Impressões Semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 e Musaigen no Phantom World #08

O Melhor Episódio da Temporada de Ansatsu

Ansatsu Kyoushitsy 2 #08

Como dito na legenda, o Ansatsu dessa semana foi de longe o meu preferido da Season, e com certeza em um Top 5 do anime em si. Quando fiz a primeira review da obra, disse que sua principal virtude em relação a outras produções era a criatividade, assim como deixei claro na resenha do 5º capítulo como algumas invenções, ao invés de divertidas, poderiam ficar forçadas e e previsíveis. E heis que essa oitava parte serve para ilustrar bem o contraste que me refiro quando digo sobre o bom uso da engenhosidade.

Na parte em que Karasuma toma o tiro de dedo, por exemplo, era óbvio que o mesmo não morreria, mas eu jamais imaginei que ele escaparia de tal forma. É hilário de tão absurdo. Karasuma, aliás, foi o “cara” do episódio. Sua personalidade fria e aparentemente insensível lhe confere um ar de imponência e poder implacáveis, portanto, mesmo que não seja mostrado como o professor sobrevive a explosões, é cabível acreditar que ele tenha força para isso, assim como para levantar um bloco de concreto que pesa….mais do que uma pessoa deveria ser capaz de carregar. Não são omissões ou abusos do roteiro, mas sim utilizar bem um personagem como este foi construído. Nesses 30 episódios já ficou claro o teor nonsense de AssClass, e creio que todos que chegaram até aqui já aceitaram – e se diverte – com isso.

Ainda que brinque muito com o fantasioso e tenha um polvo como protagonista, Ansatsu ainda não havia explorado o sobrenatural de forma como o fez agora. O vilão, que possui aquela personalidade típica de psicopatas: fascinantes, manipuladores e com um sorriso no rosto, a despeito da atrocidade que cometem, é uma nova enveredada nos limites do anime, agora que são factíveis a existência de caveiras vermelhas japonesas(muito melhor que o de Capitão América, diga-se de passagem). Eu achava que esse arco fosse durar mais, sendo um dos que iriam anteceder o plano final, que foi mostrado de relance no final do episódio. Não reclamo de ter acabado agora, já que realmente me agradou, mas espero que não voltem os fillers irrelevantes até um próximo foco narrativo.

Obs: Me incomodou um pouco o argumento vago para perdoarem o fato de Bitch-sensei tentar matá-los, mas enfim, contornaram tudo com humor. Destaco especialmente um momento raro em animes: uma mulher sangrando pelo nariz ao exitar-se, e não o contrário:


Avaliação: ★ ★ ★ ★ 

Musaigen no Phantom World #08

Eu desisti de Musaigen. Calma, caso você goste do anime e/ou de meus textos, não precisa se alarmar, não largarei o anime. Quando digo desisti, me refiro a esperar alguma coisa grandiosa ou acima da média do anime. Qualquer um que assistiu os últimos episódios e conferiu minhas resenhas, sabe bem a relação tumultuada que estou tendo com a obra, devido a falta de uma trama maior e principalmente, o tom infantil cada vez mais presente.

Não sei o que se passou durante a sua produção, mas certamente os envolvidos estavam com um certo fascínio momentâneo – ou não – por animais. Ursos, gatos e agora, macacos. Cada capítulo parece patrocinado pela equipe do National Geographic. De alento, posso dizer que dessa vez, ao menos, não foi tão infantil quando o reino fantasia de Kurumi e a metamorfose felina da semana passada. Se perdoados os (grandes) excessos de fanservice e a escassez de uma plot, o episódio é até divertido.

Como parece comprometido a utilizar vários clichês, podemos dizer que dessa vez tivemos a história de piscina(que normalmente é praia) de Musaigen. Mas bem, sendo franco, apesar de tantas bobagens, me diverti bastante de tantos momentos absurdos e constrangedores envolvendo bundas vermelhas, pincéis e maiôs. Um prato cheio caso você tenha fetiche por roupas de banho. Não foi bem esse tipo de narrativa que eu planejava ter quando escolhi assistir – e principalmente, resenhar sobre -, mas é o que temos.

Uma prova de como as prioridades estão erradas na organização do anime, aliás, é a maneira de como tivemos, finalmente, algum amadurecimento do protagonista de cabelos verdes, só que a forma de como chegou a tal nível foi simplesmente omitida, cabendo a nós simplesmente aceitar que ele ficou mais forte. As pernas das meninas tiveram mais tempo em tela do que Ichijou e seu desenvolvimento.

Ainda podemos nos divertir com Musaigen. Mesmo que para isso tenhamos de tolerar sua história(ou falta D). Se quer resistir às próximas semanas, é bom ter em mente e aceitar sua abordagem despretensiosa, pois caso insista em esperar algo semelhante ao material original, apenas acumulará frustração.

   ★ 

#Extras:

Claramente o diretor estava muito inspirado.

Aposto que vocês não acharam que encontrariam um Husbando desse nível em AssClass 

Só faltou o cabelo loiro pra virar saiyajin.