Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 e Musaigen no Phantom World #12

Ansatsu Kyoushitsu 2 #12

Apesar de ainda faltarem 13 episódios, já sinto um tom melancólico de despedida surgindo em AssClass. O final dos exames, o debate dos alunos sobre seu futuro na universidade, a proximidade do final do ano letivo e consequentemente, do prazo pro assassinato de Koro-sensei. O período de tempo compreendido nas próximas semanas será bem mais curta do que os outros 34 episódios, então acho que vem algo intenso por aí.

Achei bacana os alunos terem conseguido ficar no Top 50 com naturalidade e sem imposição de Koro, ainda que meio idealizado demais, mas enfim, o anime já deixou claro seu moralismo excessivo, e a superação final dos rejeitados e desprezados membros da classe E-3 era apenas questão de tempo.

O que tem realmente ganhado destaque é o confronto os Asanos, pai e filho. Aos que leem o mangá, não soltem spoilers nos comentários, mas tive um insight de que será Gakushuu quem decidirá o futuro de Gakuhou, seja este a prisão, a loucura ou whatever (acho morte fora de questão, mesmo o nome Assassination estar grifado no título da obra).

AssClass me instiga pela sua imprevisibilidade, pois mesmo que seja óbvio que Koro escapará dessa roleta russa peculiar do diretor, não consigo ter uma certeza do que ocorrerá a seguir, e é esse, afinal, um de seus principais méritos: manter sua trama uma incógnita, mesmo que esteja tão próxima do fim.

Avaliação: ★ ★  ★ 


Musaigen no Phantom World #12

Normalmente, eu faria a review de Ansatsu, e depois – ao menos nas últimas semanas -, viria, a contragosto, escrever sobre Musaigen. Heis que nesta semana, gostei TANTO do episódio, que vim direto pra Musaigen, pra não deixar passar tudo que passou pela minha cabeça durante sua duração.

Só a introdução inicial, normalmente irrelevante e massante, aborda um tema interessante e com importância para a trama: de onde vêm os Phantoms? Não que a resposta seja explanada plenamente, mas associar sua origem a psicologia é condizente com o que o anime apresentou até agora. Quase todos os personagens tiveram enfermos e frustrações do passado como gatilho para interferência de Phantoms.

A nova Phantom – Enigma – também dá de dez nos outros já apresentados. Até agora havíamos visto representações mais cômicas e toscas das criaturas, como postes, um macaco gigante, ursos e outras bizarrices, e é um alívio ver finalmente uma antagonista realmente ameaçadora, pra não comentar o visual à lá Matrix. E o mais fantástico: FINALMENTE um arco duplo, e que promete um embate promissor, já que agora os protagonistas estão muito mais maduros e poderosos que estavam no começo de sua mini-Guilda, como mostrado na seu entrosamento ao derrotar o Phantom no começo do capítulo.

Ainda jogaram informações sobre o dispositivo encontrado lá no 2º episódio, mas se este terá ou não importância para o enredo, não me arrisco a premeditar. Só digo que seria estranho caso não, tamanho os destaque que deram para o aparelho na primeira metade da temporada, para depois simplesmente esquecê-lo ou tornar sua existência algo banal.

Ainda assim, um episódio muito acima da média. A pergunta é: por que não fizeram isso antes? Ao menos outros dois ou três arcos estendidos desses, e não apenas agora, nas suas duas últimas semanas. De qualquer forma, finalmente me empolguei novamente com o anime, e inacreditavelmente, estou ansioso por seu desfecho. Que não decepcione.

Avaliação: ★ ★