Impressões semanais: Rakudai Kishi #11 e Noragami 2 #11

Ok Rakudai, essa semana que você me surpreendeu de verdade!

Rakudai Kishi no Cavalry #11

CARAMBA! QUE EPISÓDIO! A primeira parte foi normal, mostrando que a protagonista badass é na verdade desastrada e de bom coração, situação que os animes gostam de usar com frequência. Ao menos ela foi humanizada, já que até aqui ela não teve chance de fazer nada fora lutar. É clichê, mas ao menos teve um propósito.

Agora a segunda parte? Me pegou totalmente desprevenido. Aquele tensão, a mudança de tom, o protagonista degradando, se levantando e caindo outra vez quando o pai diz com todas as palavras que nunca vai ter orgulho dele….pode ter sido frustrante para todos verem, ter dado raiva, mas como narrativa e material para análise? foi lindo! Ainda mais que fizeram tudo isso sem apelar para vilões cartunescos, com gargalhadas malignas e caretas. A parte do pai dele falando foi a mais notória nesse aspecto, super fria.

Exageraram um pouco na estilização, mas ao que parece a mudança para o cinza é como o protagonista vê tudo a sua volta. A mudança de tom para o azul com cinza depois dele ver o cabelo da Stella também era uma representação do espírito dele revigorado ao que parece.  O mundo ganha cor novamente quando vai falar com o pai, cheio de esperança de ser aceito. Mas tudo muda para vermelho e cinza quando todas as suas esperanças dele são destruídas. Bem, a interpretação daquilo tudo é livre, mas é o que eu consegui tirar.

O mais importante foi a tensão gerada, não só pelo visual, mas pela excelente trilha sonora por trás, dando um peso enorme a tudo que acontecia. Não esperava dar mais de 4 para Rakudai, mas fico feliz de ter me enganado. Um excelente episódio. Não fosse o começo mais clichê com a Toka, ou se tivesse sido o episódio todo dele encarcerado nesse tom, seria um 5/5.

Avaliação: ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre outros animes da temporada que estou acompanhando)

Noragami 2 #11

Bem, esse episódio se resumiu a todo elenco tentando dar um jeito de salvar o Yato. O Yukine finalmente mostrar a que veio foi importante também. A falta de confiança dele que estava limitando seus poderes.

Bishamon reforçou o valor de seu arco anterior, com o discurso de que sabia que a culpa de tudo que aconteceu com ela não era do Yato, mas foi o único modo que ela conseguiu para seguir em frente. Isso, no entanto, não significa que ela não saiba que deve a ele, deixando perfeitamente lógica sua entrada no mundo inferior arriscando a própria vida. E falando nisso, ela fica bem legal de armadura! E a mulher é badass pra caramba. Se ainda existiam dúvidas que ela era mais forte que o Yato, não há mais.

Seguindo o mangá, o próximo episódio é o último, mas no MyAnimeList lista 13. Pelo que fui olhar na Amazon japonesa tem 6 volumes de BD e no primeiro vem 3 episódios, nos outros 2, dando um total de 13 mesmo. Sinto que falta um climax forte para encerrar, mas em geral Noragami 2 foi tão consistente e focado em plot a cada episódio, que reclamar seria meio absurdo da minha parte. Ou não! O trabalho de um crítico é ser chato analisar o que poderia ser melhor afinal. Ainda que seja importante dar mérito ao que merece mérito. Noragami já está muito provavelmente fechado com nota 9, a não ser que o final seja muito fraco.

Extras

Um beijo! Ao menos esse o diretor não teve como esconder hauahuha
Isso foi prazeroso, pena que ainda está vivo.

2. Impressões dos episódios anteriores de Noragami 2 Aragoto
3. Rakudai Kishi vs Asterisk War – A guerra das light novels genericas