Previsão de vendas de anime – Outono 2015 – Parte 2

Ok, hora da Parte 2, será que algo mudou?


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Osomatsu-san
Owarimonogatari
15,000 – 20,000
10,000 – 15,000
Gochiusa 2
Haikyuu 2
One Punch Man
5,000 – 10,000
Fafner
Gundam Okada
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
34k a 37k
32k a 35k
Osomatsu
2
27 a 30k
24 a 27k
Owarimonogatari
3
10 a 12k
10 a 12k
Gochiusa 2
4
9 a 11k
10 a 11k
Haikyuu 2
5
8 a 9k
8 a 9k
Fafner
6
7.5 a 8.5k
10 a 12k
One Punch Man
7
7 a 8k
9 a 10k
Gundan IBO
8
4 a 5k
3 a 4k
Utawarerumno
9
3 a 4k
3 a 4k
Star Musical
10
3 a 4k
3 a 4k
Lupin 3
11
3 a 4k
3 a 4k
Shinmai 2
12
2.5 a 3.5k
2.5 a 3.5k
Noragami 2
Rakudai Kishi
Valkyrie Drive
Seraph 2
13
1.5k a 2k
2.5k a 3k
Yuri Yuri S3
14
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários (18/12):

Osomatsu deu uma caida leve, mas isso é normal, não dava para manter aquele pico de pedidos na Amazon para sempre. Ainda se mantem como o possível hit da temporada. Owari caiu um pouco, mas ainda deve vender muito bem.

Haikyuu melhorou um pouco nas previsões, mas bem pouco. Ainda assim, qualquer coisa acima de 10k é bom, e tem o fato fujoshi para dar uma possível aumentada no valor (a stalker é sempre ruim na previsão de animes de fujoshi, já que as mesmas não costumam usar a Amazon, aonde a stalker pega seus dados). Goshiusa 2 continua com suas previsões promissoras.


Fafner vai cair um pouco comparado a S1, mas ainda vai vender bem. One Punch Man foi melhorando notavelmente com o passar do tempo. Ele começou com previsões de 3.5k e agora, já perto do fim, está beirando os 11k. Gundam deu uma melhorada também, saindo de seus 7 a 8k para 10k..

Utawarerumono começou muito bem, com previsões que chegavam a 10k+, mas foi caindo e agora está previsto para 3.5k. Lupin está na mesma desde que temporada começou e deve vender pelos 3 a 4k mesmo. Shinmai 2 vai ter uma queda natural comparado a primeira temporada, mas ainda deve vender o bastante para se pagar, 3 a 4k.


Rakudai Kishi já chegou previsões de 4 a 5k, mas foi para 3k recentemente e tem se mantido nessa faixa faz algum tempo. Dizem que o episódio final pode motivar um aumento em cima da hora (o BD sai dia 26 de dezembro), é esperar pra ver. Noragami 2 vai vender um pouco menos que sua S1, como já era esperado dado a queda que a maioria dos animes sofrem. Ele pode vender um pouco mais que os 3k previstos por ter um grande público feminino que não usa a Amazon, mas não esperem algo acima de 5k. Valkyrie Drive está entre 2.5 a 3.5k desde que a temporada começou e não parece que vai mudar faltando tão pouco para  lançamento do BD. Quem achava que ecchi hardcore é receita de sucesso em vendas vai ficar meio frustrado.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão de 2000 para baixo)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Eu nem ia fazer essa parte 2, já que, como vocês devem ter notado, não mudou muita coisa desde a parte 1 a mais de 1 mês atrás. Mas vocês pediram, então tá ai.

As vendas dessa temporada estão normais, com alguns animes entre 5 a 10k, alguns entre 3 a 5k, e vários abaixo de 2k.

Queria que Noragami 2, Haikyuu 2 e Rakudai vendessem mais, mas não podemos ter tudo que queremos, e a vida nas vendas de anime é feita através de decepções, já que, o que você gosta vender bem não é muito comum. Já me acostumei =/.

E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 18/12/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.


Você pode gostar...

  • Arthas Menethil

    Gakusen e Taimadou ;-; pelo menos Gakusen vai ter 2 cour, né?

    • Marco

      Sim.

  • Jessica Alguma Coisa

    Imagens exclusivas do comitê de produção de Osomatsu-san nesse fim de ano.

    • yoshino

      ou essa

    • BloodEND

      uehueeuhuhehueuheuehuehue mais ou menos assim :v

    • Pietro Gutier

      me bateu uma enorme curiosidade, acho que amanhã mesmo vou acompanhar esse anime…

  • BloodEND

    pelo menos rakudai n ta na linha da miséria,é uma pena que noragami não va ter uma 3 temporada. mas a esperança é a ultima q morre,vai que um japa bilhonario decide comprar uns 20k de blu ray so de zoas :v

  • Shiba

    Osomatsu-san tá com uma ótima previsão ainda. Nunca imaginei que veria um anime da Pierrot vendendo esse valor kk. Owarimonogatari merecia vender bem mais. Essa temporada tá ótima , mas os números continuam altos.

    One Punch Man está com ótimas previsões. Apesar de merecer no minimo uns 20k u.u , mas pelo menos o anime não vai fracassar . Gundam fica bom a cada ep , não me admira o anime está subindo nas previsões. Esse Utawarerumono começou bem , mas esse primeiro cour não teve quase nada de revelante na história , um bando de eps que parecem filler. Espero que no segundo cour o anime foque mais no plot.

    Rakudai e Noragami 2 mereciam vender bem mais que isso , uma pena :(.

  • Sora

    Mesmo com uma pequena queda leve,a previsão atual de Osomatsu-san ainda é monstruosa eita,graças as fujoshis One Punch Man vai ser um dos mais vendidos dessa temporada haha,ainda acho uma pena certos animes continuarem no fundo do poço(vulgo linha da miséria).

  • yoshino

    Quem diria que one punch man seria salvo pelas fujoshis, alias, vamos ser sinceros que o diretor jogou algumas cenas para os olhos fujoshis (como aquela do genos com saitama no episodio 07). Fujoshis salvando a industria mas uma vez, assim como osomatsu, que vai ser um hit por causa delas tambem e merece, é um dos melhores animes de 2015.
    Uma pena Uta ter caído tanto, apesar do anime tá meio meh mesmo, será que os japoneses cansaram de tanto fanservice que o anime jogava em vez da historia?
    Seraph nao deu uma aumenta nos BDs não? pensava que com aquelas cenas do ultimo episodio iria aumentar bastante

  • TheThinker

    Marco, já acabaram as temporadas desse ano ? Acho que você deveria ter esperado mais uma semana ou duas para semanas para fazer um ranking mais preciso. Do mais fico triste por Heavy Object, o anime que mais curti essa temporada ( e esse ano também ), e como você falou, é difícil o anime se recuperar nas vendas no segundo cour, então já posso considerar que não teremos uma nova temporada de Heavy Object, porque as vendas dos Blurays foram um fracasso e o boost na LN foi bem fraco e foi só no inicio. Vendo pelo lado positivo, é menos uma franquia que a Dengeki Bunko para ficar no pé das outras mais interessantes ( apesar de eu ter curtido o anime e me entristecer pelo fracasso, tenho de ver um mínimo de ponto positivo nisso ). Tomara que próximo ano o anime de Ace Attorney venda bem.

    Diz aí o que deu errado no anime Heavy Object, Marcos, estou no episódio 4 ainda por estar esperando a Owari lançar do 5 em diante.

    • Marco

      Não entendi. Os BDs já começaram a sair, semana que vem sai Noragami 2 e mais uns animes no ranking, se eu soltar depois que eles já sairam não teria porque fazer “previsão”.

      Heavy Object? Eu achei bem fraco, não consegui passar de 3 episódios. Mas isso nem importa muito, ponto de vista crítico dificilmente vale algo para vendas, os japas compram pelos motivos mais loucos. Dungeon ni Deai vendeu por causa da Loli peituda que virou meme na internet japa, quem esperaria por isso? Uma personagem que eles gostem em qualquer anime que seja, com história boa ou ruim, é o bastante para as vendas catapultarem.

      • TheThinker

        Saquei, eu me esqueci da parte “previsão”.

        Heavy Object eu lia pela LN, e virou o meu “xodó” depois do péssimo “To Aru Majutsu no Index New Testment” e o bizarro é que conheci o Heavy Object em uma “propaganda” no inicio do primeiro volume do New Testment ( e foi oúnico que lí dessa do New Testment também ) e gostei quando o conheci depois de ler o crossover e testar o mangá. Sobre os japas comprarem por motivos loucos eu já sabia, lol, não entendo até hoje como eles curtiram aquele “Dungeon”, do mais não é a primeira vez que uma franquia que curto fracassa no Japão e não será renovada.
        Agora humilhante foi Heavy Object vender menos que Valkyrie Drive, ugh!

        • Estranho o plot do novo index parece interessante.

          • TheThinker

            O novo index teve um aumento considerável de clichés, colocou meio mundo de espers populares ingressando nos “conflitos da magia” com ele, eles começam a colocar “magos-deuses” de várias mitologias, incluindo Odin mulher ( Othinus como é conhecida ), se o Touma já não era muito carismático, no novo ele vira um banana… enfim, muita coisa que torna insuportável continuar a ler. Heavy Object, que é do mesmo criador de Index, tem um plot bem interessante, e o ponto negativo é o excesso de fanservices, e pelo desenvolvimento lento, muito gente desiste do título, mas ele é bom e tudo que faço é ignorar os fanservices e vejo o anime e a história.

          • Entendo…

  • Sinister

    Rakudai é mto underrated… Ademais, fico contente por Owarimonogatari continuar vendendo mto, mesmo n sendo o tanto q vendia nas seasons anteriores. Tb é legal as previsões de OPM terem aumentado, queria q tivesse acontecido o mesmo com Noragami. Sobre Subete, depois daquele final eu quero q essa mer** venda menos q a 2nd season de Tokyo Ghoul.

  • Luis Fillip

    Marco, msm se o ultimo episodio levantar as vendas de rakuda ate onde vc acha q seria o suficiente pra sair do se pagou???

    • Marco

      Sair do se pagou é fácil, passar de 6k é que é difícil. E pra ter boas chances ele precisa passar disso.

  • Matheus

    É uma pena ver Sakurako-san com vendas tão baixas,não é nada espetacular mas é muito bom,gostaria de ver uma continuação.Já Rakudai eu fico triste mesmo,parece que vai ser quase impossível ter uma 2º temporada.O jeito vai ser continuar acompanhando o mangá e/ou a novel mesmo.Você tá acompanhando Sakurako-san Marco?Se sim,tá achando o que do anime?

    • TheThinker

      Nunca se sabe como será o gosto dos japoneses, e é praticamente como se jogasse na roleta russa para acabar dando certo ou não ma franquia.

    • Marco

      Não to gostando muito. Os mistérios são simples e geralmente previsíveis, além de serem coisas bem pequenas que na maioria dos casos resolvem em meio episódio. Falta um senso de continuidade para me manter interessado. É mais um slice of life com curiosidades sobre ossos do que um anime de mistério atualmente. Ele não faz nada errado para eu categorizar ele como ruim, mas não faz nada bom para merecer um elogio também.

      • Matheus

        Eu tive a mesma impressão que você,mas ele me agradou,acho que é pq gosto de Slice of Life que acabei gostando dele,mas no geral também acho ele mediano.Só esses dois últimos episódios que foram mais interessantes por manterem uma continuidade e fazerem pequenas relações com alguns casos anteriores,e também por deixarem uma ponte pro próximo episódio.O que eu gosto de verdade nele é a animação,não é muito fluida,mas o design dele é muito bonito.

  • Eu tenho dedo podre só pode, tudo que eu olho não vende bem que raiva.
    Espero que Rakudai aumente essas vendas, quero muito Uma S2 mas com esses números é bem difícil. No mais ainda bem que eu não me apeguei tanto aos outros que estão com previsões de vendas ruins.

  • Thilaspo

    Ainda bem q Subete Ga F Ni Naru acabou, se não ia ser um problema.
    Rakudai e Shomin Sample podiam vender mais, eu gosto deles 🙁

  • Joe

    Triste que Rakudai vai vender pouco , decepcionado com vcs japas …
    mas pelo menos diferente do que tudo mundo achava essa LN ganhou um anime mto bom , podia ter acontecido a mesma … sacanagem que fizeram com madan .

    Pena que a S2 parece ser bem improvável.

    • TheThinker

      É a vida. Essas coisas acontecem, e não sei contar quantos animes eu gostei, eram bons, mas não venderam bem e não tiveram continuação.

  • Pietro Gutier

    Nada de impressionante , já sabia que rakudai venderia isso, é muito mediano no japão, igual rokka no yusha que foi um bom anime no ocidente e têm uma boa novel mas é pifio em vendas no japão…..
    me decepcionei demais com sakurako san e K, animes que pensei que seriam otimo , meu deus já no 6° e 7° episodio acabei desistindo d ver, owarimonogatari é muito bom d acompanhar entre os animes que acompanho dessa temp é o meu preferido.

    • Eric Moura de Souza

      japão não é atoa que fica do outro lado do mundo, pois os gostos deles são meio opostos dos daqui

  • Pietro Gutier

    animes tops dessa temp. na minha visão
    1°owarimonogatari
    2°Gundam
    3° OPM
    4°Rakudai
    5°Noragami

  • Gustavo Guidini dos santos

    Bah que pena que Noragami não tem uma boa previsão… queria muito ver outras temporadas. Bom vamos torcer para que o manga saia no Brasil, como aconteceu com Gangsta, vai quer da certo…. hahahaha

  • LUIZ

    Osomatsu vende muito bem, por ser ”nostálgico” (essa série é tão velha) e por que é bem curta

  • Rodrigo Rodrigues

    Essa pate dois, poucas mudanças e a maioria pra pior

  • Ronaldo Rech

    tava esperando mais de Rakudai mas é assim os animes que a gente gosta nunca vende tão bem mas fazer oque já tive que me acostumar com isso

    • TheThinker

      Tem muito obra japonesa que eu gosto que não acaba tendo a atenção devida, ou que recebe no máximo um ou dois ovas de 40 minutos, ou então o recebe um anime, mas só tem uma temporada, e de todos que curti até hoje, fora os que ví dublado na Tv, só 3 ou 4 tiveram continuações, e olhe que vejo anime legendado desde 2008, então já imagina minha frustração com os animes como é.

  • Queria mesmo que rakudai vendesse mais… Mas é a vida, tirando ele o resto esta como eu esperava, também queria que o yuru yuri vendesse mais…ótimo anime de comédia…mas temos de aceitar que as coisas não vão como agente quer mesmo.

    • DouglasLK

      Yuru Yuri teve uma queda brutal comparado com as temporadas anteriores, fico imaginando se o fator fojoshi possa melhorar as vendas desse anime. To triste por Noragami e Rakudai e queria que Valkyrie e Sakurako vendessem pelo menos o suficiente para se pagarem.

  • Arthur Mendes

    sabia. animes de light novel raramente vende bem. do jeito q ta o mercado japonês, já era de se esperado que o resto iria ficar no se pagou. infelizmente, no máximo estourando 10 animes por temporada se salvam.

  • GodSoul

    Owarimonogatari eu tinha dropado nos dois primeiro episódios,ai voltei a assistir depois que lançou o 11 e monogatari continua otimo como sempre,
    pena que as vendas estão caindo,mas como ele e certeza de vender bem,e ano que vem tem um filme que tinha quase perdido as esperanças de assistir

    One punch man salvo pelas fujoshi?

  • Noragami e Rakudai n foi bem :/

  • Haikyuu ta vendendo muito bem,e olha q o anime ainda ta só treinamento, a expectativa aumenta assim

  • Alexandre Martins

    Marco 100mil dolares custam só pra produzir um episodio então animes de 12eps custam mais de um milhão é isso?

    • Marco

      Na maioria dos casos sim, mas tem algumas exceções, devo fazer um post explicando sobre em breve, já que tem tanta gente interessada a respeito.

  • Tohohoho… dá uma aflição essa linha da miséria… tantos sonhos despedaçados por sei lá quais motivos… e eu não posso reclamar de pirataria, porque infelizmente sou uma parte grande e redonda do problema… e nem de fãs pouco motivados porque nunca arregacei as mangas para promover o material que eu digo que sou fã…

    Queria ser o homem de ferro só pra ficar tacando dinheiro aleatoriamente no Japão e financiar toda bizarrice que atiçasse meu interesse… eu iria virar o homem aranha em três tempos fazendo isso… mas acredito que faria isso com gosto…

    Mas estou divagando… Deus só alimenta os sonhos daqueles que trabalham (leia como: sacrificam todo o resto) por aquilo em que acreditam…

    Até mais ver
    mr. Poneis

  • Carlos Campos

    é pra chorar, Sakurako, Heavy Object, Rakudai e Noragami estão entre os que eu queria voltassem :'( VSF japoneses