Impressões: Hai to Gensou no Grimgar #01 a #04 – Como não dirigir uma aventura

Estou com muita coisa atolada para falar desse anime, e fazer um post construtivo com isso é muito mais interessante do que soltar resmungos random no twitter, então vamos lá. Não tem spoilers.

GRIMGAR episódio 1 ao 4

Atenção: Leiam a análise do anime como um todo que saiu depois em vez dessa de apenas 4 episódios. Aqui o link, tem vídeo nela também.

Esse anime é a coisa mais estranha que já vi em anos. Muito disso é devido a direção dele, que tem se mostrado bem autoral. Para os hipster hardcore que só se importam que algo seja feito de forma diferente, quer isso gere resultados bons ou não, não é um problema. Mas para o resto? *&#*#@¨&#¨*&@¨#@*#&@¨#*…….deu pra entender.

Grimgar tem uma proposta muito interessante de colocar pessoas sem memória em um mundo que, tudo dá a entender, é um jogo de MMORPG. Como eles foram parar ali, o que está acontecendo? Nada disso foi ou parece que será explicado tão cedo. Pelo que deu a entender muitas pessoas vão parar nesse mundo de tempos em tempos, todas com esse problema de perda de memória. E como eles não tem memórias do mundo real, só alguns relances de suas vidas antes de ir parar ali, tudo ali para eles é real. E o própio mundo em si é bem realista no geral, sem sistema de level ou coisas digitais. Minha teoria é que estão todos em um beta teste de um novo MMO realista, e para entrar nele só tendo sua memória apagada, para poder simular um ambiente e perigos reais na mente do usuário. Quem morre ali deve só acordar na vida real.

Acompanhamos um grupo de pessoas atrapalhadas que não estão se saindo muito bem como aventureiros, cuja missão é matar criaturas na floresta para proteger a cidade, e conseguir dinheiro coletando espólios do que matam. Já no episódio 1 vemos a party de 5 personagens apanhando para 1 goblin. Achei a ideia bem interessante, mas o que veio depois é meio que um problema.

Comentários em vídeo:

Não sei se vou soltar esse no Youtube, é um pedaço de um terceiras impressões em vídeo que estava fazendo. Mas achei essa parte interessante para o post, então fiz um vídeo só com ela.

Antes de falar dos problemas da série, vale elogiar a progressão da party, ganhando mais confiança e conseguindo progredir lentamente (MUITO LENTAMENTE!). A arte do anime é linda também, o design bem acabado, a animação das lutas fluidas e os cenários lindíssimos. A OP é uma reutilização das cenas do episódio 1, mas ainda acho que é só temporária e devem trocar pela versão final futuramente. O mesmo para ED. Ou assim espero…..

Agora entramos no problemas da série, situados na direção e roteiro:

Grimgar, apesar de parecer um anime de aventura, tem sido mais um anime de slice of life, com uns 20% de aventura de bônus. A maioria do tempo os personagens estão na cidade batendo papo. Então não, não é nem mesmo um slice of life relevante, com desafios, dramas, etc, é só vida cotidiana parada mesmo. Isso é extremamente chato de acompanhar para maioria das pessoas. Queremos ver a parte interessante da vida dos personagens afinal, de vida cotidiana parada já basta nosso dia a dia.

Deixando ainda mais claro, não ligo se ele quiser focar em slice of life, desde que seja um “bom” slice of life (eu fiz um Top 5 de bons Slice of Life para quem quiser ter uma ideia do que valorizo no gênero), com desenvolvimentos, desafios, etc. Agora, ficar passeando a esmo pela cidade e discutindo peitos? Que excelente slice of life…..

Não satisfeito em cortar partes de ação ou informações interessantes da Novel a direção ainda parece ter um prazer em focar mais que o necessário nas cenas de vida cotidiana, inclusive acrescentando várias cenas extras que não tem na novel. O diretor, portanto, parece adorar slice of life, porque qualquer diretor mais inteligente saberia que o que as pessoas querem ver é os protagonistas caçando, ou tendo dificuldades que mantenham o público interessado em ver como serão superadas. O máximo que chegamos disso foi eles terem pouco dinheiro.

Esse maldito não morre, o anime estaria bem melhor sem os papos idiotas dele…..

Para piorar, o slice of life não é só irrelevante ao enredo na maioria do tempo, como tem falas vergonha alheia, como 5 minutos gastos em um dos personagens (esse acima) falando dos peitos das garotas, e em outro episódio discutindo espiar as garotas no banho. É um tempo que poderia ser gasto em mostrar eles treinando, ou caçando, mas não, focam em diálogos que só nos fazem odiar um certo personagem da obra mais e mais.

Os problemas não param por ai. A direção de ação é boa no sentido de dar a sensação correta que os personagens são desajeitados e inexperientes em combate. Mas o foco nisso é tanto que a luta perde a tensão que poderia ter. Quando finalmente vemos uma situação mais tensa com muitos inimigos a reação dos personagens é correr, então nada de lutas emocionantes. E a pior parte, os finais de episódio. Qualquer pessoa deve ter notado que se os episódios terminassem em alguns pontos chave, as pessoas ficariam mais interessadas em ver o episódio seguinte. Mas não, todo episódio termina parado, sem um gancho sequer.

Porque não colocaram o evento do meio do episódio 4 no final do episódio 3 por exemplo? Te deixaria interessado em ver o próximo. Mas não, todo episódio termina com todos eles em casa dormindo. É basicamente um tutorial de como não fazer uma adaptação.

Fizeram isso para tentar fazer o público criar empatia pelo personagem? Não funciona, os personagens de Grimgar não tem carisma algum. Tem um que respeitamos por ser mais competente, mas só. Gastaram todo esse tempo de graça. Tivessem focado mais na aventura e cortado as partes mais inúteis da trama, esse poderia ser um anime bem mais divertido de assistir.

O diretor de Grimgal me lembra aqueles diretores de filme Europeu querendo fazer algo diferente só pra ser diferente mesmo, não dando a mínima se é funcional ou não. Como diretor de arte ele é 10, mas como diretor geral? Rezo para que nunca pegue nada que eu goste para adaptar, porque o negócio dele é slice of life, não aventura/ação.

A proposta de Grimgal me interessa e até por isso ainda estou aqui assistindo, na esperança que melhore um dia. Mas a execução da obra está sofrível por enquanto, então não recomendo.

Avaliação: ★   ★ ★ (+)

(explicação do sistema de notas)

PS: Tinha um problema lógico no episódio 4 de Grimgar, aonde o Priest parecia estar sem mana, mas não explica como, porque só mostrou ele curando 1 personagem no episódio. Pelo que me informaram, na Novel ele tem que curar uma 5 pessoas nessa parte, e por isso ficou sem mana. Mas cortaram isso do anime. Quando mais me contam as mudanças para com a novel mais furioso eu fico com esse diretor…..

Extras

Eles tão a 4 episódios usando uma OP baseada em cenas reutilizadas do episódio 1 com filtros por cima. Será que agora vem a oficial? Não quero acreditar que um anime tão bem feito esteticamente não tenha uma OP com cenas inéditas.

Por que deixaram essa cena por quase 1 minuto na tela? Parecia aqueles casos quando a cena que deveria ter depois não ficou pronta e tiveram que travar nessa mesmo. Quase pensei que era uma nova ED de tanto tempo que ficou nisso.

Quando o próprio personagem do anime dá o spoiler do que vai acontecer…………

ROGUE MALDITO!!!!!!! (Desculpe, lembrança dos tempos de World of Warcraft)

Lindos cortes desperdiçados =/

Hum…………………