Impressões semanais: Koutetsujou no Kabaneri #10

EITA!

versão em vídeo:

Koutetsujou no Kabaneri episódio 10

Embora nada espetacular, Kabaneri deu uma virada para melhor essa semana, com ambas as coisas que eu comentei como problema no episódio anterior sendo abordadas. Infelizmente parou por ai, já que existe um certo sadismo pela submissão dos personagens principais para o vilão nessa obra, que me faz pensar o que o diretor e roteirista tem na cabeça. Será que acham mesmo que fazer um protagonista que só se ferra e anular a heroína em seu momento de virada é boa ideia?

Primeiro tivemos foco no Ikoma para variar. Que se mostra um bom personagem na interação cotidiana e criação de estratégias. Deu até para simpatizar um pouco mais com ele que o normal no episódio. Mas infelizmente o enredo foi construindo de uma forma que ele só se dá mal.

Tem histórias que os scripts são armados para criar situações que o protagonista se saia bem, se destaque, tenha cenas cool que vão fazer o público achar eles foda. Em Kabaneri o protagonista tem superforça, mas não sabe lutar muito bem ou tem planos que geram viradas mirabolantes. E para piorar está quase sempre em desvantagem.
O resultado acaba como nesse episódio, com ele começando um plano e acabando humilhado mais uma vez. Fora perder o amigo. O que gerou uma cena meio tosca dele andando para frente a esmo em vez de usar a cabeça para notar que não iria dar certo. Ele é extremamente emotivo e fácil de atingir psicologicamente.

Olha o Araki plagiando seu anime anterior.

Ele vai voltar? Com certeza, a lamina entrou abaixo do coração (ele tá no preview do ep que vem também). Mas se ele já não era muito útil com 2 braços imagino o que vai fazer com apenas 1.

Mumei também tentou fazer algo. A menina pelo menos se revoltou com a situação dos seus amigos e desobedeceu seu adorado lider. O resultado porem demonstra novamente a falta de tato do roteirista e diretor, que logo depois disso entram com o famoso plot da “lavagem cerebral”, transformando uma personagem que poderia crescer e fazer bem mais antes do fim em um boneco recebendo ordens.

Se a primeira metade do anime fazia as pessoas gostarem da Mumei a segunda é basicamente o enterro dela, porque mesmo quando ela tenta voltar a fazer algo é bloqueada pelo roteirista. Não entendo o que o diretor e ele tem na cabeça destruindo e humilhando tanto os dois protagonistas nessa parte 2 do anime.

Ainda assim, um episódio melhor que o anterior em geral, e como sempre digo, ainda fiel a sua proposta de uma trama movimentada. Mais 2 episódios e ainda estou curioso para saber como vão se livrar dos Kabanes, curar a Mumei e salvar o que restou do mundo do maluco do BIBA-SAMA. Que só quer vingança contra o pai mesmo, e não liga de sacrificar o mundo todo pra isso.

Avaliação: ★   ★ ★ (+)
Extras

Pobre Mumei, nem quando ela tenta deixam a coitada se sobressair nessa parte 2.
Gosto desse personagem. Tomara que ele termine feliz com a maquinista marombada que ele gosta.