Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu #16 e Re: Zero #05

Ansatsu Kyoushitsu #16

Esse foi direto nos feelings, e com força!

Pra alguns pode parecer óbvio que Koro é, afinal, inocente de todas as acusações apontadas para si, mas eu realmente achei que o mesmo era responsável pela destruição da lua e a morte da enfermeira, só que de forma indireta, controlado pelos tentáculos, como Kaede estava sendo, ou pelo doutor malévolo do laboratório. A explicação do porquê um rato estava na superfície lunar é um mistério, mas relevemos.

A verdade é que este episódio teve uma cara de pré-season finale que acho difícil que o próprio 24 vá apresentar – espero estar errado -, com toda essa melancolia sobre o passado e futuro de Koro, as justificativas de suas ações e finalmente, o surgimento da duvida entre os alunos: devemos mesmo matar o polvo, não há uma forma de salvá-lo?! Claro que até então, elas assumiam que o sensei era responsável pela destruição de nosso satélite natural e em breve, de nosso planeta, mas a personalidade do mesmo e toda a importância que teve nas reviravoltas da vida dos estudantes já deveria ter catapultado a chama do pensamento nas cabeças pensantes dos jovens. Antes tarde do que nunca…

Ansatsu sempre trabalhou bem o fator drama, mas nunca de maneira tão sensível quanto os momentos trocados entre o então Reaper e a enfermeira que provocou a mudança de seu caráter. A trilha sonora suave e triste de fundo construiu bem o clima de tragédia, que foi uma pena ter acontecido, mas também bom por fugir um pouco do roteiro sempre utópico que AssClass costuma tomar. A morte da mulher foi extremamente injusta e revoltante, sem contar que sua vida já era uma constante sucessão de abusos e humilhação, aí a identificação trocada entre ela e Koro. Mesmo tendo aparecido em apenas dois episódios, o modo de agir da enfermeira me tocou profundamente, provocou uma empatia que muitos personagens não conseguem em 700 capítulos (indireta pra Sakura) e logo, senti bastante sua morte, algo notável já que seu destino era sabido previamente.

O final foi mais leve e descontraído, flertando entre Kaede e Nagisa – vamos ser amigos para sempre, foi o que ela disse. Será?! -, mas nada apaga o que tenha sido, talvez, o mais dramático arco do anime. Restam 9 semanas do que promete ser um final bem, bem emocionante.

Avaliação: ★ ★   

Re: Zero #05


Se vocês recordam bem, semana passada comentei como não compartilho da opinião geral sobre o protagonista Subaru. Vi que vários concordaram comigo nos comentários, assim como o contrário. Nesse quinto capítulo, tivemos argumentos que justificam ambos os lados.

Primeiro que me identifico com sua personalidade e gosto de ver um personagem com ambições menores, um certo desinteresse e comodidade com a vida que leva. Notem que isso desenvolve sua personalidade, pois reforça como o mesmo estava preso e insatisfeito com sua vida anterior. A realidade nova é suficientemente boa para ele, não precisa ser nada além.

Porém, pela primeira vez, uma atitude sua me pareceu burra, bem burra. Por que diabos ele não comentou com NINGUÉM a situação qual passou? Já é a quarta vez que ele revive e ainda não comentou com absolutamente nenhum companheiro de tela. Não vejo sentido, além de que manter segredos é um fator que impossibilita ainda mais a relação que Subaru obviamente almeja ter com Emilia. Mais do que nunca, o garoto foi mostrado pensando nela, além das já notórias vezes em que usou seu nome para não imaginar as gêmeas moe como figuras românticas. Não posso culpá-lo por se apaixonar pela semi-elfa, mas poderia se ajudar um pouco mais.

O episódio pré-créditos não teve grande acréscimo à trama, mas serviu para eu agora ter a plena certeza de como estou envolvido com a obra. Me diverti e aproveitei cada minuto. É aquela sensação boa e prazerosa de passar um tempo com boa companhia. Nesse caso, de Subaru, as adoráveis empregas e Emilia – a garota loira e o palhaço ainda estão muito obscuros. A química entre o herói e as empregadinhas é muito boa, e o modo de agir frio delas, em contraponto ao caloroso garoto, funciona bem como alivio cômico.

O clima foi tão leve e good vibe, que já havia esquecido que nosso protagonista havia morrido misteriosamente no quarto capítulo de sua história, e então a cena pós encerramento foi um verdadeiro choque de realidade ao que o anime apresentou previamente. Um gore que é basicamente o que ainda esperamos de Mayoiga. Eu não gosto de cliffhangers frequentes, acho covarde, mas estaria mentindo se contasse que não me deixou muito curioso, ainda mais quando Subaru viu o seu próprio braço – ao menos é o que parece – sobre a luminária.

Mais mistério deixado no ar.

Avaliação: ★ ★  ★ ★ (+)


#Extras

Que cena linda, barbaridade!

Mais uma potencial Waifu.
Sessão QUE MULHER! da semana.


“Deixa um cara bem nervoso quando você não acaba suas frases”. Quem nunca passou por isso?!

Ps: por favor, não me mandem spoilers pelo twitter. Podem me seguir, interagir. Vou responder a todos com imenso prazer, como já fiz com uns, mas nunca, jamais soltem algum acontecimento ou print de um episódio, mesmo que seja de um anime que estou resenhando, pois posso ainda não tê-lo visto. Digo isso pois recebi um print do cliffhanger de Re;Zero neste domingo, e apesar de não ter me entregado a cena como um todo, serve de alerta para precaver estragos futuros.

Tenham uma boa semana!