Previsão de vendas de anime – Temporada de Outono 2015

E é chegada a hora! Seu anime preferido da temporada vai vender bem?


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Osomatsu-san
Owarimonogatari
15,000 – 20,000
10,000 – 15,000
Gochiusa 2
Haikyuu 2
5,000 – 10,000
Fafner
One Punch Man
Gundam Okada
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
34k a 37k
Osomatsu
2
27 a 30k
Owarimonogatari
3
10 a 12k
Gochiusa 2
4
9 a 11k
Haikyuu 2
5
8 a 9k
Fafner
6
7.5 a 8.5k
One Punch Man
7
7 a 8k
Gundan IBO
8
4 a 5k
Utawarerumno
9
3 a 4k
Star Musical
10
3 a 4k
Lupin 3
11
3 a 4k
Shinmai 2
12
2.5 a 3.5k
Noragami 2
Rakudai Kishi
Valkyrie Drive
Seraph 2
13
1.5k a 2k
Yuri Yuri S3
14
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários (13/11):

Osomatsu é o mega hit surpresa da temporada. Ele já ia vender bem (15k+), para a surpresa da maioria, mas depois da publicidade gratuita de vários sites noticiando que proibiram o episódio 1 dele de sair no BD (paródia descarada a outras obras), ele saltou de novo e agora está com previsões de 35k+. Owari vai vender um pouco menos que os BDs de Monogatari S2, seguindo o padrão de queda normal dos BDs de Monogatari a cada season. Mas mesmo com a queda ainda é um valor monstruoso.

Haikyuu está previsto para vender bem menos que sua primeira temporada de 20k, mas pode surpreender e vender um pouco mais que 10 a 11k por ter as fujoshis no meio. A stalker é sempre ruim na previsão de animes de fujoshi, já que as mesmas não costumam usar a Amazon, aonde a stalker pega seus dados. Goshiusa 2 está com boas previsões e deve se manter estável a S1, ao menos no primeiro volume.


Fafner vai cair um pouco comparado a S1, mas ainda vai vender bem. One Punch Man começou com previsões baixas de 3 a 4k, mas foi melhorando e depois do episódio 5 saltou para 7 a 8k. Gundam se manteve estável seus 7 a 8k desde que começou, mas o valor é baixo para a franquia, acostumada a números de 20k pra cima (apesar de que os últimos animes de Gundam para TV não venderam lá muito bem comparado aos antigos).

Utawarerumono começou muito bem, com previsões que chegavam a 10k+, mas foi caindo e agora está previsto para 4 a 5k. Lupin está na mesma desde que temporada começou e deve vender pelos 3 a 4k mesmo. Shinmai 2 vai ter uma queda natural comparado a primeira temporada, mas ainda deve vender o bastante para se pagar, 3 a 4k.


Rakudai Kishi já chegou previsões de 4 a 5k, mas foi para 3k recentemente e tem se mantido nessa faixa faz algum tempo. Pode melhorar ou piorar um pouco, mas é pouco provável que mude muito seus valores daqui para frente. Noragami 2 vai vender um pouco menos que sua S1, como já era esperado dado a queda que a maioria dos animes sofrem. Ele pode vender um pouco mais que os 3 a 3.5k previstos por ter um grande público feminino que não usa a Amazon, mas não esperem algo acima de 5k. Valkyrie Drive está entre 2.5 a 3.5k desde que a temporada começou e não parece que vai mudar daqui para frente. Quem achava que ecchi hardcore é receita de sucesso em vendas vai ficar meio frustrado.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão de 2000 para baixo)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Temporada bem anormal com 2 títulos acima de 30k e 2 acima de 10k. Apesar de que 3 são continuações…..de resto as vendas estão normais com alguns animes entre 5 a 10k, alguns entre 3 a 5k, e vários abaixo de 2k.

Queria que Noragami 2 (queria uma S3 T.T), Haikyuu 2 (se cair para 10k não vai sustentar temporadas até o final da obra, eu acho) e Rakudai vendessem mais, mas não podemos ter tudo que queremos, e a vida nas vendas de anime é feita através de decepções, já me acostumei =/.

E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS: Talvez haja uma Parte 2, talvez não, vai de depender se houverem mudanças significativas nas previsões nas próximas semanas.

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 13/11/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.


Você pode gostar...

  • Lezerman

    O produtor ou seja lá quem que teve a ideia de ressucitar Osomatsu lá do fundo do baú foi muito experto.

  • Alerson Dantas

    É interessante como o gosto do oriente e ocidente sobre animes se difere, e como grande parte dos animes que achei interessante dessa temporada estão entre os de 2k menos =/

  • Assistimos animes só para curtir. Não compramos BDs/DVDs, nem LNs (só mangás e olhe lá, quando não ficamos de mimimi com a qualidade do papel), nem figures, nem dakimakuras, nem adquirimos tickets de evento… Enfim, estamos de fora dessa indústria vital. Por isso nunca essas previsões de vendas irão nos representar.

  • Pedro Miguel

    É muito absurdo pensar em um investimento fora do Japão? Poxa, o ociente consome anime em massa, muitos aqui gostariam de poder comprar os blu rays, os gringos também! Se isso existisse vários desses animes estariam vendendo bem e não seriam totalmente excluídos e esquecidos. É uma pena.

    • Pedro Miguel, a grosso modo, seria como comparar as novelas da Rede Bobo que são exportadas. Elas podem até render uns trocados internacionais, mas é dentro do Brasil que a audiência realmente conta. Da mesma forma, mesmo que haja sucesso de algum anime fora do Japão, se não for bem lá pode esquecer. Mais fácil nós nos adaptarmos ao gosto deles, do que eles se adequarem ao nosso…

      • Pedro Miguel

        Entendi… triste isso.

    • Marcelo M

      Eu acho meio absurdo e também quase impossível. Nos Estados Unidos existe um mercado consumidor para esses produtos, mas, mesmo vendendo mais barato que no Japão, ainda assim no representa nem 10% do que vende no país de origem. Imagina então aqui no Brasil!? Por aqui nem mesmo os produtos nacionais, bem como as produções americanas vendem bem, pois o brasileiro nunca teve aquele comportamento de “colecionador”. Mesmo no passado, quando só havia DVD, ou até antes na era do VHS, as vendas de home-video sempre foram baixas. E agora, na era de “streaming”, aí sim é que ninguém vai comprar mídia física.

  • Shiba

    Quem diria que Osamatsu-san teria essas previsões kk não é toa que o anime ganhou até um segundo cour. Owarimonogatari vai vender super bem .

    Haikyuu mesmo que venda menos que sua antiga temporada ainda está com um bom valor. One Puch Man realmente melhorou a previsão com o passar dos eps . Eu achava que esse Gundam ia vender 20k , ele tá até bom se comparado ao antigo.

    Utawarerumono está com uma boa previsão , talvez quando o anime voltar a focar em algo mais relevante elas aumentem de novo. Shimai , Lupin , Rakudai e Noragami parecem que ao menos vão se pagar.

    Da linha da miséria fico triste por K , Sakurako & Gakusen. Yuru Yuri 3 uma pena que vai flopar.

    OBS : Não sei porque tiraram o ep 01 da versão BD , se não fosse por aquele ep eu não estaria acompanhando o anime kkk.

    • Sora

      K eu chegaria a excluir da lista,já que ele é original e deve se fechar nessa season(ao menos deveria em tese),agora Sakurako é uma pena mesmo :/

  • Sora

    Osomatsu-san caiu fácil no gosto das fujoshis,ao que parece dado essa previsão de 35k eita,One Punch Man deu um salto legal nas previsões nem tento imaginar o pq disso kkk,Shinmai e Noragami estão ok dado a queda padrão de continuações.

    Linha da miséria para essa temporada tá complicada/tensa mas fazer o que,agora só resta lamentar mesmo por alguns como Sakurako-san,Shomin Sample,Heavy Object e Taimadou(apesar que esse já era meio óbvio dado o rush violento),não cheguei a citar K pq é original.

  • Marco, está certa a tabela? Goshiusa 2 e Haikyuu 2 estão ocupando a casa dos 15000 ~20000 e ao mesmo tempo dos 10000 ~15000… Significa que eles estão na linha limítrofe entre um e outro?

    • Marco

      Quem dera, sou só eu e minha falta de atenção na hora de revisar.

  • Zerefe

    Bem não sei a relação editora/produtora/estúdio mas se depender da venda dos mangás,One Punch e Haikyuu tão rankeando muito bem,se só continuarem se pagando,vão continuar ganhando continuações,Noragami até hoje não sei o quanto isso vende,Rakudai tem que ver o up do material original também.To de luto por Sakurako

  • Carouch

    Esses japoneses só pensam em lolis e moe em.

    É triste ver tantos animes bons com vendas tão ruins, principalmente Noragami desse jeito nem vai ter s3 🙁

  • Isso sim eu chamo de pobreza……….já tem vários que eu queria que vendessem mais… mas nem vou falar ficar vou quieto e chorar aqui no canto.

  • Accelerator Vrum Vrum

    Osomatsu é um anime das antigas que esta tendo uma nova temp certo? foi oq me disseram pelo menos… a nostalgia sempre vende bem
    Owarimonogatari vai começa um arco novo…. e é da shinobu… talvez aumente um pouco mais…Haikyuu parece esta ok garaça a Deus
    pra mim OPM ia vender bem mais que 8k….e norogami eu só lamento pelas vendas, apesar de n “ama-lo” tanto

    • Lima

      Quando Osomatsu-san tinha anime, nem cores a televisão tinha. Nostalgia de galera de 80 anos comprando BD? haueuaheu

  • Joe

    Faço dos suas palavras as minhas em relação a Noragami , Haikyuu e principalmente Rakudai 🙁

    Vamos lá japas comprem esse trem pq ele é foda !!

  • Matheus

    Eu não entendo como é o esquema de Garo,pq a temporada do ano passado vendeu pouco e ganhou continuação do mesmo jeito,esse ano a previsão de vendas também é baixa mas vai ter 26 episódios,ele é de audiência ou tem alguma outra empresa por trás financiando?

    • Marco

      Propaganda para relançamento da série live action e uns outros trecos. Ele é bancado unicamente por uma empresa -> http://www.tfc.co.jp/english/company/

    • Jessica Alguma Coisa

      Garo é uma franquia de Tokusatsu grande. E essa temporada não tem nada à ver com a passada fora que são parte da mesma franquia.

  • junior

    Poxa triste por ver Sakurako nessa lista, eu to adorando esse anime como tbm Gakusen e Heavy Object :(, o bom que Gakusen e Heavy Object vai ter uns 24 ep, ja Sakurako não :(, tbm queria que Rakudai tivesse mais em cima, espera 2 temporada de qualquer um desses 4 vai ser dificio, o bom que pelomenos Utawarerumono Itsuwari no Kamen vendeu um pouco melhor

  • Arthur Mendes

    é impressionante q todos os animes que eu assisto, não vão vender bem no japão. alguns vai ficar no “se pagou” e como sempre, nunca vou ver uma segunda temporada. agora o q mais me entristecesse é o anime K. o anime que tem uma qualidade fantástica, cores supremas e vai vender mal

    • Marco

      Meio chocado que alguém realmente aprecie a salada de maionese de filtros de K. Eu sofro horrores com aquilo, matam as cores todas com aqueles filtros de azul e lilás exagerados.

      • Arthur Mendes

        é q eu nunca vi uma coisa dessas antes. o único anime q chega a me obrigar a assistir em hd para não ficar borrada a imagem.

      • Matheus

        Eu acho que a fotografia de K funciona muito bem com aqueles filtros azuis,mas isso só em momentos que o ambiente das cenas é claro por que cria um contraste meio apático no visual dele que fica bem legal,em cenas escuras é bem prejudicial mesmo à imagem,ela fica muito escura e só dá pra enxergar com nitidez numa versão blu-ray.Mas o problema de K mesmo não tá no visual não,tá na história que é muito confusa em alguns momentos.Mas no geral ele é divertido,eu pelo menos gosto.

  • Parece que eu não dou muita sorte kkkk. Pelo menos os que eu gosto mais vão vender o suficiente para se pagar, mas eu realmente queria que Rakudai vendesse tanto que seria impossível não ter S2, nunca iria acontecer, mas sonhar não custa. Meu sonho foi destruído, no mais os que estão com previsões ruins eu não me apeguei muito então não foi um grande choque.

    Shomin Sample e Gakusen, adeus S2 ;-;

    • BloodEND

      rakudai pode dar algum boost na light novel,com isso talvez tenha uma segunda temp raspando pra n ter mas tendo :v,gakusen vai ser 2 cours,tem chances de talvez subir

      • Meu medo é que esse boost não seja suficiente para uma segunda temporada, mas partiu confiar.
        Já em Gakusen não acredito que vá subir muito as vendas pelo fato de ser dois cour, espero que aumente, porque gostei da ideia do anime e tudo mais, mas acho bem difícil

  • BloodEND

    com isso aprendi que japas não sabem dar valor para coisas boas,serio vei noragami que é um fodendo anime na linha do se pagou? rakudai que finalmente é um anime que pelo menos quebra alguns cliches tbm?… se um dia eu ser bilhonario vou comprar uns trocentos blu rays dos animes bons :v

    • Joe

      As vezes até tem uma maioria que sabe valorizar sim , não tem é o mais importante … grana para comprar .

  • Satoshi

    Sakurako e Subete ga F na linha da miséria D:
    Será que um boost no mangá de Noragami é o suficiente pra uma S3?

    • Marco

      Hum, vai ter que ser um senhor boost, e o anime vai ter que vender um pouco mais que o previsto.

  • Jessica Alguma Coisa

    Feliz pelos 6samefaces poderem vender bem.

  • Shiro Hyoko

    Asterisk e Rakudai podiam vender bem D; sakurako-san tbm u-u

    • Matheus

      Asterisk vai ser split-cour,então pelo menos vai ter 24 episódios,mas Rakudai vai ser só um cour.Eu espero que Rakudai pelo menos não dê prejuízo,quem sabe podem até fazer uma temporada no futuro,não custa nada sonhar né,Maken-ki ganhou segunda temporada depois de 3 anos,e diferente do mangá,a história do anime inteiro é uma cagada,se bem que eu nem sei como Maken-ki foi de vendas.

      • Marcelo M

        Maken-ki!: 3.388 (lançamento) + 504 (relançamento) = 3.892

        Maken-ki! 2: 3.204

        • Matheus

          Pois é,manteve uma venda perto dos 4000 e ainda ganhou uma segunda temporada,espero que Rakudai venda um pouquinho a mais que o previsto,como eu já disse,espero que pelo menos não dê prejuízo.

      • Shiro Hyoko

        Vemos esperar e ver … esperança é a ultima q morre ^^ hehehehehe

  • DouglasLK

    Queria que OPM, Hakudai, Noragami e Sakurako vendessem melhor, Valkyrie Drive vendendo o suficiente pra se pagar ta bom, quero que continuem fazendo animes yuri mas esse diretor precisa “levar nos dedos” pra aprender a dosar corretamente o fã service nas suas obras.
    Alguém sabe me dizer se esse Osomatsu é bom? só pela capa eu passo longe.
    Marco, essa lista ta completa? Não vi Yuru Yuri nela, os japas curtem bastante e pelas vendas das temporadas passadas eu esperava que vendesse um pouco a cima de 5k.
    Desabafo final: Parece que dinheiro e bom gosto são inversamente proporcionais no Japão.

    • Marco

      Tá no final da tabela ué.

      • DouglasLK

        Encontrei! parece que não vai ter uma S4, fico imaginando o motivo de um drop tão acentuado… comparando com Durarara dá pra culpar a parte estética, que ficou no mínimo bizarra nessa S3, mas no caso de YY a qualidade visual até melhorou, queria que vendesse pelo menos o suficiente pra se pagar

    • Lima

      Não julgue anime pela capa, osomatsu é bom sim, mas passa longe dos animes atuais

    • Marcelo M

      Gosto é algo pessoal. Não dá para julgar. Se levarmos esse tema para o Japão, muito provavelmente eles vão responder que os “ocidentais” possuem um gosto duvidoso. Até mesmo por aqui os fãs não se entendem (e alguns não se respeitam). Por exemplo, quem é muito (mas muito!!) fã de séries tipo Saint Seiya, Dragon Ball, One Piece e Naruto, jamais vai achar que essas séries de 13 ou 26 episódios são melhores, e vice-versa.

      • DouglasLK

        “quem é muito (mas muito!!) fã de séries tipo Saint Seiya, Dragon Ball, One Piece e Naruto, jamais vai achar que essas séries de 13 ou 26 episódios são melhores” Penso que nesse caso se trata mais de uma questão de faixa etária, existem pessoas que são como xiitas fanáticos mas quando amadurecem ou param de ver anime ou migram para animes com propostas mais correspondentes ao seu novo senso crítico uma vez que passam a analisar as coisas mais pela razão do que pela emoção. Já fui um fã meio obcecado por DBZ, CDZ e por Pokemon, Yu Gi Oh, Bleach e Naruto nas suas temporadas iniciais, hoje acho a qualidade gráfica da maior parte desses animes tosca e os protagonistas chatos e/ou irritantes sem mencionar alguns roteiros que me soam extremamente infantis, não creio que conseguiria re-assistir nenhuma dessas séries.

        • Kasami-Senpai

          Eu mesmo nao gosto de DBZ, parei de ver Naruto por causa dos Fillers infinitos, One Piece estou acompanhando, os animes modinhas são bons, mas pra min o anime que mais gostei e mais me marcou foi Sword Art Online, para min o melhor anime de todos e esse.

  • Lima

    Acho justo o numero de Osomatsu-san, é uns dos meus preferidos da temporada, se ele ganhar mais temporadas vou gostar muito

    • kingumaga

      Já confirmaram q ele vai continuar na próxima temporada, uns 24 episódios garantidos.

  • kingumaga

    Se fosse pra apostar uma grana nunca teria apostado no Osomatsu-san como mais vendido da temporada, interessante q o primeiro episódio do anime coloca a questão de como ele pode fazer sucesso nos dias atuais e no fim ele conseguiu.

    One Punch Man vendendo bem é o mais importante, apesar de ter esperado um sucesso maior, se bem q parece q deu um grande boost nas vendas do mangá,

    Pessoal triste q talvez não tenha a terceira temporada do Noragami to lembrando ano passado o povo triste pq achava q não teria a segunda temporada.

  • Pietro Gutier

    k assisti o 1° episodio e pensei que seria um dos meus animes top 3 dessa temp … me decepcionei , aquele show de luzes sem sentido com camera distorcida mudando varias posições de cenas é caotico e pifio…
    sakurako san idem pensei que seria um top anime vendo 1° e o 2° episodio, ma a historia é muito sem sentido e mediano….

  • Rodrigo Rodrigues

    Ultimamente vem faltando um grande Novo HIT (Oriente e Ocidente).

    • Carouch

      Não chegou a ser um hit, mas Overlord até que fez um bom sucesso tanto aqui quanto lá no Oriente

  • Lezerman

    Gundam está subindo com esse episódio dessa semana, já ta pra vender 10k.