Impressões semanais: Gate #17 e Haikyuu 2 #18

GATE episódio #17

Não esperava que fossem encerrar o climax desse arco no mesmo episódio em que ele começou. É difícil entender a lógica com a qual Gate está sendo adaptado. A season 1 é lenta demais e deixa coisas que deveria cortar, e a Season 2 parece que inverteu o processo depois dos primeiros episódios. Olhem só:
-LN 1 (5 episódios)
-LN 2 (5 episódios)
-LN 3 (5 episódios)
-LN 4 (2 episódios). 

Por que diabos adaptaram a LN 4 em 2 episódios e deram 5 para cada uma das outras? Eu fui ler o mangá para comparar e cortaram algumas partes importantes (o mangá apesar de apelar demais no gore e choque visual é bem melhor que o anime por sinal). Nesse cortaram algumas partes que deixariam o desenvolvimento da elfa, enquanto não muito melhor, ao menos mais lógico. E no episódio passado cortaram toda a história da assassina . Não dá pra entender. Parece que o roteirista só foi descobrir que estava sem tempo depois do começo da season 2, ai resolveu rushar até o livro 6 cortando tudo que conseguia. 

Bem, deixando isso de lado, vamos falar do que o anime mostrou:

Esse foi de longe o primeiro combate com tensão em Gate. O dragão em CG não soa tão natural, é fato, mas já vi muito piores, então prefiro não reclamar muito. As coisas saindo errado e eles tendo que improvisar é o básico de um bom climax, e nesse aspecto a batalha estava boa, a tensão existia. Só dou um certo demérito para a OST que estava soando muito aventura/fantasia leve, faltando timbres mais pesados que dessem a sensação de urgência e desespero que o combate pedia. A cena final do raio caindo é a que mais notei isso.

Mas se acertaram na maioria da batalha o desenvolvimento da elfa foi horrível. O encaixe das cenas é meio sem sentido. A elfa se dá conta que o pai morreu, se desespera, a elfa apoia ela, e fica por isso mesmo, mas ela parece ao menos ter voltado a realidade. No final ela se desespera falando que o pai/Itami iria morrer, novamente esquecendo que ele já morreu (por que?), invoca uma magia bem apelona (porque o povo dela não usou isso contra o dragão?), e no fim aparece curada, sabendo que o pai morrendo e estando bem com isso.

Não teve trabalho psicológico, uma estruturação de pensamentos com OST dramática ao fundo, nada, ela grita achando que o Itami é o pai dela, e segundos depois quando sai da caverna teve o seu trauma resolvido e para de encarar o Itami como pai, sem mais nem menos. Quem como eu ansiava por algo mais bem trabalhado ficou só na decepção.

Outro aspecto estranho é que o arco é da elfa, mas quem brilhou foi a Rory e a maga Loli, o autor pensou nisso direito? A Maga invocando o gate of babilon controlando espadas ficou muito legal, assim como o plot twist do contrato da Rory com o Itami, não esperava nada daquilo, e ser surpreendido é sempre bom. Mas de novo, ele cria um arco para a elfa e dá os holofotes do climax para as 2 outras garotas…….

O final parecendo que o dragão era só o aperitivo de uma batalha ainda maior me animou, mas ai chegou o exercito e fez o que sempre faz, acaba com a batalha em 5 segundos. No mangá aquela parte é maior e melhor, vale dizer, o anime tá rushado demais. Essa LN 4 precisava de pelo menos uns 3 episódios para ficar melhor adaptada.

Por fim ficou um sentimento misto. Das batalhas até agora essa foi de longe a melhor. Por outro lado, o desenvolvimento da elfa, que era o que eu mais esperava, ficou bem fraco. Ela foi uma personagem fraca que ficou sendo tratada igual criança e acabou voltando ao normal sem o devido trabalho psicológico que a personagem deveria ter para isso (mostrar o ponto de vista dela, ela refletindo no que fez até ali, tomando uma resolução, etc, não tivemos nada disso). Agora é ver o que o próximo arco nos reserva. Tomara que tomem decisões melhores do que cortar e não cortar, porque as desses últimos 2 episódios foram péssimas.

Avaliação: ★   ★ ★ (+)

Bônus

Haikyuu episódio #17

E terminou mais uma partida. Meio esperado o resultado, mas ainda assim gostei de terem trabalhado o capitão do time e seu futuro substituto pra variar. Hinata também vem mostrando uma boa evolução e parando de depender tanto o Kajeyama, o que é ótimo de ver. Evolução gradual assim é algo raro de acompanhar.

O time adversário não ter um drama para ser superado foi outra grata surpresa. Eles eram só um time de amigos que queria ganhar, e o capitão admirava o pequeno gigante, assim como o protagonista.

Bom mini arco no geral. No fim meu contra fica mais para a falta de emoção desse jogo. Quer dizer, a segunda parte da season 1 teve jogos super emocionantes e trilha sonora emocional épica por trás, mas nessa season não tivemos 1 jogo sequer assim.

Extras

Ok, depois desse episódio eu me rendo, Rory é a best waifu de Gate mesmo. Tinha esperança que a elfa fosse melhorar nesse arco, mas a Rory deu um banho nela fazendo aquele contrato só para proteger o Itami.

Essa nanica tava possuída, quase matou o Itami com o Unlimited Blade Works dela.

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Gate