver mais adiantado. Adaptaram 110 capítulos dos apenas 132 publicados até agora afinal.
Creio que o final deve agradar a maioria pela sensação de progressão e fechamento da parte 1 da história, que o tal arco que eles vão terminar dá.

A única coisa que não gostei, e já tinha notado desde o PV, é a trilha sonora toda em Jazz, que se confirmou no ep 1 que dei uma olhada por alto (queria ver a OP na verdade, mas não tem nesses episódios do APP). Gosto de trilhas melódicas, então Jazz, por parecer improviso em grande parte das composições, não me passa as sensações que uma trilha melódica e com chorus forte é capaz. Como é um anime de comédia romântica nem vai afetar muito, mas algumas cenas que poderiam ter mais impacto dificilmente vão ter com essa soundtrack.

É um caso curioso no entanto, obras completamente finalizadas bem antes do anime ir ao ar são raríssimas. A maioria não tem nem 3 episódios prontos quando vai ao ar.

Mas a decisão de publicar tudo no aplicativo por parte da empresa foi meio equivocada. Era obvio que iam fazer download e disponibilizar online.

Vantagens do vazamento:
-Quem curte maratonar ganhou um anime novo para ver

Desvantagem:
-Quem gosta de saborear e discutir os episódios semanalmente perdeu essa chance.
-O hype que se cria episódio a episódio no público e faz ele ir atrás do mangá e BD não existe. O que me deixa curioso para saber o que quem tomou a decisão de colocar todos os episódios de uma vez no APP tinha cabeça. Não queriam boost para o mangá?