Sword Art Online Progressive – SAO focado em Kirito e Asuna como “quase todos” queriam

Eu podia falar da Novel, mas achei mais viável e acessível falar do mangá. Nesse post vou comentar um pouco das minhas impressões de SAO Progressive, volume 1, 2 e 3.

Progressive é a história do arco Aincrad de SAO contada em mais detalhes. A única coisa que você precisa saber para começar ela é a base da história do arco 1 de SAO, aonde 10000 foram presas em um MMORPG, e quem morrer lá dentro morre na vida real. A história acompanha Kirito, um beta tester em suas jornadas pelos diversos andares do jogo, cada um com um boss no final, que deve ser derrotado para o caminho do próximo andar abrir. O problema é que não existe segunda tentativa nesses bosses, falhar significa morrer.

 

Em Progressive, diferente do volume 1 da novel original, Asuna, o futuro par romântico do protagonista, ganha muito mais foco, até porque, diferente da história adaptada no anime, não existem saltos temporais longos, e ao menos até o 5º andar, até onde a novel chegou, os dois estão quase sempre juntos, mesmo que outras personagens femininas ou masculinas apareçam e dividam o tempo de tela as vezes.

 

 

A versão Progressive do mangá é um pouco diferente da Novel no entanto. Enquanto na Novel a maioria da história é contada do ponto de vista do protagonista masculino, no mangá é o ponto de vista da Asuna que vemos a maioria do tempo. A história é a mesma, mas ao mudar os pontos de vista, ela parece nova de alguma forma, e isso é muito legal.
O mangá acaba não sendo só mais do mesmo, ou a Novel em quadrinhos, mas um extra, que te dá informações do ponto de vista da Asuna que não tinham na novel. Kirito pega o papel em primeira pessoa em situações aonde não tem outra opção, mas de resto é quase tudo do ponto de vista da Asuna. O começo já é bem legal nessa parte, porque aprendemos um bando de coisas sobre a personagem que não sabíamos. Ela em seus primeiros dias naquele mundo, sem saber quase nada de MMOs, tem uns momentos bem interessantes também.
Kirito é meio diferente em Progressive, o autor meio que aumentou o lado descontraído dele, então ele acaba tendo muitas cenas engraçadas junto com a Asuna. As expressões que o mangaka dá pra ele ajudam um bocado nisso.

 

 

Gostei muito da arte desse desenhista. Apesar de algumas mudanças nos traços do Kirito e da Asuna, eu me acostumei com o tempo, e ele desenha bem, inclusive as lutas, que conseguem ser bem explicadas no sistema de skills, ao mesmo tempo que emocionantes. Para quem viu o anime, a luta contra o Boss do primeiro andar tem alguns furos e muita coisa não explicada. No mangá de Progressive não, ela parece mais emocionante e ainda explica um bando de coisas que não faziam sentido no anime (alguns acontecimentos são diferentes, e isso ajudou nos concertos também).

 

O maior charme do mangá no entanto não é exatamente as lutas, embora o clima de aventura seja, de fato, divertido. A interação entre o Kirito da Asuna é o que vende a obra. Os dois formam um belo casal, e é legal ver a relação deles se desenvolvendo devagar. Para quem gosta de comédia romântica Progressive está cheio dela, desde momentos bonitinhos a uns criativos pelo próprio desenhista, já que tem coisas que não existem na novel de Progressive, ele que colocou de extra.

Para quem queria mais detalhes quanto as cidades de cada andar, sistema de skills, como funcionam as armas, e se dá pra upar, encantar, fundir, ou recriar elas, tudo isso é bem detalhado em Progressive.

Tem alguns momentos de fanservice, mas no geral são só sensuais. O desenhista se aproveita do corpão da Asuna, mas nunca fica agressivo ou exagerado. A parte dela na loja da “Victória Secrets” foi particularmente engraçada, dado a piada do Kirito elogiando as botas novas dela e ela pensando que ele estava falando da “roupa intima da sorte” que ela comprou. Ou a cena do Kirito tentando segurar ela mordendo a saia com a boca (acima).

 

O mangá não é perfeito. Algumas sequências ficam meio confusas dado a falta de habilidade, aparentemente meio amadora, do desenhista, de ligar eventos. “Como eles vieram parar aqui?” é uma pergunta que eu me faço as vezes, determinadas partes tem um senso fraco de continuidade, os personagens só aparecem em um local e depois em outro sem transição. Asuna também é salva demais pelo Kirito, mesmo que faça sentido, devido a ela ser uma noob nos primeiros dias.
O desenvolvimento de arco dela no segundo andar também envolve ela fraquejar, então acabam juntando situações aonde o Kirito tem que ajudar ela demais uma seguida da outra. Ainda que compense quando você vê ela dando a volta por cima e reganhando sua coragem no final do arco 2, durante a luta contra o boss do segundo andar. Gostei também de como Kirito não dá de “príncipe do cavalo branco”, mas sim a incentiva a lutar por si mesma, assim como ela não se sente bem tendo que ser ajudada constantemente.

Concluindo

Recomendo esse mangá para qualquer um que goste de aventura, e mesmo para quem não gostou de SAO (“não gostou pelos defeitos da S1”, se não gostou de nada não vai gostar desse também). Ele tem um tom um pouco diferente da série para TV, então mesmo quem não gostou dela pode acabar gostando desse (não é garantido). Os personagens tem mais tempo para te conquistar e a relação deles ganha muitos bônus com um desenvolvimento mais lento, por mais que eu não seja a favor de enrolação. Não é um dos melhores mangás que já li, mas ainda assim é uma leitura muito divertida e agradável, principalmente para quem gosta do casal principal, e sempre quis ver mais momentos dos dois juntos antes de começarem a namorar.
Infelizmente, a tradução de Progressive foi parada devido ao mangá ter sido licenciado nos EUA. Agora a esperança é que licenciem ele no Brasil (é o único mangá de SAO que eu quero!), ou então que o dólar abaixe, porque eu quero muito comprar! Mas pagar 50 reais em cada volume parece um pouco demais……
De qualquer forma, recomendo a todos darem uma olhada, é uma leitura bem divertida e rápida, já que só tem 12 capítulos traduzidos de 25 (eu li até o 19 através de uma tradução meia boca que fizeram dos diálogos no work).
Anime de Progressive?
 
Capa das Novels de Progressive
Creio que depois de Alicization, lá pra 2019, quando a obra completar 10 anos, “acho que” devem anunciar um anime de Progressive. Seria uma forma esperta de revitalizar a obra, até para quem não vai conhecer muito sobre ela até lá (pessoal novo em animes). Ai quem gostasse de Progressive iria comprar o material da obra e de bônus iria ficar curioso com o material antigo. Seria um marketing que valeria para a obra toda.
Fim de SAO Progressive?
O autor queria fazer 2 andares por volume inicialmente, mas acabou só fazendo isso no volume 1, que é tão grande (530 páginas), que vale por 2 volumes de uma LN. Nos seguintes ele conta a história apenas de um andar. Se ele continuar nesse ritmo SAO só terminaria no volume 75……..imagino se ele vai dar um skip em algum momento ou vai continuar em 1 novel por andar mesmo……

Aonde comprar os mangás e Novel de Sword Art Online Progressive?

Na Amazon BR tá vendendo a versão em inglês:

Light Novels:

Mangás:

Relacionado:

1. Os 11 Arcos de Sword Art Online