Previsão de vendas – Temporada de Inverno 2016

5 anos acompanhando previsões e nunca vi nada como essa temporada….


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
15,000 – 20,000
10,000 – 15,000
5,000 – 10,000
Konosuba
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
6 a 7k
KonoSuba
2
4 a 5k
Durarara X2 P3
3
3 a 4k
Gate 2
4
3 a 4k
Prince of Stride
5
2.5 a 3.5k
BokuMachi
6
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários:

Konosuba começou parecendo que ia ficar só no “seu pagou” com média de 3k. Ao longo dos episódios no entanto, ele foi subindo no ranking da pre-venda, com mais e mais pessoas (que compram BD) se interessando pela obra. Ele estava variando entre 4.5 e 5.5k quando surgiu um anuncio de jogo de brinde que catapultou as vendas dele ainda mais, para previsões próximas a 7k. Isso, no entanto, não é bom. É preferível saber as vendas da obra sem brinde do que com, porque só um volume tem esse brinde. Ou seja, teremos que esperar o volume 2 para ver quanto a obra vai vender de fato. Ainda assim, é bizarro o bastante que a obra que vai mais vender nessa temporada tenha valores tão baixos. É a primeira temporada nos últimos 6 anos que não temos nada com pelo menos 8 a 10k. 


Durarara X2 P3 vai vender razoavelmente bem no volume 1 por causa de seu ticket de evento, como acontece em toda temporada. Depois do volume 1 a obra vai despencar em mais de 50% do valor inicial, ficando pelos 2k. Gate vai ter uma queda comparado a parte 1 como como é de costume. Ele vendeu um pouco mais que a previsão na S1 no entanto, então pode acontecer nessa também.


Prince of Stride atrai fujoshis, então pode vender mais que o previsto. Mas fora isso, está no “se pagou” por enquanto (o que não quer dizer muito se as fujoshis só estiverem interessadas no ticket de evento do volume 1. BokuMachi está entre o se pagou e o prejuízo leve desde que a temporada começou.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão de 2000 para baixo)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos a melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Ok, e temos aqui a temporada com as piores vendas já vistas desde 2010. Os japas “pagantes” não gostaram de praticamente nada essa temporada. 

E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 16/02/2016, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.