Previsão de vendas de anime – Temporada de Outono 2015

E é chegada a hora! Seu anime preferido da temporada vai vender bem?


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Osomatsu-san
Owarimonogatari
15,000 – 20,000
10,000 – 15,000
Gochiusa 2
Haikyuu 2
5,000 – 10,000
Fafner
One Punch Man
Gundam Okada
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
34k a 37k
Osomatsu
2
27 a 30k
Owarimonogatari
3
10 a 12k
Gochiusa 2
4
9 a 11k
Haikyuu 2
5
8 a 9k
Fafner
6
7.5 a 8.5k
One Punch Man
7
7 a 8k
Gundan IBO
8
4 a 5k
Utawarerumno
9
3 a 4k
Star Musical
10
3 a 4k
Lupin 3
11
3 a 4k
Shinmai 2
12
2.5 a 3.5k
Noragami 2
Rakudai Kishi
Valkyrie Drive
Seraph 2
13
1.5k a 2k
Yuri Yuri S3
14
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários (13/11):

Osomatsu é o mega hit surpresa da temporada. Ele já ia vender bem (15k+), para a surpresa da maioria, mas depois da publicidade gratuita de vários sites noticiando que proibiram o episódio 1 dele de sair no BD (paródia descarada a outras obras), ele saltou de novo e agora está com previsões de 35k+. Owari vai vender um pouco menos que os BDs de Monogatari S2, seguindo o padrão de queda normal dos BDs de Monogatari a cada season. Mas mesmo com a queda ainda é um valor monstruoso.

Haikyuu está previsto para vender bem menos que sua primeira temporada de 20k, mas pode surpreender e vender um pouco mais que 10 a 11k por ter as fujoshis no meio. A stalker é sempre ruim na previsão de animes de fujoshi, já que as mesmas não costumam usar a Amazon, aonde a stalker pega seus dados. Goshiusa 2 está com boas previsões e deve se manter estável a S1, ao menos no primeiro volume.


Fafner vai cair um pouco comparado a S1, mas ainda vai vender bem. One Punch Man começou com previsões baixas de 3 a 4k, mas foi melhorando e depois do episódio 5 saltou para 7 a 8k. Gundam se manteve estável seus 7 a 8k desde que começou, mas o valor é baixo para a franquia, acostumada a números de 20k pra cima (apesar de que os últimos animes de Gundam para TV não venderam lá muito bem comparado aos antigos).

Utawarerumono começou muito bem, com previsões que chegavam a 10k+, mas foi caindo e agora está previsto para 4 a 5k. Lupin está na mesma desde que temporada começou e deve vender pelos 3 a 4k mesmo. Shinmai 2 vai ter uma queda natural comparado a primeira temporada, mas ainda deve vender o bastante para se pagar, 3 a 4k.


Rakudai Kishi já chegou previsões de 4 a 5k, mas foi para 3k recentemente e tem se mantido nessa faixa faz algum tempo. Pode melhorar ou piorar um pouco, mas é pouco provável que mude muito seus valores daqui para frente. Noragami 2 vai vender um pouco menos que sua S1, como já era esperado dado a queda que a maioria dos animes sofrem. Ele pode vender um pouco mais que os 3 a 3.5k previstos por ter um grande público feminino que não usa a Amazon, mas não esperem algo acima de 5k. Valkyrie Drive está entre 2.5 a 3.5k desde que a temporada começou e não parece que vai mudar daqui para frente. Quem achava que ecchi hardcore é receita de sucesso em vendas vai ficar meio frustrado.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão de 2000 para baixo)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Temporada bem anormal com 2 títulos acima de 30k e 2 acima de 10k. Apesar de que 3 são continuações…..de resto as vendas estão normais com alguns animes entre 5 a 10k, alguns entre 3 a 5k, e vários abaixo de 2k.

Queria que Noragami 2 (queria uma S3 T.T), Haikyuu 2 (se cair para 10k não vai sustentar temporadas até o final da obra, eu acho) e Rakudai vendessem mais, mas não podemos ter tudo que queremos, e a vida nas vendas de anime é feita através de decepções, já me acostumei =/.

E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS: Talvez haja uma Parte 2, talvez não, vai de depender se houverem mudanças significativas nas previsões nas próximas semanas.

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 13/11/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.