Impressões finais e Review: Haikyuu 2

Haikyuu 2 episódio #25

Final normal, com uma leve reflexão e eles encarando os novos adversários. Não tem muito o que dizer, fora o fato de que a lado perdedor é sempre mais interessante de olhar. Na S1 o episódios final foi super impactante porque são 20 minutos vendo eles tentando lidar com a derrota. Aqui não tem isso. 

Mas foi um bom episódio de transição ao próximo jogo de qualquer forma. Haikyuu foi extremamente estável durante toda temporada. Tem com certeza episódios melhores que outros, mas nenhum foi mediano, todo foram bons, alguns muitos bons e um deles excelente.

Avaliação: ★    ★   
Review completo

Haikyuu 2 não é tão bom quanto o primeiro. A primeiro divide melhor os desenvolvimentos, dramas e jogos. Na segunda temporada são 12 episódios de drama e desenvolvimento, sem jogos (alguns segundos de partidas não contam). O que pode tornar a experiencia um pouco cansativa, mesmo que nenhum episódio seja ruim. O desenvolvimento é bom e necessário, mas a forma que o autor encontrou para fazer isso pausando os jogos por tantos episódios, só mostrando desenvolvimento e drama, não ficou muito boa no anime, principalmente se você comparar a S1, balanceava bem isso.

E emoção volta na parte 2, aonde você te um jogo em cima do outro, o que é ótimo. Toda aquele desenvolvimento da primeira parte começa a gerar frutos, e você começa a notar ainda mais a progressão do time em relação ao passado. Nenhum jogo é tão empolgante como a maioria da S1 no entanto, já que o time está muito forte para gerar aquele sensação de desespero e quase derrota em muitas partidas que tínhamos na S1. É realista, mas não deixa de matar um pouco a empolgação com os jogos.

No final, felizmente, o último jogo entrega novamente a emoção que sentimos na primeira temporada. A partida final dessa season tem um desfecho super empolgante, digno do último jogo da S1. E o melhor, ainda não é a partida final do campeonato, que só veremos na S3.

A parte técnica da S2 está ainda melhor em termos de animação. Menos erros de design e muita animação fluida, mesmo que muito disso sejam cortes reutilizados. A direção continua super competente, mas a trilha sonora decai um pouco em comparação a S1, quando tenta sem sucesso variar mais e fazer mixes da trilha da S1, ao invés de usar a mesma OST.

No fim a S2 é uma experiencia abaixo da primeira temporada, para qual dei 10 com grande prazer. Mas ainda assim continua um ótimo anime, que sim, vale muito apena ser assistido. Principalmente para quem deseja ver animes de exporte pé no chão, sem treinos mágicos e exageros físicos.

Direção: 10/10
Roteiro: 8/10
Animação: 9/10
Trilha Sonora: 8/10
Entretenimento: 9/10
Nota final: 9/10


Extras

Uma das melhores coisas da S2 acabou sendo a nova manager. Muito mais expressiva e participativa que a primeira.

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Haikyuu