Continuação de Zero no Tsukaima tem data marcada para 2016

Esse é um caso particularmente interessante, tanto da perspectiva da novel quanto do anime.

Acabaram de anunciar no site oficial da obra que a novel vai voltar a ser lançada em 2016. O volume 21 sai no final de fevereiro, dia 25.

Zero no Tsukaima é uma novel de aventura de 2004. Nela um garoto acaba invocado em um mundo fantástico quando uma garota tentava fazer a invocação do seu avatar pessoal (normalmente algum animal ou criatura fantástica) em uma academia mágica. Apartir dai ele vira o “bixo de estimação” dela.

O anime teve 4 temporadas pela J.C Staff, com um final fechado na última.
Tenho minha opinião sobre a obra, mas não vou entrar em aspectos críticos aqui. O motivo dela ser conhecida até hoje é porque foi uma das primeiras Light Novels do gênero aventura com uma tsundere violenta e um protagonista sendo invocado para um mundo fantástico, dentre outros elementos, que hoje viraram clichê, mas naquela época eram novidade. Muitas ideias e temáticas re-re-re-re utilizadas em light novels hoje em dia vieram dela. Além disso, foi um dos primeiros animes de muita gente, o que gera um certo apego sentimental.
Explicado isso, vamos a parte interessante:
Zero no Tsukaima vendeu muito bem na primeira temporada, mas caiu bastante na segunda e terceira, e a quarta só aconteceu por comoção ao autor, com câncer na época. Ela vendeu mal, como era de se esperar, mas ao menos deu um final fechado a obra, por mais bagunçado que ele seja. Quando adaptaram a quarta temporada já tinha 20 volumes (faltavam 2 para terminar segundo o autor comentou antes de morrer). As 3 temporadas anteriores adaptaram só 9, então precisaram adaptar tudo que faltava (11 novels) e mais 2 novels que não tinham saído ainda (só existia o rascunho), tudo em 12 episódios. Podem imaginar o quão corrido foi…..

capa das novels
Após vários pedidos de fãs para a editora, eles decidiram voltar com a novel, e dar um final para a mesma, que estava em hiatus desde 2011. Quem vai continuar ela é o antigo editor (pessoa responsável por revisar e opinar no trabalho do autor) de Zero no Tsukaima pelo que comentaram, já que o mesmo tinha uma noção do que o autor queria para o final.

A pergunta é se ele vai sair diferente do anime ou não, porque, na época, falaram que o final foi mais ou menos o que o autor queria também, e que foi baseado nos rascunhos dele para o final. Mas nesses casos nunca dá pra ter certeza (o autor de Akame deu o final X para o anime, mas está seguindo um caminho um pouco diferente para o mangá por exemplo, apesar de que no caso de Zero no Tsukaima é o editor da obra que vai escrever o resto, e não o autor). Ou então a editora pode estar usando isso como desculpa para reviver um dos seus maiores hits. A novel tinha média de 80k por volume, o que é um ótimo valor, ainda mais para época, aonde não tinha quase novel nenhuma com vendas acima de 50k. Será que se vender bem eles vão tentar prolongar a história?

Mas vai ter uma nova temporada de Zero no Tsukaima também? Olha, faria sentido para reviver o marketing da obra, mas vai ser dinheiro, muito provavelmente, jogado fora para quem bancar, porque dificilmente vai vender. Para a editora é interessante, para uma produtora não. Além do que, teriam que fazer um reboot ou algo assim, porque a obra teve um final já. Ou então poderiam inventar mais história depois daquele final, ou lançar só um especial/OVA de fanservice. Essa última opção seria a mais barata e provável inclusive. De qualquer forma, o caso como um todo é muito interessante da perceptiva de curiosidade, já que não é algo que se vê todo dia.