TOP 10 Melhores Animes do ano de 2015

Toda ano nos perguntamos qual diabos são os melhores animes que assistimos no ano, ou pior, e ainda mais difícil de responder, “qual foi o melhor anime de 2015?”, algo que eu acho bem complicado de escolher, mas sempre tento.

Vários animes que começaram em 2014 estão na lista de melhores animes de 2014 (Shirobako, Parasyte, Fate, Kimi no Uso), então não estranhem se não verem vários deles por aqui. Aqui a lista de 2014.

Sempre fico meio na dúvida quanto a top 10, por isso acabei citando um bando de menções honrosas, e ainda poderia citar mais, mas estava muito grande, então deixei só 6. Dito isso, segue a lista dos destaques dos animes de 2015:

Versão em vídeo:


Top 10 Melhores Animes de 2015
10 – Akatsuki no Yona
Gênero: Aventura, Shoujo. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui

Comentários:
Yona conta a história de uma princesa que teve o pai assassinado e foi traída por seu primo que usurpou a coroa. Não dava muito pelo anime, mas fui assistindo devagar (o anime é meio lento, mesmo tendo lutas acontece pouca coisa por episódio), e sim, a história em si é muito boa, mesmo que mais devagar do que deveria.
A evolução da princesa de alguém ingênua para uma mulher forte gradualmente é boa e tem alguns ótimos diálogos. Assim como os “vilões” (o primo da princesa e seu comparsas), que você acaba notando com seu desenvolvimento não serem pessoas necessariamente ruins, pode até gostar deles. Quando uma obra consegue colocar as coisas de um jeito que você não sabe mais quem é bom ou ruim é um bom sinal. Aviso que tem que ter paciência no entanto, porque o ritmo da obra é um pouco lento.

9 – Yamada-kun and the 7 Witches

Gênero: Mistério, Comédia, Romance. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui

Comentários:
Yamada é um que eu não levava muita fé pela necessidade de adaptar 90 capítulos em 12 episódios, mas não é que acabou saindo algo legal? Meio corrido as vezes, mas os mistérios, a comédia, e o romance, tudo funciona. E ninguém pode reclamar que é chato, porque acontece coisa pra caramba todo episódio. Uma das minhas comédias românticas preferidas, e que felizmente, teve um final praticamente fechado, e não enrolou no romance. Review do anime.
8 – Maria the Virgin Witch 
Gênero: Aventura, Ação, Romance. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Comentários:

Quem diria que um anime sobre uma bruxa virgem que quer parar guerras podia ter tamanha discussão sobre religião. Maria melhorou bastante em seu segundo episódio, quando um anjo desce dos seus para detê-la de interferir nos assuntos humanos usando magia. A obra levanta muitas discussões interessantes que te fazem pensar, tem bastante movimento, ação e um romance que vai pra frente no final. Além de um final fechado. Mesmo com alguns probleminhas na parte do fechamento das discussões que levantou foi um ótimo anime. Review do anime.
7 – Shokugeki no Souma

Gênero: Shounen, Culinária, Ecchi. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Comentários:

Um anime de batalhas de culinárias com ecchi. Uma das ideias mais loucas que já seu viu acabou em um dos animes mais divertidos da temporada. Com boas “batalhas” e desenvolvimentos de personagens. A premissa de guerras de culinária com ecchi é estranha, mas vale a pena dar uma olhada. Review do anime.

6 –  Oregairu 2

Gênero: Slice of life, Escolar, Drama, Comédia. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui

Review: Clique aqui

Comentários:

Achei a primeira temporada de Oregairu mediana, então qual não é minha surpresa quando a segunda vem para concertar tudo que eu achava de errado na primeira. Todos os personagens tiveram que encarar os contras de seus filosofias e evoluir como seres humanos. E mesmo personagens secundários, com os quais vocês não se importava, ganharam bons desenvolvimentos. Só uma pena o final super aberto, se não estaria em uma posição superior do ranking. Review do anime.

5 – Rakudai Rishi no Cavalry

Gênero: Ação, Romance. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

A minha surpresa do ano, do qual esperava um anime mediano mas ganhei um ótimo anime. Rakudai conta a história de um estudante sem talento para magia em uma academia de magia. O anime tem alguns clichês, mas ficou famoso por quebrar vários deles, como o protagonista denso, a heroína pura, o romance que não vai pra frente, dentro outros. As batalhas eram muito bem dirigidas também, passando emoção mesmo quando não tinham muita verba para esbanjar na fluides. O final impactante e com um certo tom de fechamento rendeu a ele a quinta posição. Review do anime.

4 – Prison School 

Gênero: Comédia, Suspense, Ecchi. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Análise episódica: Clique aqui
Comentários:

Comédia com suspense e ecchi? A combinação é doida, mas com uma ótima execução se transformou na melhor comédia ecchi que eu já vi. Coisas absurdas acontecendo pra todo lado e você lá tenso com o que iria acontecer a seguir. Com seu jeito doido e ecchi usado de uma forma mais absurda que o normal Prison School ficou fácil entre os melhores animes que vi no ano. Review do anime.

3 – One Punch Man

Gênero: Comédia, Ação, Paródia. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

Uma comédia entupida de ação, e ação de qualidade. One Punch impressionou muita gente por ter lutas épicas em uma trama cômica, e na maioria do tempo não muito séria. Embora ache uns episódios bem melhores que outros é em geral um anime muito divertido de assistir. Mereceu sua grande popularidade.

2 – Noragami 2

Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Sobrenatural. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

Noragami volta em sua segunda temporada, e, assim como Oregairu, tenta compensar tudo que faltou em sua primeira temporada, entregando plot em todo episódio, e desenvolvimento de personagem para quase todo o elenco. Personagens foram redimidos, outros aprofundados, e por fim o protagonista tomou uma decisão importante. Um dos animes mais estáveis que já vi, aonde todo episódio era bom.

1 – Death Parade
Gênero: Psicológico, Suspense. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui

Review: Clique aqui

Comentários:
Pessoas sem memória de duas vidas sendo testadas em jogos, enquanto recuperam gradualmente suas lembranças. A proposta já é interessante, mas a execução é que foi o destaque. Mesmo com alguns exageros aqui e ali Death Parade é uma excelente ideia original. E mesmo com seu sistema episódico tenda desenvolver um plot continuo através da evolução do protagonista como ser humano. Cenas lindíssimas, e alguns casos emocionantes, fizeram dele um dos meus animes preferidos do ano.
Menções Honrosas: 

Grisaia (Opening) é uma mistura de Drama e ação que não se vê todo dia. A primeira parte do anime contando e resolvendo o mistério das heroinas é cheia de problemas na narrativa, explicações faltando e cenas exageradas. Mas a segunda parte meio que redimiu o anime pra mim, focando só na história do protagonista, sem correr tanto. Tem lá suas partes exageradas também, mas como ainda teve um final fechado, o que eu aprecio muito, ganhou um lugarzinho nas minhas menções. Review do anime.

Cross Ange (Opening) não tem o melhor roteiro do mundo, mas é um dos animes mais divertidos que eu já vi, com movimento em todo episódio. O roteiro tem furos e partes bem trash, mas o final ser fechado, romance, e desenvolvimento da protagonista feminina compensou tudo isso pra mim. Ele tem  bastante ecchi e um primeiro episódio polêmico, fica avisado.

Dungeon ni Deai (trailer) foi um dos animes mais populares do ano (o mais popular foi One Punch). Ele é divertido de ver até, mas seu excesso de clichês pode perturbar muita gente. Curiosamente quase todos os clichês da obra tem como base o protagonista. Denso, ganha um harém sem fazer nada (tem umas 3 mulheres que já adoram ele no começo da obra) e extremamente ingênuo (a cena dele dizendo que perdoa tudo que uma garota fez pra ele porque ela é mulher foi duro…vocês ouviram garotas, podem fazer o que quiser com ele, se forem mulheres ele perdoa tudo ¬¬). Ele também ganha power ups demais, um atrás do outro, o que começa a parecer que o roteiro/autor está trapaceando a favor dele. Mas mesmo com todo o protagonismo o anime tem personagens simpáticos, como Hestia, a loli com peitões mais popular do ano. E a batalha do protagonista contra o minotauro foi muito legal , exatamente por não apela para ele ganhar poderes ou vantagens no meio da luta, foi algo que ele conquistou com esforço próprio. Basicamente, não é uma maravilha, mas dá pra assistir e tem alguns momentos legais. Review do anime.

Shimoneta (opening) foi um dos animes que me surpreendeu esse ano. Ele era engraçadinho nos primeiros episódios, mas depois que uma certa personagem ficou louca, essa comédia focada em uma distopia aonde proibiram a pornografia ganhou um brilho a mais. Anna é uma das personagens mais doidas de 2015, e que gerou diversos momentos super hilários enquanto tentava violentar o protagonista. O anime merece ser visto nem que seja só por ela. Review do anime.

Working 3 (trailer) terminou esse ano, fechando sua história da vida cotidiana de vários funcionários de um restaurante de uma forma bem legal. A série não é perfeita e senti uma certa enrolação na segunda temporada, mas tem tantos personagens que é provável que você vá achar alguns que goste, e séries com final fechado sempre ganham um valor a mais pra mim (além do casal que eu torcia ter um final feliz!)

Sidonia 2 (trailer) Sidonia voltou com tudo em sua segunda temporada. Infelizmente, ele exagerou na comédia romântica durante sua metade, mas voltou com tudo no final entregando um excelente climax. A pergunta agora é apenas, cadê a minha season 3? Review do anime.