Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 #21


Pensei, pensei, mas fica difícil elaborar algo muito eloquente e interessante sobre a primeira metade deste episódio de AssClass. A relação entre a classe e Koro não carece mais de explicação e profundidade alguma, ainda mais após o esforço que fizeram pra conseguir alguma chance de salvá-lo ao invés do contrário. E os minutos iniciais foram justamente mais uma amostra do grande carinho nutrido entre mestre e aprendizes, com as frequentemente exageradas atitudes calorosas do polvo para constrangimento total da 3-E.

O que parecia ser um slide of life enche linguiça – algo alarmante tendo em vista a proximidade que estamos do fim do anime -, para então enveredar numa talvez última missão dos alunos, desta vez para salvarem seu tutor, o que ressalta a maturidade em que estas crianças chegaram, e lembrem-se que estão apenas para entrar no ensino médio.

Apesar de tudo, todo o elaborado e grandioso plano para destruir Koro – que finalmente teve sua identidade levada a público, o que serviu como arma para a mídia subverter toda a verdade da forma mais conveniente e sensacionalista possível, o que é uma crítica e tanto – possui uma falha central: todo mundo sabia que ele não morreria no capítulo 21, dã. Claro que é um artifício para explorar os estudantes, sua evolução e união em prol de um objetivo em comum, o contraste de quando entraram em disputa pra decidir o que fazer com o Sensei, por isso também vemos Karasuma delegar a responsabilidade total aos pequenos, mas não deixa de soar desnecessário.

E um exemplo do amadurecimento que comentei, está em Nagisa. O garoto, com sua aparência frágil mas instinto Kuroko para assassinatos, já revelou seu desejo de tornar-se professor, e sua paciência é vista no momento em que acalma a garota de cabelos rosa da creche. Quer dizer, a cena foi totalmente aleatória no contexto, mas serve pra explanar o bom character development.

É um episódio de transição, e o destaque vai mesmo para a sequência final, que serve de cliffhanger, mas também é isoladamente tocante e bem construída, com a troca de olhares entre Nagisa e Karma, em entendimento mútuo mesmo sem usar palavras, tamanha sua empatia, e a emocionante e esperançosa trilha sonora de fundo, que preenche bem o que vemos em tela e expõe os sentimentos dos alunos, de revolta para o que querem fazer com Koro, mas acima de tudo, confiança nas habilidades adquiridas de seu treinamento e que conseguirão, sim, resgatar o molusco humanoide.

Avaliação: ★ ★  ★ ★ 

#Extras

Um desenho simples, mas lindo que achei no tumblr.
Hauhsuasuausuasuasu.