Top 10 – Melhores animes do ano de 2014

Antes tarde do que nunca, chegou a hora de decidir os destaques de 2014.

Eu fiquei enrolando tanto na espera de terminar os animes do ano passado com segunda parte nesse ano que quase não saiu esse post. Segue o que considerei os destaques de 2014:

Top 10 Melhores Animes de 2014
1 – Haikyuu


Minha nota: 10/10
Gênero: Esporte. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui

Comentários:

Uma das maiores surpresas de 2014 pra mim depois de tantos animes de esporte que me decepcionaram (sendo shounens com super poderes ou tendo absurdos pra todo lado em vez de serem verdadeiros “animes de esporte”). Haikyuu tem um primeiro episódio muito bonito e eu adorava a trilha sonora variando de pop a dramática nos jogos. Ver um time fracassado voltando a sua antiga forma, um novato se tornando a grande arma da equipe, e dois rivais virando grandes companheiros enquanto evoluem tanto física quanto psicologicamente foi ótimo. E que partida final! Nunca pensei que um anime de esporte, gênero o qual eu não gostava muito pelos exageros na maioria das obras, iria se tornar um dos meus animes favoritos, e o terceiro anime a ganhar um 10 nas minhas avaliações.
2 – Shigatsu wa Kimi no Uso

Minha nota: 9/10

Gênero: Drama, Música, Romance, Slice of life. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui

Comentários:

Um lindo drama sobre um pianista que parou de tocar devido a um trauma, usando sua paixão por uma violinista muito simpática para superar seu passado. Shigatsu foi um anime lindíssimo, com uma trilha sonora sensacional, animação deslumbrante, personagens simpáticos, e que mesmo sendo um drama conseguia se manter leve a maioria do tempo, sempre te instigando a ir para o próximo episodio, e que final lindo! Se tornou um dos meus animes de drama favoritos.
3 – No Game No Life

Minha nota: 9/10

Gênero: Aventura, Comédia, Ecchi. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

Quem diria que seria tão divertido assistir dois irmãos gamers tentando dominar um mundo paralelo. No Game No Life é uma aventura com um excelente ritmo, boas pegadas cômicas e personagens cativantes. Ele tem uma quantidade bem grande de ecchi, o que eu não me importo, mas pode afastar algumas pessoas que não gostam do gênero. 

4 – Knights of Sidonia

Minha nota: 9/10

Gênero: Ação, Sci-fi, Tragédia, Romance, Drama. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

Eu fui dar uma olhada nesse anime em 2014 só por curiosidade, porque o CG era de uma empresa que tinha feio um anime americano famoso (Star Wars: Clone Wars). Foi meio estranho a princípio, mas o plot era tão interessante para quem gosta de ficção científica e a ação tão legal que continuei. Uns 3 episódios depois já tinha me acostumado com o CG e estava gostando ainda mais do enredo, que lembra um Attack on Titan no espaço, com batalhas eletrizantes, cheio de finais com cliffhangers e bastante tragédia. Depois de 2 temporadas e a apresentação de uma Alien muito simpática, virou um dos meus animes de Ficção preferidos.

5 – Shirobako 

Minha nota: 9/10

Gênero: Slice of life, Drama, Comédia. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

Um anime sobre como animes são feitos ou “bastidores da animação”. Shirobako é meio difícil para quem não entende nada do assunto, demorando um pouco para explicar como aquele mundo funcionava. Mas dado seu tempo o anime te deixa a par de quase tudo e ansioso pelo próximo episódio, com as produções dando errado, e os personagens tendo que correr atrás para conseguir entregar os episódios dos animes na data. Meio lendo em algumas partes mas com uma ótima crescente na segunda metade, Shirobako é um anime sensacional para quem quer aprender um pouco sobre a industria da animação, ao mesmo tempo que assiste a um ótimo slice of life sobre a vida de uma produtora de animes e seus amigos, cada um em uma função diferente do mundo da animação.

6 – Gekkan Shoujo Nozaki-kun



Minha nota: 9/10

Gênero: Comédia, Romance, Paródia, Escolar. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui

Review: Clique aqui

Comentários:

A comédia de maior destaque de 2014 em popularidade também me pegou de jeito, desde o primeiro episódio Sakura e suas crises de paixonite sempre sendo esmagadas pelo denso protagonista mangaka de Shoujo – que não entende nada de romance -, me fizeram rir um bocado. Conforme o anime seguia comecei a gostar do resto do elenco também e a shippar um bando de casais de personagens excêntricos. Ótima comédia.
7 – Parasyte

Minha nota: 8/10

Gênero: Ação, Sci-fi, Terror, Tragédia, Psicológico. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Análise episódica: Clique aqui
Comentários:

Com a mão Alien mais simpática que a animação japonesa já viu, Parasyte é um anime que me conquistou logo de início, e só foi melhorando até o final da primeira parte. Teve seus altos e baixos na segunda metade, mas vai ficar como um anime que gostei bastante no geral, com um plot sempre em movimento, cheio de tensão, suspense e um pouco de ação.

8 – Barakamon

Minha nota: 8/10

Gênero: Slice of Life, Comédia, Drama. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:
A vida de um caligrafo tentando se encontrar internamente em uma ilha agrícola nunca pareceu tão divertida. Barakamon tem ótimos momentos de reflexão, um elenco muito simpático e bem humorado. Um slice of life aonde “coisas acontecem” e você nota uma clara evolução no protagonista do começo ao fim.

9 – Noragami

Minha nota: 8/10

Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Sobrenatural. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

O plot de Noragami tem até suas partes interessantes, mas não vou mentir, o que me conquistou foi o protagonista super simpático e a heroína. Um deus pobre nunca pareceu tão carismático e ao mesmo tempo badass. Noragami teria sido melhor se tivesse se focado mais em chegar na saga da Bishamon do mangá em vez de colocar episódios filler de comédia, mas mesmo assim ainda foi um anime bem legal, que me diverti muito vendo (bem, menos a parte do Yukine fazendo besteira, mas ele vai compensar na S2, que pelo que o diretor falou deve ser mais séria comparada a primeira).

10 – Akame ga Kill

Minha nota: 8/10

Gênero: Ação, Gore, Tragédia, Romance, Sobrenatural, Drama. 
Trailer: Clique aqui
MAL: Clique aqui
Review: Clique aqui
Comentários:

Embora nem perto do que eu gostaria, Akame foi um anime que me diverti vendo apesar dos pesares, e me surpreendi com o final, que ainda que tivesse seus problemas eu achei bem legal como forma de concluir a obra. Se você quer um shounen que tenta fugir um pouco da caixinha de regras (ser um pouco diferente do padrão), mais trágico e sanguinário, esse anime muito provavelmente vai te agradar. E tem a Esdeath, a vilã mais gostosa, apelona e louca de todos os shounens, só conhecer ela já é um ótimo motivo para assistir.
Menções Honrosas: 

Witch Craft Works (Opening) é uma divertida comédia romântica com bruxas e magia que inverte os papeis do herói e da donzela em perigo, da qual eu já conhecia o original e gostei bastante da adaptação. Para quem quer uma aventura com tom leve e cômico é uma boa pedida. Tem provavelmente uma das endings mais engraçadas de 2014  também (aqui).

Mikakunin (opening) foi uma comédia romântica/sobrenatural bem engraçada e com uma pegada leve de “moe service” para quem gosta. Para mim que não sou muito fã de moe acabou sendo uma surpresa bem positiva, e ao final estava realmente torcendo pelo casal principal. A ending em forma de teatrinho era muito engraçada (aqui).

Fate Unlimited Blade Works (opening) era um anime pelo qual eu tinha enormes expectativas, mas que infelizmente não chegaram nem perto de serem sanadas (em termos de roteiro e trilha sonora principalmente).
Foi anime bem animado e com lutas bonitas em geral (na versão em BD o CG está melhor acabado, não destoando tanto), então acho uma pena o plot ser tão lento e repetitivo, sempre batendo na mesma tecla ou re-re-re-explicando tudo para o público, ao mesmo tempo que deixava tantos buracos no enredo pela falta de algumas explicações simples que não gastariam mais de 10 segundos. Tem também o protagonista, que é bem irritante em vários momentos. Mas pelo menos é uma história fechada (e vocês sabem como eu valorizo animes com final fechado) com alguns bons combates (quando os personagens não estão comendo ou batendo papo no meio das lutas), e se não fosse aquele final “com romance que não é romance” provavelmente teria pego ao menos o final do meu top 10 de 2014.
Apesar dos pesares é um anime que considero mediano e é tão bem feitinho esteticamente que acharia um pecado não citar. O seu precursor, Fate/Zero (review), eu recomendo sem ressalvas, e suponho que a pessoa vai querer ver como continua, então vai acabar vendo esse aqui de uma forma ou de outra. Segue as impressões semanais. E no mais acho que existe um Fate UBW realmente bom em um universo paralelo, aonde a Rin é a protagonista junto com seu par romântico Archer, e o Shirou só um coadjuvante que dá as caras de vez em quando com sua amada Saber.

Sword Art Online 2 (trailer) é outro dos animes mais bem animados de 2014 (são eles: Fate, Shigatsu, SAO, Free, Space Dandy, Amagi Brilliant Park e versão BD de Wizard Barristers), e eu gostei bem mais da segunda temporada que da primeira. Em termos de entretenimento prefiro a primeira, já que GGO, por mais que tente manter bons cliffhangers nos finais de episódio, é meio lento. Mas em termos de texto e parte técnica a segunda temporada se saiu bem melhor. Sinon foi uma boa personagem, que teve um desenvolvimento bem notório do começo ao fim do arco, e foi legal ver a Asuna ganhando foco no segundo cour (aquela OVA de 3 episódios foi dispensável no entanto). O sistema de arcos que não tem muito a ver um com o outro e mudança brusca de foco em termos de gênero (suspense -> aventura- > drama) pode incomodar alguns no entanto. Impressões semanais. Review.

No mesmo estilo de Baka to Test, Nourin (opening) foi uma anime muito engraçado parodiando vários aspectos da industria do entretenimento, ao mesmo tempo que tentava desenvolver lentamento sua heroína. Review.

Relacionado:
Top 5 Animes mais populares do ano de 2014
Top 10 Melhores OSTs/Soundtracks de anime do ano de 2014
Top 10 Waifus 2014 – As melhores garotas de anime do ano