Resumo/Spoilers do final da novel de Sakurasou no Pet no Kanojo

Vocês pediram uma descrição mais completa de como a novel terminou comparado aquela que fiz de um parágrafo em um post de LN a alguns anos. Então está ai.

Versão em vídeo (tem uns extras comparado ao post):

Versão escrita:

O anime de Sakurasou (review) adaptou até o volume 6. No volume 7 não acontece nada de tão relevante, mas no final do volume 8, o protagonista, Sorata se declara para Mashiro. Ela, já mais madura comparado a parte que o anime terminou, aceita, e os dois começam a namorar.
Nanami, que era a rival romântica no triângulo, é obrigada a sair do dormitório no início do volume 9, logo depois do protagonista se declarar para Mashiro. Ela já tinha o apoio financeiro dos pais e quando o colégio descobriu isso mandou ele sair do dormitório especial de Sakurasou e ir para um normal.
No final do volume 9 Mashiro e Sorata finalmente dormem junto. Sim, eles chegam aos “finalmentes” (tem uma imagem extra disso na versão em vídeo). Não detalham a cena obviamente, mas deixam bem claro na manhã seguinte com os diálogos de quando eles acordam juntos. No volume 10 entretanto, depois de algumas brigas, eles decidem se separar, porque o protagonista não consegue lhe dar com a constante comparação entre os dois na vida profissional. 
Depois disso temos uma passagem de tempo de 4 anos. Sorata encontra a Machiro de novo, se declara para ela novamente, e os dois mais maduros, e bem sucedidos em suas vidas profissionais (Mashiro virou uma mangaka super popular e o Sorata esta “ok”), acham que dessa vez vão conseguir lhe dar com os problemas que os separaram no passado. No volume extra, 10.5, que veio depois, eles estão para se casar. Final feliz.
-Quando aos outros, Jin e Misaki continuaram casados e felizes mesmo depois da passagem de tempo de 4 anos.
Nanami supera ter sido rejeitada (até corta o cabelo por isso), e consegue se dar bem na vida profissional de dubladora. Depois do intervalo de 4 anos ela já está recebendo alguns papeis.
Rita continua perseguindo Ryuunosuke, mas a relação deles não progrediu, mesmo depois de 4 anos, infelizmente.
E é isso, esses são os spoilers mais relevantes do final da novel. Comparado a várias que já vi até que foi um final bem feliz no geral. Da minha parte eu gostava da Mashiro e da Nanami, então pra mim qualquer uma que ganhasse eu ficaria feliz.

E vocês, gostaram? Acho que é um final bem satisfatório comparado a tantos ruins ou em aberto que temos por ai em novels e mangás.

Relacionado: