Impressões Semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 #20

A calmaria que antecede a tempestade.

Um episódio leve e diferente do que AssClass apresentou ultimamente, o que pra mim é uma mudança muito bem-vinda, pois estava saturado pelos constantes excessos anteriores, algo que presenciaram nas reviews.

Nessa intensa corrida rumo ao do plano final para Koro-sensei, por vezes esquecemos que os alunos da classe 3-E ainda são adolescentes do ensino fundamental, com toda uma vida repleta de escolhas e desafios pessoalmente tão relevantes quanto os que enfrentam agora, consideradas as devidas proporções. Cada jovem ali apresenta suas peculiaridades, umas bem retratadas no decorrer do anime e outras nem tanto, e de certa forma, é sábio focar naqueles que já possuem nossa empatia ou ao menos personalidade definida pra abordar esse tema sobre o futuro.

Nagisa provavelmente vai seguir o caminho do polvo amarelo, mas não o de um assassino, e sim tornar-se um sensei. O garoto é talvez o mais próximo que tenhamos de um protagonista central aqui. Começou como uma criança frágil e complacente para virar um líder nato, forte, destemido e tantos outros adjetivos, uma verdadeira história de superação destas tantas intrínsecas á na obra criada por Yuusei.

A plot do dia dos namorados serviu apenas de fundo para o que se assemelha muito a uma conclusão de pensamentos dos personagens, como se fosse a fatídica transição para a chegada do arco de encerramento, o que fica implícito no diálogo de Karasuma e a imagem que vemos a seguir do já clássico “infalível plano final”.

A maioria das relações apresentadas já são óbvias, como Nagisa e Kayano, a dupla das armas. Outras soam mais hipotéticas, como Karma e Rio, cúmplices em sua malignidade infantil, e Bitch-sensei com Karasuma, ainda que esses ainda não tenham, teoricamente, nada concreto, o que obviamente deve mudar com covite subjetivo do homem para morarem juntos. É o planejamento futuro dando as caras novamente. Após Ansatsu, há uma vida os esperando, a não ser que o mundo acabe, o que deve ser improvável por toda a mensagem otimista construída até aqui em Ansatsu.

O mini-arco de Koro foi outro que me chamou muito a atenção. Não apenas as gags de apoio a Nagisa ou a questionável perversão para com uma mulher morta O.O, mas principalmente a íntima troca de palavras com Gakuhou, muito além do maniqueismo (a divisão óbvia de bem e mal, sem complexidade ou ambiguidade no personagem, como se fosse criado pra ser odiado) sempre presente quando o filho do diretor entra em conflito com a 3-E. Transmitiu até uma certa melancolia, como se fosse um final de temporada.

5 semanas nos separam do final desta trama que nos prendeu por tanto tempo. Que seja digno.

Avaliação: ★ ★  ★ 



#Extras


( ͡° ͜ʖ ͡°)