Impressões semanais: Re:Zero #09

Porque Gatos > Cachorros.

Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #09


Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, há um diálogo onde Hermione diz para Rony que os Egípcios veneravam os gatos. A razão para isso, era a aptidão dos felinos em combater a praga dos ratos. O mundo de Re é, aparentemente, atemporal, e apesar de se assemelhar a representações medievais, não podemos avaliar o estado higiênico do local. Entretanto, após esse episódio, fica claro que adorar bichanos, para aquele povo, seria um hábito mais saudável do que o fazer com os “melhores amigos do homem”.
Em alguma review passada, li rapidamente um comentário de alguém que suspeitava que a culpa pela maldição fosse do cão. Desejo parabenizar essa pessoa – parabéns, pessoa! -, pela perspicácia de sua adivinhação. Minhas duvidas estavam, e de certa forma ainda estão  culpa de Stephen King, talvez – , no palhaço misterioso que partiu em aventuras obscuras desta vez. 
A pergunta de quem é o xamã permanece, pois o rei da cachorrada era outro canino, apenas menor e dourado, e creio que tenha alguém por trás de todos, tipo o Kakashi e sua trupe de caça. E além desta, podemos incluir na crescente lista de incógnitas quem são, afinal, Rem e Ram. A garota do cabelo azul, que já havia mostrado seu poder previamente, aumenta as questões acerca da verdadeira força das empregadas, já que sua irmã se mostrou disposta e confiante em enfrentar Beatrice algumas semanas atrás, e Rem agora inclui em seu repertório a capacidade de ser possuída – e conjurar clavas no vácuo. Se é uma maldição, dom de nascença, algo referente a sua raça – não sabemos se são humanas, e a personalidade fria e quase autista de ambas fomentam o debate -, apenas o futuro nos dirá. Dissertem.
A cena em que Rem revela sua natureza é surpreendente no contexto do anime, já que a tragédia parece tão natural neste universo que não seria absurdo assumir sua morte, e logo, um provável suicídio 2.0 para expor o quão ferrado é o destino de Barusu Subaru. Entretanto, não escondem os erros da batalha em si. A atmosfera era soturna e claustrofóbica, mas a ameaça dos cães perde impacto com a facilidade com que nosso protagonista e sua auxiliar megapower os derrotaram. O maior perigo e responsável pela transformação foi o deslizamento, que apesar de ser provocado pelos dogs – tá difícil não repetir palavras – sabotam o amedrontamento físico das criaturas. Ao menos pra mim.

Rem e Subaru parecem, neste momento, muito mais próximos do que ele e Emilia.

No que antecede a metade agitada do episódio, pela primeira vez me frustrei com Emilia e terei de concordar com aqueles que exigem pra já um maior desenvolvimento da mesma. E aos que a difamaram pela alcunha de “garota de igreja”, têm a satisfação de vê-la basicamente dar sua benção na partida do garoto, garantindo-lhe uma segurança tão falsa quanto os agasalhos GAP que seu colega de classe usa. Está na hora do casal principal embarcar em novos perigos juntos, para não decepcionar os shippadores de plantão. Reparem que essa timidez de mostrarem pouco da personagem é prejudicial, pois tem-se a impressão que Subaru sente-se mais a vontade e apresenta mais química com tantos outros moradores da mansão. Não devem confundir excesso de exposição com um desenvolvimento vago.

A semi-fada pouco deu as caras, e quando o fez, foi inútil, ao menos nossa Loli de pupilas nonsense rendeu uma tirada auto-irônica do roteiro: “o momento Beako”, como o próprio Subaru descreveu. A relação entre os dois é inusitada e a cumplicidade que dividem deverá render ótimos momentos até o término de Re.

E se anteriormente destaquei como nosso herói fugia do clichê ao se mostrar frágil, aqui ele rendeu-se ao estereótipo do corajoso frangote altruísta. E como bravura é um quase sinônimo de estupidez, talvez sua atitude tenha causado uma catástrofe. Entendo o ato como necessário para o andamento da trama, mas tenho ressalvas quanto a maneira de sua condução. 

Continuo apegado ao mundo e indivíduos da obra, assim como um bocado intrigado com tantos mistérios em aberto. Só espero que não seja mais um da escola Lost, onde o final é soterrado pelo excesso de respostas requeridas, sem jamais conseguir saná-las. Uma delas certamente veremos daqui 7 dias: ele morreu de novo?! 
IMPORTANTE: Se forem soltar algum Spoiler, iniciem a frase com um “SPOILER!” em caps mesmo, e antes do texto em si, deixem um espaçamento de no mínimo duas linhas.
Avaliação: ★ ★  ★ ★ (+)

#Extras:

Reverendo Emilia.

Esses rinocerontes de hoje em dia não são fáceis.

Fanart da semana.

Mas Carlos, não vai ter sessão QUE MULHER! essa semana? Não! E se disserem que é culpa minha qualquer transtorno na transmissão da obra, bem, talvez seja.