Impressões semanais: GATE #15 e Haikyuu 2 #15 e #16

TUKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!

GATE episódio #15

A frase “do it for her” (faça isso por ela), que o pessoal do twitter adora usar quando encontra uma waifu com um drama, se encaixa feito uma luva nesse episódio. Ele se prende basicamente a decisão do Itami do que vai fazer quanto a Tuka: se a possibilidade de curar ela matando o dragão vermelho vale arriscar sua vida.

A relação dos dois enquanto ele finge ser o pai dela é muito bonitinha eu admito. Mas como foi deixado bem claro no próprio enredo, não ia dar certo para sempre, estão só remediando o problema. Aprendemos também de onde o Itami tirou aquela ideologia de não fazer nada quanto a uma pessoa perturbada psicologicamente. Ele teve problema com a mãe.
Gostaria de uma abordagem mais funda nisso. Ficou meio que vindo do nada ali, o que acaba sendo meio conveniente demais.

A elfa morena (sou horrível com nomes….) é uma adição interessante ao grupo. Você sente raiva dela, mas ao mesmo tempo a entende. Ela está desesperada e claramente não gosta do que fez, mas que opção ela tinha? Essa ambiguidade no personagem é algo positivo. Ninguém é puramente bom ou mal, e é bom ver um personagem que te confunde quanto a esses aspecto morais as vezes.

Finalmente entendemos a coelha também,  e caramba, não é flor que se cheire. Tudo que ela estava fazendo até agora é encenação, não passando de um plano maior para controlar o príncipe, e fazer ele destruir o próprio reino. Se ela não ferisse ninguém no processo tudo bem, mas o plano é matar a japonesa que foi resgatada para provocar retaliação dos japoneses. Não sei exatamente o que ela passou, mas vai ser complicado simpatizar com a personagem depois disso.

E fechando, falemos da parte técnica. Não sei se notaram, mas esse episódio teve quality pra todo lado. A previsão da produção de Gate estar atrasada foi bem certeira.

Nem tudo saiu ruim nesse aspecto no entanto. A cena do final com o cabelo da Tuka esvoaçando ao vento do helicóptero, o close na metade do resto em alto detalhe, com ela chorando ao som da OST mais bonita que já saiu de Gate até agora, foi muito lindo. O episódio foi bom como um início ao desenvolvimento do problema da Tuka, mas foi essa parte que me ganhou. É quase um climax dramático, a cena que faz a diferença ao final. E claro, a esperança que finalmente possamos ver um confronto mais desafiador com um harém grupo pequeno contra um dragão é animadora. Essa parte 2 de Gate, até o momento, está se saindo bem melhor que a primeira.

Avaliação: ★    ★ 
Bônus

Haikyuu episódio #15 e #16

Esse segundo cour de Haikyuu é tudo que eu queria do primeiro: jogos, jogos, jogos e mais jogos. E quase todos bem rápidos, de 1 a 2 episódios.. O sistema de sempre humanizar o time adversário é ao mesmo tempo criativo e um clichê. Porque o time adversário tem que ter uma história complexa? Não existe um time chato que só quer jogar e pronto, sem variáveis psicológicas, sem aspectos especiais, sem problemas de organização a serem superados? Ao menos nesse sentido parece que o time novo é bem mais simples, se baseando puramente em um capitão que consegue coordenar bem seu time. E falando em capitão, sempre achei o de Haikyuu sem muito valor, mas o autor está fazendo um bom trabalho em mostrar o que ele pode fazer nessa segunda parte do anime.

Fora isso, o anime está muito bom, bem animado, emocionante, e com mais um pouco de desenvolvimento. A direção sabe o que está fazendo quando o assunto é dirigir uma partida.

PS: Dizem que aquele jogo gigante que estava acontecendo no mangá e usou de 40 a 50 capítulos finalmente terminou. Estou curioso para saber se vão adaptar ele. Haikyuu adapta 2 capítulos por episódio em partes de treino e 3 por episódio em jogos. Para adaptar uns 40 a 50 capítulos o mínimo vai ser uma temporada de 13 episódios inteira em um jogo só. É estranho só de pensar.

Extras

Se era pra ficar nojento conseguiram!

Bem, depois desse contrato o Itami vai pertencer a ela quer ele queira ou não. A questão é apenas quando. Seria legal se ele ganhasse alguns poderes com isso também, mas duvido.

Prevejo Doujins se aproveitando dessa parte do anime com ele em um carro sozinho com 4 mulheres….

Marco eu não vi problemas com animação, que qualitys são esses? Olha, contei uns 20 frames tortos, a maioria envolvendo a Tuka. Fiquem ai com um exemplo. Reparem na Tuka e no Itami.

QUE CENA LINDA!!!!

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Gate