Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 #24

Parabéns pela sua graduação!

Ansatsu Kyoushitsu nunca foi um anime de ação. Apesar de ter seus momentos, o grande trunfo da obra foi como conseguiu, através de suas tramas e confrontos, discutir temas sociais. Por vezes excessivamente didática, mas ainda sim seria teimosia negar o conteúdo aproveitável no roteiro, e quando um mecanismo de entretenimento se dispõe a ir além da diversão, ao menos este mérito ninguém lhe pode tirar.

Levando em conta essa proposta, é compreensível e coerente que os últimos 48 minutos que passaremos com a 3-E e seus mentores não serão um clímax intenso recheado de cliffhangers ou plot-twists, e sim um sensível adeus que antecederá a continuidade do processo de maturação de todos os envolvidos.

Passados os transtornos gerados anteriormente, os estudantes tiveram de enfrentar agora seu maior desafio: matar seu sensei ou não. Apesar de ter dito na review do episódio 23 que o único final aceitável pelo que AssClass construiu seria a morte de Koro, a execução da cena excedeu expectativas e gerou o momento mais emocionante nestas 46 semanas. Seria fácil cair totalmente no melodrama e usar do comportamento de manadas para extrair lágrimas do público juntamente às expelidas pelos personagens, mas felizmente, ainda que esporadicamente haja um início de excessos, o adeus do polvo amarelo soou digno e bonito. Sensível, mas não apelativo, e dificilmente veremos outro anime nos manter imersos por 12 minutos numa chamada escolar.

É simbólico que quando sugerida a possibilidade de pouparem Koro, os três que resolveram assumir a responsabilidade do assassinato tenham sido os alunos que outrora representaram pensamentos extremamente diferentes entre si, pois agora a 3-E estava, acima de tudo, em uníssono. Por mais cruel que possa parecer o ato que estavam para cometer, era a atitude certa, como Koro deixou claro e fez questão de incutir em Nagisa. Matar alguém é considerada a atrocidade maior, mas o que fora feito ali foi muito mais uma libertação do que um “pecado”. A redenção do ex-assassino estaria completa apenas com tal ato, e assim o foi. Agora, juntou-se ao cosmo em conjunto com aquela qual teve o amor privado.

Uma cena lenta, mas bonita e com uma trilha sonora pontuada pelos sempre eficientes instrumentos clássicos (piano e violino). Nossos últimos segundos com o mestre foram, também, os mais emocionantes. O adeus de um dos personagens mais emblemáticos dessa arte que é a animação japonesa. 

Com isso, Ansatsu fecha seu ciclo sem pontas soltas e os envolvidos podem dar-se ao luxo de sentir orgulho e satisfação por terem se mantido sempre fiéis em sua abordagem ao mesmo tempo em que a desenvolveram para agregar e acrescentar mensagens válidas, principalmente aos pequenos que são o público alvo.

Avaliação: ★ ★   ★ 

#Extras

Sempre otimista. Koro anexou-se ao céu.