Impressões semanais: Re: Zero #13


Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #13

Ah, Barusu, Barusu. Até agora, eu fui um grande defensor do protagonista que mais divide opiniões na temporada, mas chegamos num momento em que fica impossível justificar as ações do garoto. Meus caros leitores que tiveram contato com o material original, comentem brevemente sobre como a trama de hoje se desenrolou na LN, mas em visão baseada no anime, o que fizeram agora foi uma tremenda besteira que irá afastar e muito o público com aquele que deveria ser o nosso representante no mundo de Re.

É sabido o amor e devoção que Subaru tem para com Emilia, algo que fica mais claro agora, inclusive na parte técnica (o que comentarei abaixo), mas suas atitudes foram tolas, irresponsáveis, indefensáveis e precipitadas. Sim, suas intenções eram positivas, como vimos aqui:

Mas o que Subaru fez para achar que é de tanta necessidade para Lia? Sua atitude é arrogante, como se considerasse a garota inútil e indefesa, sem considerar suas próprias – e infindáveis – limitações.

Por exemplo, no episódio passado, ele já havia desrespeitado as ordens de Emilia por orgulho próprio, agindo como que de de grande utilidade para a semi-fada, o que é uma falácia e tanto visto os exíguos esforços cometidos pelo garoto para aprimorar suas habilidades mágicas e físicas. Flertar com todas as mulheres do anime com certeza não acrescentarão respeito a sua figura.

É a síndrome masculina Shonen Jump. O garoto fracassado e fraco que não comede suas ações, como se a simples existência de vontade fosse o suficiente para enfrentar os obstáculos. E é um problema quando o protagonista da série é espancado e humilhado, e mesmo assim, não consegue atrair empatia ou pena de quem o assiste – eu não senti. O por quê? Pois em todos os argumentos e alegações apresentados, Julius estava certo. Talvez cruel e honesto demais, ao contrário do que seria o íntegro e aparentemente onipotente Reinhard, mas não podemos negar a veracidade de suas palavras.

Ao derrubar o garoto com a facilidade com que nós fazemos com aquele aranha que desce pela parede, o cavaleiro o rotula como alguém “irremediavelmente impotente”. Subaru, na conversa final com Emilia, afirma ter aceito a luta por ser chamado de “patético, impotente e indigno”. Cruel, mas apenas a verdade, mais uma vez. Ele é fraco e até agora não fez absolutamente nada para inverter esse panorama. Visto isso, é indigno de ser o cavaleiro principal de alguém que compete pelo trono, pois acabaria abatido rapidamente e deixaria sua protegida exposta. E pela imprudência e imbecilidade por ter se auto-declarado assistente de Lia, podemos caracterizá-lo de patético.

E tão verdade quanto o que Julius proferiu, foi o que Lia disse após: de que Barusu fez o que fez por si próprio. Inicialmente, é claro, fora pela sua amada, mas é inegável que o rapaz perdeu a noção e sanidade conforme seu rosto deformava-se pancada após pancada. Era um insano incoerente em busca de vingança e provar sua força, que é nula, no caso.

Mas não sou como Subaru. Não vou me levar pelas emoções e julgá-lo interminavelmente. O diálogo final deve ter consequências em seu destino – e espero que tenha mesmo -, e a incógnita é qual será este destino. Obviamente ele sente-se ferido e até traído por Lia, que em sua visão idealizada da garota de cabelos prateados deveria compreender seus motivos cegamente. Ver sua expectativa quebrada pela própria foi um golpe pungente, e a incapacidade de revelar a verdade assume um peso difícil de carregar sozinho. Houve uma ruptura, se esta irá aumentar ou ser reparada, veremos a seguir.

Em vista da importância desses acontecimentos, o resto foi quase irrelevante, com rápidas menções que devem ser notadas, como a semelhança entre Lia e a Bruxa, novamente posta em voga, e Felt, ah, Felt. Como é bom ver sua personalidade fogosa e imperturbável pelo preconceito alheio.

 Estou ansioso pra continuidade deste arco, mas que evoluam um pouco essa imaturidade latente do “herói” da história.

PS: QUEM POSTAR SPOILER SEM ALERTAR E DAR ESPAÇAMENTO MORRE! 

Avaliação: ★ ★  ★ ★ 

#Extras

Os figurinos foram muito inteligentes no episódio. Reparem como Subaru e Julius, rivais imediatos, possuem um vestuário de opostos tanto na reunião, quanto na batalha.


Enquanto o design de produção aqui ressalta bem a intensidade da paixão de Subaru, ao ser cercado pela cor do “amor” em sua atitude equivocada. O vermelho também pode simbolizar a violência que estas atitudes acarretarão. 

Bela arte da Novel, acredito.


A Ram da semana.

E a arte semanal.