Impressões semanais: Gate #22 e Haikyuu 2 #23

GATE episódio #22

E finalmente chegamos ao climax final desse arco. Pina na ***** e o exército se mobilizando para virar o império do avesso. 

Não que muito disso seja empolgante. A obra já criou uma supremacia tão grande para com o exército, que dá até desanimo pensar que eles vão chegar no episódio que vem e por tudo abaixo com extrema facilidade.

Voltamos ao problema da má vontade do autor em tentar criar um uso mais eficaz de magia para combater o exército, de forma a tornar as batalhas mais complicadas para eles.
Mas menos não ocorreu o que eu pensei, e o exército não partiu em resgate ao secretário de relações nesse episódio. Quem teve que segurar as pontas foi o exército particular da Pina mesmo.

De qualquer forma, a situação do assassino da maga ainda está pendente, apesar de ter me surpreendido com aquela serva da pina sendo enganada. Fiquei meio WTF com a cena na hora.
Mas admito que não consigo sentir tensão alguma com aquela trama, porque em Gate qualquer um dos protagonistas morrer parece quase impossível. Tem lá seus gore, mas a essência ainda é de uma obra leve, ao menos no que tange o elenco principal.

Avaliação: ★   ★ ★ (+)  
Bônus

Haikyuu episódio #23

Curioso que ao ser sensato, ou diria realista, com tudo que fez até aqui, o autor em parte matou um pouco da empolgação que tínhamos com os jogos da S1. Na S1 os jogos eram tão emocionantes porque eles quase sempre ganhavam por pouco, ou então não ganhavam. Eles eram um time imaturo afinal, mesmo que com dois novos membros fazendo a diferença.

Nessa temporada eles estão muito melhores, uma evolução natural gerada pelo esforço conjunto do time e aperfeiçoamento com o tempo. Isso, no entanto, tirou um pouco da empolgação de muitos jogos.

Tirando o arco treino, todos os times que eles enfrentaram eram inferiores. E mesmo o Aoba, está pau a pau. O autor tem até se esforçado para gerar desafios através do novo jogador do Aoba, o loiro enfezado. E inclusive desenvolveu ele nesse episódio, o deixando mais eficaz ainda. Mas não é o bastante para causar real desespero no telespectador, como a S1 conseguiu.

Essa segunda temporada está com certeza boa como história, mas em termos de adrenalina e desespero nem tanto. E sem o desespero, aquela vitoria suada, os jogos não tem a mesma graça.

Não posso, no entanto, reclamar que isso não é realista, já que a evolução do time era algo natural, e mostrar eles tendo dificuldade com outros times que enfrentaram antes depois de evoluir tanto seria errado.

De qualquer forma, Haikyuu continua um excelente anime de esporte, só está faltando um desafio maior para esse time, que realmente deixe ele no desespero. E eu estou curtindo cada episódio. Mas não tanto quanto o episódio 17 da S1, ou o emocionante final do 23 da S1. Sinto falta daquela trilha sonora e emoção que ainda não tive com essa season 2. A S1 eu tenho umas 3 partidas que lembro ter ficado emocionado, mas essa temporada ainda não conseguiu isso em nenhum episódio.

Extras

Eu pensei que essa coelha iria ser humanizada em determinado momento. Mas acho que já passamos desse ponto. Ele deve morrer em breve, eu suponho.

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Gate